Senado debate cartel de combustíveis
A suspeita de formação de cartel entre distribuidoras de combustíveis será tema de audiência pública remota programada para hoje a partir das 9 horas, solicitada pelo senador da Bahia, Otto Alencar.
O setor de distribuição de combustíveis estaria produzindo condições de mercado com base em acordos entre as empresas, evitando, assim, o mais importante fator da regulação de preços, a concorrência, resultando, na bomba, em preços similares.
O cidadão chega ao posto de combustíveis para abastecer seu veículo e, curiosamente, percebe o valor igual ou muito próximo ao de outro estabelecimento, muitas vezes diferenciando-se apenas na casa dos decimais, algo como R$ 5,575 o litro da gasolina.
– Estamos agindo para garantir preços mais justos da gasolina, do álcool e do diesel – disse o senador Otto Alencar, também presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.
Objetivo – Autor do projeto de decreto legislativo 978/2018, Otto Alencar afirma ter como objetivo defender o consumidor, ao propor venda direta de etanol pelas usinas, reduzindo em 30% o custo de logística, segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP).
O efeito da lei, em tramitação no Senado, seria a redução de preços na gasolina, no álcool e no diesel, tomando como princípio, segundo Otto, a necessidade de criar meios de concorrência, inibindo os “lucros milionários”.
Com transmissão ao vivo pela TV Senado, o encontro terá a participação do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Rodolfo Henrique Saboia.
“A gente devia pedir a
ele [Lula] que se
compenetrasse e não
imitasse o exemplo
desastrado do Maduro
na Venezuela ou do Evo
Morales na Bolívia. E
olhasse o que a Cristina
Kirchner fez na
Argentina”
Ciro Gomes, ex-ministro, sugerindo ao petista que abra mão de eventual cabeça de chapa na eleição de 2022
Campanha pelo comércio
‘Manter o comércio aberto depende de você’ é o tema de campanha lançada ontem por entidades representativas do varejo baiano, como a Fecomércio, a Federação da Câmara dos Diretores Lojistas (FDCL) e a CDL.
– Estamos fazendo nossa parte, mantendo todos os cuidados e assumindo o compromisso, em primeiro lugar, com a vida, e, para que possamos continuar com as portas abertas para os consumidores, é preciso trabalharmos juntos – disse o presidente da Fecomércio, Carlos de Souza Andrade.
Nesta perspectiva, considerando o amor à vida como valor primeiro, incondicional e fora de qualquer possibilidade de negociação, a campanha visa conciliar a proteção da saúde e integridade das pessoas com a movimentação do comércio.
Presidente da Caab elogiado
O presidente da Caixa de Assistência da Advocacia da Bahia (Caab), Luiz Coutinho, foi homenageado pela Caixa de Assistência do Rio de Janeiro (Caarj) com a Medalha Moema Baptista, destinada a pessoas e entidades que contribuíram para assistir advogados e advogadas no ano de 2020 em meio à pandemia do novo coronavírus.
Coutinho se disse honrado com o reconhecimento do trabalho em defesa da classe diante do difícil cenário da pandemia.
– A Medalha Moema Baptista significa mais um estímulo para que continuemos nosso trabalho desenvolvendo ações para mitigar os problemas enfrentados por advogados e advogadas – afirmou ele.
POUCAS & BOAS
O primeiro episódio da série ‘Amar o mar’ será lançado hoje para mostrar a diversidade marinha existente entre os recifes de coral da região de Abrolhos, no litoral do extremo sul da Bahia. Composta por seis episódios, a série tem por base temas relevantes da região que é foco de estudos da rede de pesquisas do projeto Coral Vivo. ‘Abra o coração para o mar e os olhos para o sul da Bahia’ é o tema do episódio de hoje, que será exibido no canal no YouTube do Coral Vivo. A trilha sonora é do Movimento Cultural Arte Manha, de Caravelas.
Em Juazeiro começa hoje uma campanha de doação de sangue para reforçar o estoque da Hemoba local, que atende 10 municípios da região. Encabeçada pela prefeitura local, a ação conta com envolvimento voluntário dos guardas civis municipais, servidores públicos e outros colaboradores da administração.