Subdefensora é mais nova cidadã da capital
O reconhecimento aos bons serviços prestados pela subdefensora pública-geral do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio, justifica a concessão do título de cidadã soteropolitana, em transmissão promovida em formato híbrido (virtual e presencial) hoje pela Câmara dos Vereadores de Salvador.
Desta vez, os representantes da Casa Legislativa decidiram zelar pelos princípios de cidadania, ao justificarem o título a uma profissional alinhada às virtudes primordiais do conhecimento, prudência, coragem e, no caso de uma integrante do alto escalão da Defensoria Pública, a justiça, destacando-se como principal critério.
A solenidade está programada para as 18h30min, no plenário Cosme de Farias, na presença de convidados e com transmissão ao vivo pela TV CAM (12.3), plataforma social e redes sociais do legislativo municipal.
A outorga é uma iniciativa da vereadora e presidenta da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia, Marta Rodrigues (PT), valendo-se como mais forte argumento o trabalho desenvolvido por Firmiane Venâncio, baiana de Campo Formoso, no Norte do Estado.
-É um título merecido a essa mulher de luta, que tem relevância para a cidade e para a Bahia com seu trabalho sempre ao lado dos que mais precisam de justiça social”, disse Marta Rodrigues, ao comentar a vitória obtida na Câmara.
Segundo a vereadora filiada ao PT, Firmiane vem se dedicando a este serviço de garantir o direito à cidadania baiana, aplicando o princípio de justiça reparadora, ao apoiar as pessoas mais necessitadas, tendo formado na equipe original das idealizadoras do Núcleo de Defesa das Mulheres na Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE).
“Dentre os efeitos não alcançados por qualquer decreto de indulto está a inelegibilidade decorrente de condenação criminal em decisão proferida por órgão judicial colegiado”
Alexandre de Moraes, ministro do STF, em decisão sobre o indulto ao deputado bolsonarista Daniel Silveira
Ensino de inglês
Professores de inglês das redes municipal ou estadual já podem inscrever-se para concorrer a uma bolsa de estudos do programa de aperfeiçoamento Brite 2022, sigla para Brazilians Innovating on the Teaching of English. Programado para os meses de maio a setembro, sempre aos sábados, o programa é gratuito e online, oferecendo, entre os conteúdos, aspectos relacionados à metodologia, planejamento das aulas e o trabalho com grandes grupos em sala de aula, levando em conta a diversidade. O processo de seleção dos docentes começa com o preenchimento de um formulário no site www.acbeubahia.org.br, seguido do envio de documentos originais atestando a atuação do candidato como docente da língua inglesa na rede pública do estado.
POUCAS & BOAS
Os resultados dos estudos de Carbono realizados na região produtiva do Cerrado baiano foram apresentados ontem (26), em Barreiras. O evento fez parte da programação dedicada à Conservação Nacional do Solo, cuja data oficial é comemorada no dia 15 de abril. O encontro foi coordenado pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e contou com agricultores, pesquisadores, técnicos e acadêmicos. Além da associação, participaram da pesquisa as organizações internacionais Solidariedad e Land Innovation Fund, o Instituto Aiba, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Universidade Estadual da Bahia (Uneb/Barreiras). Entre outros palestrantes, a especialista em Carbono da Solidaridad, Camila Santos, falou sobre a ‘Linha de base do balanço de Carbono na produção de soja na região Oeste da Bahia’.
O programa ‘Colheita de Talentos’ abriu ontem (26) inscrições para formação de profissionais da área florestal, em curso gratuito e presencial de seis meses voltado para moradores de Alagoinhas e região. Desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa tem o apoio da Bracell Bahia.
Em Juazeiro será inaugurado hoje (27) o Armazém da Caatinga, situado no espaço Vila Bossa Nova, nas margens do rio São Francisco. Voltado para a Agricultura Familiar, o local conta com supermercado, restaurante e feira de produtos orgânicos e agroecológicos, e foi implantado pelo programa Pró-Semiárido em parceria com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga.