Taian faz homenagem ao avô Riachão no Pelô
Coluna Tempo Presente desta terça-feira, 4

O cantor, compositor e multi-instrumentista Taian Riachão lança na noite de 14 de novembro o audiovisual Suco da Bahia, uma forma de homenagear seu avô, o saudoso Riachão, na passagem dos 104 anos de nascimento do sambista.
A memória do autor das preciosidades “Cada macaco no seu galho” e “Retrato da Bahia” será reverenciada com a defesa do gênero musical por meio do qual Riachão deixou seu legado.
No entanto, ressalva Taian Riachão, o samba se presta à mistura com outros ritmos, exemplificando arrocha e pagode, resultando em novas tendências ainda impossíveis de definir em uma identidade própria.
A apresentação marca a 15ª edição do Suco da Bahia, encontro multicultural idealizado por Taian, desta feita programado para o Pátio da Ordem Terceira, no Pelourinho.
– Buscamos com a variedade de ritmos, evocar a memória de sambistas, dialogando com a cena contemporânea – afirma Taian.
Graduado em arquitetura e urbanismo pela Ufba, tendo definido seu tema de mestrado com o “recorte” da relação entre o corpo e o samba, Taian entende ser o Centro Histórico o palco mais apropriado para a homenagem ao avô Riachão.
Um dos convidados especiais, Clarindo Silva, a quem Taian também chama de avô, representa bem a intenção de trazer Riachão de volta, na imaginação, pela via da malandragem e da ironia característicos da herança deixada pelo sambista.
Taian quer encontrar-se com Rosa Demétria, quando soube da dedicação da professora à causa da formação de novos sambistas, por meio de uma escola para crianças, localizada no Curralinho, próximo à Boca do Rio e ao Imbuí.
Série Lunar na ABI
A Super lua cheia, maior e mais brilhante em relação à média, passa a comandar amanhã, às 10h19, anunciando, por extensão, para a nova edição da Série Lunar de música promovida pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI). A noite pra lá de especial inspira poesia e afetos na sede da rua Guedes de Brito, em encontro imperdível no auditório Samuel Celestino para fruição do som do Trio Cristalinas. A apresentação de “sons da música brasileira” reúne os acordes consonantes, soando bem a harmonia de Jana Vasconcellos, no violão; Suzana Kato, no violoncelo; e Gabriela Machado, flauta.
POUCAS & BOAS
Em Amargosa começa hoje a exposição fotográfica ‘Crianças & Adolescentes & Direitos’ com imagens registradas pelas crianças e adolescentes das comunidades de Barreiros e Urbis II, acerca de seus direitos e deveres. Com abertura às 15h no Hall de entrada do 1º piso do Valle Shopping, a iniciativa é coordenada pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3. A curadoria é do jornalista e publicitário Rafael Lopes, a partir de atividades educativas, recreativas e pedagógicas do projeto Laços de Amor.
O lançamento oficial do Barreiras Futebol Clube ainda repercute entre atletas e empresários no oeste do estado, com perspectiva do retorno da cidade ao cenário do futebol baiano após 22 anos. A fundação reuniu políticos e desportistas da localidade, que elegeram como primeiro presidente da diretoria o empresário Emílio Carlos de Souza Carvalho (Biro Biro). Na oportunidade foi apresentado também o mascote do time, um lobo-guará, animal típico da região de Cerrado.
Pais e tutores da Escola Isa Brito, no Banco Raso, em Itabuna, participaram ontem de um ciclo de palestras sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e contra abusos e exploração sexual e garantia de direitos de crianças e adolescentes. Com organização do Departamento de Proteção de Média Complexidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). O evento faz parte da programação anual de conscientização sobre a problemática nas comunidades do município.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
