Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 27 de abril de 2023 às 5:00 h • Atualizada em 27/04/2023 às 17:17 | Autor:

Tecnologia baiana conquista o mundo

Vanguarda de conhecimento é a da equipe de pesquisa da Cetrel

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Confira a coluna desta quinta
Confira a coluna desta quinta -

A tecnologia genuinamente baiana produzida no Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, ganha o mundo como destaque no Congresso Internacional Aladyr 2023, realizado em São Paulo.

A vanguarda na produção de conhecimento é a da equipe de pesquisa da Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel), desde 1978 cuidando da destinação de rejeitos e consequentemente, zelando por soluções favoráveis ao meio ambiente.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O trabalho aplaudido no simpósio é o de aplicação dos sistemas digitais nos processos e operações, favorecendo a manutenção de equipamentos e funcionamento em parceria com empresas.

O gerente do centro digital da Cetrel, Calvin Iost, apresentou os “gêmeos digitais de estações de tratamento”, em figura de metáfora capaz de dar uma ideia bem aproximada do mecanismo desenvolvido em Camaçari.

– São réplicas no mundo virtual do que tem no mundo real, então você otimiza a operação, monitoramento e a manutenção das unidades, por exemplo – afirmou Calvin Iost, entre os primeiros da programação do congresso inaugurado ontem.

Sustentabilidade – A equipe da Cetrel leva em alta conta a representação de aspectos legais e ambientais, visando aplicar o conceito de sustentabilidade o máximo possível, mesmo sabendo sequer se tocarem, por suposto, a abstração e a prática.

A escolha de estratégias como a reutilização da água e o líquido obtido com a retirada do sal, entre outras inovações e casos de sucesso, integram o portfolio da companhia criada para buscar soluções ambientais a fim de resistir aos efeitos da petroquímica.

“É momento para prioridade no centro da agenda internacional a erradicação da fome e da pobreza. Não haverá sustentabilidade sem justiça social, tampouco sustentabilidade no mundo em guerra”

Lula, presidente da República, em almoço com o rei espanhol Felipe VI, no Palácio Real, em Madri

Marcelo Nova de volta

O ponto mais frequentado da noite baiana terá amanhã um novo atrativo para o público afeiçoado aos prazeres do vinho, das companhias nem sempre certinhas e... do rock, não necessariamente nesta ordem. Em um barzinho do Rio Vermelho, o roqueiro baiano radicado em São Paulo, Marcelo Nova, vai dar um show, acompanhado do talento precoce de Drake Nova, a título de retrospectiva de 40 anos de uma longa e generosa carreira. O encontro do último parceiro de Raul Seixas, com seu passado de glórias está programado para a Rua Ilhéus, número 21, esquina com a Conselheiro Pedro Luiz, no bar 30 segundos.

POUCAS & BOAS

O Casamento Social 2023 reúne hoje 79 casais no espaço do Hotel Aster, em Alagoinhas, a partir das 14h para uma cerimônia coletiva. A organização é da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que trabalha neste projeto desde o início do ano e realizou, dentre outras etapas, um curso preparatório para os noivos. Os casamentos coletivos são voltados para famílias que já tem convivência estável mas não oficializaram a união. Além de decoração e buffet, o evento contará com animação musical.

Os 70 anos de emancipação política de Utinga, comemorados hoje, tem festejos até domingo em praça pública da cidade, situada na Chapada Diamantina. Anna Catarina e Arreio de Ouro estão entre as atrações que vão animar moradores e visitantes de municípios vizinhos. A programação terá ainda a Feira de Arte com apresentações culturais, o evento Saúde em Movimento e a tradicional Cavalgada. Entre os pontos turísticos mais procurados no município está a Serra da Atalaia, na Estrada da Cabeceira do Rio (Utinga), conhecida pela concentração de orquídeas nativas da região.

Equipes da Prefeitura de Porto Seguro e da Defesa Civil Federal e Estadual participaram ontem de reunião para definir as estratégias de trabalho nos próximos dias para minimizar os efeitos das chuvas no município do sul baiano. Uma força-tarefa foi criada pela gestão local e está nas ruas promovendo ações assistenciais, atendimento às ocorrências, manutenção e limpeza, bem como resgate de pessoas em locais de risco.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco