Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 28 de março de 2023 às 0:15 h | Autor:

Thiffany Odara disputa ouvidoria

Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira, 28 de março

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Thiffany Odara foi coordenadora da Casa de Acolhimento LGBT Aurora e da plataforma de saúde LGBT e de negros Rede Vivas
Thiffany Odara foi coordenadora da Casa de Acolhimento LGBT Aurora e da plataforma de saúde LGBT e de negros Rede Vivas -

A vice-presidenta do Conselho de Mulheres de Lauro de Freitas e conselheira da Igualdade Racial, Thiffany Odara, está entre as candidatas em plenas condições de assumir a Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Aos 30 anos, ela vem articulando ações de fortalecimento para pessoas trans e grupos historicamente invisibilizados. Autora do livro “Pedagogia da Desobediência - Travestilizando a educação” e de contos e artigos, a candidata, também escritora, tem extenso currículo de ações sociais, assistenciais e educativas.

- Para uma travesti preta, estar na luta de forma aguerrida é ato político e revolucionário - afirma a ialorixá, pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e mestranda em Educação e Contemporaneidade.

Thiffany Odara foi coordenadora da Casa de Acolhimento LGBT Aurora e da plataforma de saúde LGBT e de negros Rede Vivas, além de defender a pauta dos direitos humanos. No campo da religião, escutou o chamado ancestral, ao suceder a saudosa avó dona Detinha, no terreiro Oya Matamba, de nações angola e nagô vodum.

Ao longo de sua trajetória, Thiffany Odara afirma "aquilombar" no seu corpo as lutas junto às mulheres negras e a população em situação de rua, acrescentando a reivindicação antiproibicionista das profissionais do sexo, tomando como finalidade, a busca incessante da ética, visando ao melhor convívio, ao transportar para a prática do combate sem trégua conceitos de coerência e resistência.

Tempo Presente propõe-se a continuar aplicando o princípio de proporcionalidade, nas próximas edições, divulgando as propostas das candidaturas ao cargo de titular da Ouvidoria Cidadã, visando qualificar o debate para eleição da lista tríplice prevista para o dia 14 de abril.

Indústria do dendê

Gestores públicos e empresários do agronegócio vão debater as oportunidades para a retomada da dendeicultura na Bahia, hoje, às 15h30, no salão comunitário da Igreja de Nossa Senhora do Desterro.

O encontro interessa aos praticantes do candomblé devido à importância do dendê para as manifestações religiosas de origem africana, por ser a oleaginosa e suas folhas, tronco e raízes considerados sagrados.

Também repercute entre as baianas de acarajé as perspectivas de crescimento na produção, interrompendo-se o declínio da área cultivada, pois o bolinho de feijão é frito no azeite extraído da majestosa árvore.

POUCAS & BOAS

- O estande da União dos Municípios da Bahia (UPB) na Marcha dos Prefeitos em Brasília abriga hoje, às 15h, o lançamento do livro “A hora da ação - enfrentando os desafios da gestão pública”, de autoria do ex-prefeito de Ibotirama e empresário Terence Lessa, diretor da Mentoria Soluções em Gestão Pública e do IBGR - Instituto Brasileiro de Gestão por Resultados. A obra associa o conhecimento teórico do autor, que é formado em Administração e Ciências Contábeis, à sua vivência como gestor municipal, apontando erros, acertos e dicas de como obter os melhores resultados.

- O Plano Municipal de Turismo de São Desidério foi entregue ontem à comunidade através do Poder Legislativo, em audiência pública no auditório da Câmara de Vereadores. Com a meta de fortalecer o setor no município, que tem atrativos organizados e um grande potencial para crescer mais, o trabalho apresentado é fruto de um trabalho iniciado em 2021, com coordenação da Secretaria Municipal de Turismo e envolvimento de pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

- A Caravana da Diversidade começou ontem, na cidade de Mucugê, um giro pela Chapada, Sudoeste e Baixo Sul da Bahia, que se estende até o dia 02 de abril. Hoje pela tarde a caravana estará em Rio de Contas com uma equipe multidisciplinar do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, vinculado à Secretaria estadual de Justiça. O propósito é fortalecer a rede de apoio e acolhimento da população LGBTQIAPN+ e distribuir o Manual de Formação de Grupos Coletivos com este público em defesa dos seus interesses.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco