Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Erick Tedesco, Juliana Dias e Miriam Hermes | tempopresente@grupoatarde.com.br | Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 30 de novembro de 2018 às 13:00 h | Autor:

Trânsito da capital será tema de documentário

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
O intuito do documentário é mostrar “avanços” no que diz respeito “à elaboração de estratégias para garantir a segurança no trânsito”
O intuito do documentário é mostrar “avanços” no que diz respeito “à elaboração de estratégias para garantir a segurança no trânsito” -

Salvador recebeu esta semana uma equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a mais antiga agência internacional especializada em saúde e que é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que promete produzir um documentário a respeito do trânsito da capital soteropolitana. De acordo com a prefeitura, registraram imagens e gravaram entrevistas com representantes do Programa Vida no Trânsito (PVT), e o intuito é mostrar “avanços” no que diz respeito “à elaboração de estratégias para garantir a segurança no trânsito”. De fato, um recente relatório da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), apresentado em setembro, apontou a redução de acidentes na capital baiana, mas ainda há bagunça e caos a serem ordenados pelas ruas e avenidas.

– Os resultados nos animam. É um lugar que não somente conseguiu superar os problemas como insistiu nas ações para promover um trânsito mais seguro – disse Victor Pavarino, o consultor de segurança viária da Opas-OMS.

Academia de Letras da Bahia

A centenária Academia de Letras da Bahia elegeu a diretoria do biênio 2019-2021, que terá como presidente o escritor e advogado Joaci Góes. O vice-presidente será Nelson Cerqueira, mestre em literatura comparada. A chapa foi eleita por unanimidade. Também compõem a diretoria Ordep Serra (1º-secretário), Gláucia Lemos (2ª-secretária), Paulo Ormindo (1º-tesoureiro), D. Emanuel D’Able do Amaral (2º-tesoureiro), Edilene Matos (diretora da revista), Armando Avena (diretor da biblioteca), Gerana Damulakis (diretora do arquivo) e Carlos Ribeiro (diretor de informática).

“O Rio [de Janeiro] vive uma metástase aonde o crime, de mãos dadas com a corrupção, conseguiu penetrar no poder público”

Combustíveis em pauta

As constantes altas no preço dos combustíveis e as variações nas bombas em Salvador serão debatidas hoje à tarde no Ministério Público estadual, em Nazaré. Pautam a sessão as denúncias dos consumidores sobre reajustes ilícitos e a fixação de preços de combustíveis na capital soteropolitana, e será conduzida – a audiência é aberta ao público – pela promotora de Justiça do Consumidor, Joseane Suzart. Foram convidados autoridades federais, estaduais e municipais diretamente envolvidas com o tema, além de especialistas e representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. É o início de uma longa trajetória para buscar soluções para os problemas relatados, um calafrio recorrente não apenas na Bahia, mas em todo o Brasil.

Costurar alianças

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), se encontrará na próxima quarta-feira, 5, com representantes do PR. A reunião foi definida após encontro entre o líder da bancada do PR na Câmara dos Deputados, José Rocha (PR-BA), e o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que coordena a equipe de transição do governo. De acordo com a assessoria de José Rocha, o objetivo é discutir o plano de governo de Bolsonaro e saber quais medidas do Executivo que dependerão da análise do Legislativo. O PR tem uma bancada de 41 deputados e quatro senadores. Ainda não está definido se os oito novos deputados federais, eleitos pelo partido em outubro, também vão participar da reunião.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco