Tratores têm prazo até outubro para cadastro | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Tratores têm prazo até outubro para cadastro

Decreto tem a finalidade de ampliar a segurança em relação a furtos, roubos e outras ocorrências

Publicado quarta-feira, 06 de julho de 2022 às 21:23 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes
Veículos serão cadastrados junto ao Renagro
Veículos serão cadastrados junto ao Renagro -

Proprietários de tratores e máquinas agrícolas de todo o Brasil, com trânsito em via pública, têm prazo final até outubro deste ano para cadastrar seus veículos junto ao Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro). 

O Decreto 11.014 foi publicado no Diário Oficial da União com o objetivo de regulamentar a documentação tem a finalidade de ampliar a segurança em relação a furtos, roubos e outras ocorrências envolvendo esse tipo de maquinário.

Em linhas gerais, o Renagro atualiza uma base de dados com informações dos veículos agrícolas em nível nacional a fim de confirmar a posse de maquinário nas operações de compra e venda destes veículos.

- O Renagro é muito importante, ainda mais nos dias de hoje quando temos muitos relatos de roubo de maquinários. O documento acaba por ser uma segurança a mais para os produtores rurais”, destaca Heli Assunção, técnico do Departamento Técnico (Detec), um dos responsáveis pelo registro.

O documento contém informações básicas sobre o veículo, seu proprietário e outros dados a fim de comprovar o registro, em meio físico ou digital, mas é obrigatória a posse do documento quando o veículo estiver transitando em via pública. 

Importadores, fabricantes, empresas autorizadas pelos fabricantes para comercializar ou dar assistência técnica aos tratores e máquinas agrícolas, como concessionárias, devem fazer o pré-cadastro desses veículos. 

O pré-cadastro em nome do proprietário inclui a verificação do registro de propriedade do trator ou da máquina agrícola, demonstrada por meio de nota fiscal ou de documento com fé pública em nome do proprietário e gravação do código do chassi no trator ou na máquina agrícola, sem indícios de adulteração.

Cuidado e integração

O grupo Natura deu continuidade à integração entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop ao divulgar o relatório anual referente a 2021, considerando o cuidado com a saúde em razão dos riscos de contágio com a sars-cov-2. A rede deu prioridade às ações relacionadas aos programas de vacinação, acolhimento às consultorias e representantes vulneráveis por meio da atuação da Central de Apoio Social Unificada. O objetivo foi impulsionar os processos de digitalização dos negócios de forma a garantir os fluxos de empreendimentos de mais de 4,7 milhões de consultoras e representantes. Em linha com um dos pilares do Compromisso com a Vida, a operação de Natura &Co na América Latina conta com quase 18 mil pessoas em 18 países.

POUCAS & BOAS

- O Ciclo de Palestras da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou ontem (06) um debate coordenado pela presidente da comissão, deputada federal do Mato Grosso, Rosa Neide com participação de convidados da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento contou com o reitor Fábio dos Santos e a professora Daniele Canedo, representando a UFRB e os professores Renata Rocha e Albino Rubim, pela UFBA.

- O 2º Concurso de Literatura de Cordel, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) está com inscrições abertas até 24 de julho, no portal da instituição. Este ano o tema será ‘Zoordel; animais em extinção, a fauna ameaçada pela preservação’. O resultado será divulgado durante o Festival Literário de Feira de Santana (Flifs), no dia 04 de setembro, com premiação para os três primeiros colocados. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico: www.bit.ly/3OR5NVN

- Em Luís Eduardo Magalhães, a cerca de 950 quiliômetros de Salvador, foi lançado ontem (06) o Programa Melhor em Casa, formatado para oferecer atendimento domiciliar a pacientes acamados, que sofrem de problemas agudos de saúde, como infecções, traumas ou agravamento de doenças crônicas. Coordenada pela Gerência de Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar. Inicialmente 30 pessoas serão acompanhadas pela equipe do programa no município do extremo oeste.

Publicações relacionadas