Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 20 de janeiro de 2023 às 0:00 h | Autor:

Três editais apoiam rádios comunitárias

Associações e fundações sem fins lucrativos de 22 municípios baianos podem participar

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Bahia está entre os três estados mais contemplados pelos editais
Bahia está entre os três estados mais contemplados pelos editais -

Associações e fundações sem fins lucrativos de 22 municípios baianos podem participar de três editais de seleção para executar o serviço de radiodifusão comunitária.

O certame é uma iniciativa da Secretaria de Radiodifusão (Serad) do Ministério das Comunicações (MinC), sob nova direção, como forma de favorecer as comunidades com a distribuição de informações confiáveis, no combate deflagrado contra os conteúdos falsos.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os certames dos editais 208/2022, 209/2022 e 211/2022 foram lançados quinta-feira, dia 12 e seguem até dia 13 de março, beneficiando um total de 216 municípios de 22 estados, além da Bahia.

– O serviço de radiodifusão comunitária tem o papel fundamental de democratizar o acesso à informação em todo o país, além de levar cultura e entretenimento para a população – ressaltou o secretário de Radiodifusão do ministério, William Zambelli.

Os canais das rádios comunitárias funcionam em frequência modulada (FM) e as outorgas concedidas terão validade de 10 anos, embora sem direito de exclusividade.

Os responsáveis pelas radiocomunitárias interessadas devem inscrever-se por meio do envio de documentação e preenchimento de formulário eletrônico disponível no Portal de Serviços do Governo Federal.

A Bahia está entre os três estados mais contemplados pelos editais, superado apenas por Minas Gerais e São Paulo, mas à frente do Rio Grande do Sul e todos os outros 21 entes federativos.

Cerca de 5 mil rádios comunitárias estão em funcionamento no Brasil, mas enfrentaram falta de apoio em todos os sentidos, nos últimos quatro anos de governo negacionista.

Museu do Mar e Yemanjá

O Museu do Mar Aleixo Belov não podia deixar de contribuir com as homenagens a Yemanjá. Quem tem fé na generosidade oceânica da encantada, já pode deixar bilhetes em um barco produzido especialmente pelo museu, bastando para isso a visita ao espaço no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, e a redação da mensagem para ser providenciada a entrega à orixá. A embarcação com serventia de correio místico marítimo, é desenvolvida com material biodegradável, e já se encontra à espera dos bilhetes até o dia 31 de janeiro, das 10h às 18h. Idealizado pela equipe do museu, o barquinho, com os bilhetes, será levado para o Rio Vermelho no dia 2 de fevereiro, quando baianos e turistas vão reverenciar a deusa.

POUCAS & BOAS

Cerca de 10 mil pequenos agricultores baianos serão beneficiados através de uma parceria assinada entre a CAR, representando o governo do Estado, e a multinacional Bayer. Os produtores contemplados fazem parte do Programa Bahia Produtiva e receberão sementes selecionadas de cebola e melancia, além de participarem de capacitação em conhecimento técnico para expandir a capacidade de produção. A parceria foi articulada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A intenção é de investir US$ 160 milhões na América Latina, Ásia e África para aumentar a segurança alimentar.

O feriado de São Sebastião, um dos padroeiros de Água Fria, será festejado hoje com programação religiosa na igreja centenária, dedicada também a São João. Ao tempo que a programação sacra termina hoje, à noite começa na praça em frente da matriz mais uma edição do Água Fria Fest. Com realização da prefeitura municipal envolvendo diversas secretarias, o evento segue até domingo, com Zé Vaqueiro, Mari Fernandes, Seu Maxixe, Adão Negro e atrações locais.

Em Lauro de Freitas começa hoje a Festa do Caranguejo, com programação na praça do Caranguejo, em Itinga. Tradição iniciada em 1983, a festa faz parte do calendário de eventos do estado e do município e atrai além dos moradores locais e de cidades vizinhas, visitantes que estão passando férias na região. A partir das 18h desta sexta-feira se apresentam Tom Torres e Banda, Arrastão da Quebradeira, 7 Kssio e Marcinho Sensação. Thiago Aquino será a principal atração de domingo, dia do encerramento.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco