Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 09 de novembro de 2025 às 2:52 h | Autor:

Tribunal da Bahia é campeão do Brasil

Confira a coluna Tempo Presente deste domingo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Tribunal da Bahia é campeão do Brasil
-

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia conquistou o título de campeão brasileiro de produtividade em hipotético certame no qual o Conselho Nacional de Justiça mediu o desempenho das cortes pelo IPC-Jus.

Segundo informou a Secretaria de Planejamento do TJ, o Índice de Produtividade Comparada da Justiça é construído a partir de outro indicador, a Análise Envoltória de Dados.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A metodologia permite comparar tribunais de um mesmo ramo judiciário, levando em conta a relação entre os recursos disponíveis, e a produção alcançada (resultados).

O índice combina informações sobre número de processos tramitando; quantidade de magistrados e servidores; recursos financeiros e produção judicial, revelando o acúmulo de baixas processuais.

De acordo com levantamento interno do tribunal, obtido com exclusividade por Tempo Presente, o avanço do desempenho do tribunal, saindo de 87% em 2024 para 93% este ano, reflete ações estratégicas adotadas pela atual gestão.

A presidenta da corte mais longeva das três américas, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, tem incentivado estratégias como a promoção de mutirões de sentenças e baixas, convênios com municípios e projetos inovadores.

Entre as iniciativas, destacam-se o “Mais Júri” e o “Por elas”, impulsionando o desempenho institucional, além da multiplicação de efeitos sociais benfazejos, mesmo estes escapando do “radar” do “campeonato brasileiro” de tribunais de justiça.

Embora não tenha sido objeto da análise de servidores da corte, o excelente resultado, a ser comemorado, representa a superação de um paradigma anterior, quando a Operação Faroeste arranhou a imagem do tribunal, devido ao envolvimento do alto escalão.

“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade"

Autoras baianas no Goethe

A 1ª Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas (Flab) encerra hoje, no Goethe-Institut Salvador (Icba), com a realização do Café Literário.

O evento promoveu rodadas de negócios entre autoras iniciantes e editoras como Arpillera, Segundo Selo, Caramurê, P55, Natesha, Solisluna, Cartonera das Iaiá e Paralelo 13S.

Voltada à valorização da literatura feita por mulheres baianas, a feira reuniu desde sexta mesas de debate, contações de histórias, oficinas, lançamentos, sessões de autógrafos e apresentações artísticas, todas com entrada gratuita.

POUCAS & BOAS

Em Teixeira de Freitas acontece hoje o projeto ‘Domingo é Lazer’, iniciativa voltada à promoção de atividades esportivas, culturais e de integração social entre os moradores da cidade. Com início às 7h, o evento contempla diferentes modalidades e atrações, como a Força Jovem da Universal (FJU), o grupo Hit Box/Dança, barracas de artesanato e alimentação, ginástica e treino funcional (Cross), além de Futsal, Basquetebol e Voleibol.

A 5ª edição do Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara (Fasai) termina hoje na cidade chapadeira, com participação de 14 países, somando 250 filmes inscritos. Entre os 31 trabalhos que estão concorrendo à premiação, cinco serão selecionados pelo corpo de jurados. O evento foi aberto na quarta-feira, com organização do município anfitrião e a Etnia Produções, com diversos apoios e parcerias. Nos quatro primeiros dias a programação contou também com oficinas sobre a sétima arte.

Começa hoje o Trans-hemispheric Seminar on Race and the History of Technology (Seminário Trans-hemisférico sobre Raça e História da Tecnologia), que até o próximo sábado terá trabalhos presenciais no campus da Ufba, em Salvador e na UFRB, na cidade de Cachoeira. Além das universidades citadas, tem na organização grupos como o Society for the History of Technology (SHOT), a Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e o Institute for the History and Philosophy of Science and Technology, da Universidade de Toronto.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco