Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 11 de março de 2021 às 6:01 h | Autor:

Turismo na Bahia supera média do país

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
O estado registrou no mês de janeiro um crescimento de 3,2% | Foto: Jonny Herbert | Divulgação
O estado registrou no mês de janeiro um crescimento de 3,2% | Foto: Jonny Herbert | Divulgação -

Nem o distanciamento necessário para reduzir a infecção por coronavírus conseguiu tirar da Bahia a condição de polo turístico nacional, ao registrar desempenho acima da média do país.

A retração econômica também foi difícil obstáculo para viabilizar os deslocamentos dos visitantes, mas, ainda assim, a Bahia registrou no mês de janeiro um crescimento de 3,2% contra apenas 0,7% em todo o país referente a dezembro do ano passado.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Não se sabe com precisão o custo da contrapartida, em relação à disseminação da doença, considerando-se a sexta alta consecutiva do turismo baiano no comparativo mês a mês, comemorado pelos hoteleiros e gestores.

– A pandemia desacelerou toda a economia do Brasil, bem como de outros países, e o turismo é uma das atividades mais atingidas neste processo – comenta o secretário Fausto Franco.

Expectativa – Para Franco, “o setor tem características que permitem uma rápida recuperação”, acrescentando ser a “Bahia um estado que se diferencia de outros destinos turísticos do país, o que proporciona a retomada”.

Comparando-se aos dados de janeiro, este ano e em 2020, portanto antes do impacto da pandemia do novo coronavírus, entre os estados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Bahia teve menor queda no volume das atividades, com -14%.

O índice é menos da metade da retração registrada do território nacional, com -29%, enquanto as perdas acumuladas nos últimos 12 meses chegam a -38,8%, índice distinto do baque geral no país de -39,5%.

“Esse país não tem

governo, esse país não

cuida da economia,

esse país não cuida

do emprego, do salário,

da saúde, do meio

ambiente, da educação,

do jovem, da meninada

da periferia. Ou seja,

do que eles cuidam?”

Lula, ex-presidente, no seu primeiro discurso após a decisão do STF de anular suas condenações na Lava Jato

Cancelamentos na Juceb

Os empresários devem considerar sem surpresa o cancelamento de registros na Junta Comercial da Bahia (Juceb), se não arquivaram qualquer documento junto ao órgão em períodos específicos. São eles: 31 de dezembro de 2009 a 31 de dezembro de 2019; 31 de dezembro de 2010 a 31 de dezembro de 2020, de acordo com divulgação promovida pela Fecomércio. A Juceb vai cancelar o registro de empresários individuais, sociedades empresariais, bem como empresas individuais de responsabilidade limitada (Ltda) e cooperativas inativas. Mas ainda há tempo de salvar-se da extinção: a Juceb concedeu prazo até 15 de abril para arquivamento de um dos seguintes documentos: comunicação de funcionamento ou de paralisação temporária de atividades e competente ato de alteração.

Estágio à vista

O Partiu Estágio, do governo estadual, está oferecendo 2.973 vagas para universitários baianos em 61 unidades da administração pública, na capital e em 173 municípios do interior. As inscrições seguem até 26 de março, por meio do site www.programaestagio.saeb.ba.gov.br. Para o cadastro é precisa cumprir os pré-requisitos do programa: ter mais de 16 anos, ser residente na Bahia e ter concluído pelo menos 50% do curso. Mais informações podem ser obtidas no edital 001/2021, disponível no site do programa, no Diário Oficial do Estado (DOE).

POUCAS & BOAS

Com 98% de ocupação dos leitos de UTI reservados para a Covid-19, moradores do oeste do estado estão em alerta com a confirmação da transmissão comunitária das variantes P1 e P2 na região, feita pelos responsáveis pelo Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (Laive) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Barreiras, principal cidade da região, registrou até ontem 9.732 casos confirmados da doença, com 113 óbitos.

Começa hoje a 11ª edição da Feira do Umbu do Território Piemonte Norte do Itapicuru com programação 100% virtual. Com o envolvimento de mais de 30 grupos de agricultores e agricultoras, o evento conta com seminários temáticos, exposição de produtos e sistema de delivery para efetivar as entregas encomendadas. Realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim, com diversos parceiros, a feira, que termina amanhã, tem como tema ‘Umbuzeiro: símbolo de resistência e sabedoria do sertão’.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco