Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 14 de março de 2023 às 0:00 h | Autor:

Uesc é a campeã em pós-graduação

Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Certame incluiu a academia das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país
Certame incluiu a academia das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país -

A universidade baiana classificou quatro estabelecimentos de ensino superior entre os seis melhor avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando cursos de pós-graduação.

O certame incluiu a academia das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, por estarem mais próximas das condições socioeconômicas, evitando distorções e o erro lógico de igualarem-se a desiguais do Sul e Sudeste.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre as universidades estaduais da Bahia, a de Santa Cruz (Uesc) foi a campeã, tendo como vice a do Estado da Bahia (Uneb), e terceiro lugar, a de Feira de Santana (Uefs). Em quarto, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

– O resultado alcançado no ciclo atual, entre 2017 e 2020, é o reflexo do esforço coletivo da gestão superior da universidade, além do empenho de docentes, técnicos e discentes dos programas – assinala a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesc, Fernanda Amato Gaiotto.

Realizada de quatro em quatro anos, a avaliação da Capes faz parte do processo incessante de monitoramento dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.

A estratégia visa apoiar as gestões universitárias com objetivo de buscar a garantia de qualidade dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos no país, fortalecendo, assim, o currículo da mão de obra e de empreendedores.

A partir das notas atribuídas pelos especialistas da Capes, os programas obtêm ou não a renovação do reconhecimento para continuarem funcionando no período subsequente. A Universidade Estadual do Ceará (Uece) ficou em primeiro lugar entre todos os estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

MAM recebe artesãos

A Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) anunciou uma programação especial para comemorar o Dia do Artesão, domingo, dia 19. A partir de quinta-feira, o Museu de Arte Moderna (MAM), será o endereço de feiras, capacitações, exposições, painéis temáticos, oficinas, shows e desfiles. A abertura será do 1º Encontro Artesanato da Bahia, reunindo representantes de todas as regiões do estado. De sexta, 17, a domingo, 19, está prevista a realização das feiras da Economia Solidária e da Bahia Mestras e Mestres do Artesanato Baiano, ocupando a área externa do Solar do Unhão.

POUCAS & BOAS

- Uma reunião pública sobre o Plano de Ação Territorial (PAT) para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território da Chapada Diamantina - Serra da Jiboia, movimenta hoje o auditório da prefeitura de Itaetê, com início às 8h30. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema), do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Inema e a WWF Brasil, dentro do programa Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas (Pró-Espécies Todos contra a extinção).

- Uma atividade realizada ontem ao lado do paço Municipal de Juazeiro abriu a programação na cidade relativa à semana Internacional do Consumidor. Coordenadas pela equipe do Procon, órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município, as atividades tem continuidade hoje na sede do Procon com serviços de renegociação de dívidas atrasadas com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Caixa Econômica Federal. No Mercado do Produtor acontece uma fiscalização educativa a partir das 8h, bem como serão distribuídas cartilhas com diversas orientações aos consumidores.

- A 2ª Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG) reúne hoje representantes do segmento de artes cênicas de Itabuna, a partir das 17h, na Biblioteca Plínio de Almeida, no Espaço Cultural Josué Brandão. O encontro é coordenado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e objetiva democratizar informações sobre a LPG, bem como construir estratégias e definir critérios para aplicação dos recursos que serão repassados pela União ao município.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco