Uesc presente em diálogos lusitanos
Universidade da Bahia está bem representada além-mar

A universidade da Bahia está bem representada além-mar com a inversão do roteiro das caravelas, neste mês de abril, quando se registra o marco zero do genocídio indígena ainda em curso, inicialmente protagonizado pelos invasores europeus há exatos 523 anos.
Uma demonstração desta descobrimento da academia baiana é o seminário internacional “Diálogos Luso-Brasileiros”, promovido pela Universidade do Minho, em Portugal.
Reunindo pesquisadores do direito, da ciência política, da filosofia e de áreas de conhecimento em humanas, o encontro teve como convidado especial, o preclaro estudioso da região do cacau, Alessandro Fernandes de Santana.
Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o professor doutor é um dos destaques do traço de união Brasil-Portugal, ao aceitar o desafio do convite para a palestra de encerramento, produzindo uma síntese do encontro.
Secundou o Magnífico, o professor doutor Clodoaldo Silva da Anunciação, também uesquiano, membro da comissão científica do webinar (seminário em ambiente virtual) e um dos moderadores na sessão Direito, Guerra e Paz, Desinformação e Democracia.
Princípios
Ecoa entre os participantes do encontro a preocupação com a defesa dos princípios civilizatórios, em Portugal, no Brasil e no mundo, tendo como tema principal “Retomando o diálogo sobre guerra e paz; democracia e direito”.
Realizado em formato denominado “webnar”, indicando a fusão do conceito de "seminário" em ambiente web, "Diálogos" reuniu professores, magistrados, procuradores e pesquisadores portugueses e brasileiros.
Fieb homenageia Tramm
Um dos quadros mais presentes na pauta cotidiana dos veículos de comunicação, como efeito de seu trabalho, Antonio Carlos Marcial Tramm teve sua liderança à frente da mineração baiana aplaudida por todos os segmentos industriais, sem uma exceção sequer. Uma moção de reconhecimento à referência de práticas laborais virtuosas foi aprovada em sessão da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) pela intenção e pelos resultados de Marcial Tramm na presidência da Companhia Bahiana de Pesquisa Mineral (CBPM). A moção foi aprovada por unanimidade dos principais representantes de empreendimentos fabris do Estado.