Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado Wednesday, 03 de January de 2024 às 5:20 h | Autor:

Ufba é aceita em projeto nuclear

Confira a Tempo Presente desta quarta-feira, 3

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Ufba é aceita em projeto nuclear
-

O Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, sediado em Genebra, aceitou o ingresso da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no Projeto Atlas, um dos mais importantes do mundo em física.

Os pesquisadores dedicam-se aos estudos dos “hádrons”, partículas componentes de prótons e nêutrons, a partir de experimentações científicas em um túnel circular de 27 quilômetros de comprimento, entre a França e a Suíça.

O aceite da mais antiga universidade baiana na missão internacional resulta de um longo período de cooperação dos departamentos de Engenharia Elétrica e de Computação da Ufba com o Cluster Atlas-Brasil, composto por instituições como UFRJ, USP, UFJF e UERJ..

– Desde 2012, foram formados estudantes de graduação em engenharia e também de mestrado e doutorado, no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), em temas relacionados ao Atlas – afirma o professor Eduardo Simas, um dos entusiastas do intercâmbio.

Atualmente, além de Eduardo Simas, o grupo de trabalho do Atlas na UFBA conta com a coordenação de Paulo Farias e a participação dos professores Antônio Fernandes Jr. e Wagner Oliveira.

Fronteira do conhecimento – Segundo o professor Eduardo Simas, por trabalhar na fronteira do conhecimento humano, novas tecnologias precisam ser desenvolvidas para possibilitar os experimentos de física de partículas.

Para se ter uma ideia da relevância do projeto, o Atlas viabilizou a troca de conhecimento entre pesquisadores de diferentes países, visando ampliar o alcance da internet, reduzindo a ocorrência de irregularidades (“bugs”).

Segurança alimentar

Para garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável, a Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas aprovou e o Poder Executivo Municipal validou a Lei nº 2.073/2023. A legislação institui o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com a finalidade de estabelecer a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O sistema assegura a participação da sociedade civil organizada na formulação de políticas, planos, programas e ações relacionadas, e ainda possibilita a obtenção de recursos federais para a implantação, reforma e ampliação de equipamentos.

Maternidade registra parto de bebê 5 mil

Embora seja uma boa razão para comemorar, o parto 5 mil da Maternidade Regional de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, também sinaliza a importância dos planos de expansão do estabelecimento.

Além de Camaçari, as parturientes vêm dos municípios no entorno, como Dias D’ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho, além de outras dezenas, quando há situações de emergência para o atendimento às mamães.

Chamado Guilherme, o bebê 5 mil nasceu com 3 quilos e 300 gramas e quase 50 centímetros, em parto natural da adolescente de 15 anos, Ana Carolina Santos, estudante moradora de Vila de Abrantes, em Camaçari.

-Vamos ampliar as opções para cirurgia ginecológica e atendimento ambulatorial, quando se pode fazer os diagnósticos e começar os tratamentos necessários com maior precocidade”, afirmou a diretora geral da maternidade, Aline Costa.

Segundo Aline Costa, o planejamento reprodutivo, com orientação para uso de contraceptivos, é uma das estratégias para reduzir a incidência de casos, como o da mamãe adolescente do parto 5 mil.

Há também a oferta de dispositivos intra-uterinos (Dius) após os partos e também nos episódios de aborto, como forma de repetir a gravidez, pois ainda é reconhecidamente baixo o acesso das mulheres à informação.

Instituição gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf), ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS), a maternidade dispõe hoje de 105 leitos, dos quais 72 de internação, 25 na unidade neonatal e oito em cirurgias.

Mas nem só de números se pode referir a qualidade do estabelecimento, em razão da preferência pelos partos “humanizados”, como na chegada de Guilherme, ao som da canção de Nando Reis: “Pra você guardei o amor”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco