Ufba e Estado debatem o apoio ao migrante
Um encontro marcado para amanhã, na secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, no Centro Administrativo da Bahia, às 10 horas, vai reunir pesquisadores da Universidade Federal da Bahia com representantes do Estado da Bahia a fim de debater questões urgentes sobre o acolhimento aos migrantes e refugiados, conforme a legislação em vigor.
De acordo com a proposta do Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados (Namir), projeto de extensão da Ufba, é preciso uma maior articulação entre as instituições, com o objetivo de permitir a integração à sociedade brasileira de pessoas de outras nacionalidades, portadores de proteção internacional em direito humano do qual o Brasil é defensor, conforme a nova Lei de Migração.
Só assim, entendem os integrantes do Namir, seria possível uma mudança de postura pois os migrantes têm o direito à vida digna, além de contribuírem para o desenvolvimento do país ao trazerem experiências das mais diversas áreas profissionais, com destaque para gastronomia, linguagens artísticas, pesquisa e tecnologia.
– Reconhecendo a sua responsabilidade social, as instituições universitárias, federais e estaduais do Estado da Bahia, têm procurado fazer valer os seus compromissos de instituições difusoras dos direitos humanos e propagadoras de políticas de intervenção social - afirmou a coordenadora do Namir, professora Mariângela Nascimento.
Entre as contribuições do Namir, acrescentou Mariângela Nascimento, está a produção de conhecimento do perfil do migrante, ao chegar à Bahia, com a identificação de aspectos relacionados à sociabilidade, economia, culturas, documentos, saúde, empregabilidade e geração de renda.
Nas primeiras 48h após a aprovação das vacinas [em crianças], o número de ameaças por e-mail – e-mails intimidadores, termos agressivos – ultrapassou 124, para ser preciso. Saltamos de 3 antes da reunião para 124
Combate à poluição
A Braskem vai investir R$ 130 milhões em projetos de construção de um Centro de Desenvolvimento de Embalagens Circulares, uma fábrica de reciclagem mecânica e no início de uma unidade com tecnologia desenvolvida pela empresa parceira Valoren. O planejamento prevê a abertura do centro, chamado Cazoolo, ainda neste primeiro semestre, operando na zona oeste de São Paulo, com objetivo de produzir embalagens com menor impacto para o meio ambiente. O projeto tem como base conceitos de Análise de Ciclo de Vida (ACV), voltados para recipientes plásticos, tendo como objetivo acelerar o avanço da reutilização e transformação das embalagens, reduzindo a poluição, segundo afirmam os dirigentes.
Revitalização cacaueira
O PDT de Itabuna, presidido pelo médico Edson Dantas, promove amanhã audiência pública com o apoio da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), com os prefeitos da região, para discutir a revitalização da lavoura cacaueira. O evento acontece no auditório do Sest/Senat, a partir das 18h. Coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacaueira no Congresso, o deputado Félix Mendonça Júnior estará presente.
POUCAS & BOAS
‘A reciclagem e como ela pode ajudar os animais em Salvador’ é o tema da live organizada pelo projeto Castrampinha e o Museu do Mar Aleixo Belov. Com a bióloga e voluntária social Luciana Facciolla, o foco será a importância da reciclagem de diversos tipos de materiais e necessidade de castrar cães e gatos. O evento virtual acontece hoje a partir das 16h, com transmissão pelo canal da Fundação Aleixo Belov no Youtube.
Em Itabuna uma força-tarefa finaliza hoje o atendimento às famílias vítimas das enchentes de dezembro com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado da Bahia.
A conferência municipal para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Pilão Arcado, na região Norte do estado, reúne hoje a partir das 9h, moradores da zona rural na escola da comunidade Lagoa do Padre. Organizadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) as conferências municipais na região começaram no último dia 8.