Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 15 de fevereiro de 2026 às 1:54 h | Autor:

Universidade do TJBA planeja doutorado

Confira coluna Tempo Presente deste domingo, do jornal A TARDE

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Universidade do TJBA planeja doutorado
-

A continuidade de projetos bem-sucedidos; a ampliação da estrutura física e orçamentária; e a qualificação do corpo docente, visando construir parcerias para implementar um doutoramento.

São estes os três eixos da nova gestão da Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, definidos pelo diretor-geral, desembargador Geder Luiz Rocha Gomes, ao tomar posse.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Além de contar com total apoio do presidente José Edivaldo Rocha Rotondano, o novo diretor da Unicorp terá, ao lado, o diretor-adjunto, desembargador Rolemberg Costa, e a coordenadora-geral, juíza Patrícia Cerqueira.

Presidente do TJBA, Rotondano pautou a nova equipe gestora para cumprir a missão de fazer da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima uma referência de alcance nacional na produção de conhecimento dentro de uma corte de Justiça.

– A Unicorp já tem um legado. Assumimos já com todo um passado bastante exitoso construído pelas administrações anteriores – afirma o diretor-geral, Geder Luiz Rocha Gomes.

Ao insistir na intenção de “dar continuidade aos projetos das diretorias anteriores”, o desembargador Geder Luiz destaca a meta de ampliação da qualidade do trabalho, além da “verticalização do ensino”.

A Unicorp tem por primeira tarefa a de oferecer ações educacionais, com o objetivo de desenvolver habilidades e perfis profissionais para atuar em desafios de melhoria progressiva, com foco na inovação da gestão. Depois de superar um momento mais desafiador, quando equivocadamente teve a sede transferida para a Ponta de Humaitá, a Unicorp voltou a se aprumar, estabelecendo-se no prédio do TJBA, no Centro Administrativo.

“O resultado inédito mostra que o esporte brasileiro não tem limites. Parabéns, Lucas e a equipe envolvida nessa conquista histórica, que inspira novas gerações e amplia o horizonte do esporte nacional”

Lula, presidente, festejando medalha de ouro do brasileiro Lucas Pinheiro Braathen

Corrida pelo Prêmio Sesc

Procuram-se escritoras e escritores – o chamado, que poderia soar como anúncio classificado perdido entre ofertas triviais é, na verdade, a essência do Prêmio Sesc de Literatura, dedicado a revelar autores inéditos e ampliar o mapa da criação contemporânea no País. Com inscrições abertas até 2 de março, a iniciativa contempla obras não publicadas em romance, conto e poesia, assegurando aos vencedores estreia pela editora Senac Rio e prêmio de R$ 30 mil em cada categoria. Após vencer em 2025 com Massaranduba, de Abáz, a Bahia tenta, agora, repetir o feito e reafirmar sua força no cenário literário nacional.

POUCAS & BOAS

O Projeto Nascentes do Oeste está celebrando as primeiras 200 nascentes recuperadas na região do Cerrado baiano, com as mais recentes intervenções concluídas semana passada. Estas ações impactaram diretamente nas comunidades dos municípios de Barreiras, Cristópolis, Cotegipe e Santana, com cursos de educação ambiental, realizadas em parceria com as prefeituras. A iniciativa é da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), mantida pelo Prodeagro.

Alagoinhas, Araçás e Camaçari estão entre os seis municípios baianos que aderiram ao projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), visando ao fortalecimento de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos. Com eles, também Entre Rios, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé, que buscam o desenvolvimento integral das crianças, englobando elementos de todas as áreas e serviços dos municípios. Com apoio da organização da sociedade civil sem fins lucrativos Avante - Educação e Mobilização Social, eles estão trabalhando para a elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância para os próximos quatro anos.

A Indicação Geográfica (IG) da banana produzida em Bom Jesus da Lapa foi reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na categoria Indicação de Procedência (IP). Comemorada pelos bananicultores, a conquista é resultado do trabalho conjunto da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, do Sebrae, do Distrito de Irrigação do Formoso (DIF), da Associação Frutas Oeste do Projeto Formoso e da Adab.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco