UPB apura o estrago da crise no interior
A presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), está trabalhando junto com o TCM, o TCU e a CGU para apurar quantas obras federais estão paradas na Bahia, em consequência da travada dada pelo governo no repasse de dinheiro.
Quantas são ela sabe. Mas há o receio de que, no fim do ano, na hora de prestar contas, os prefeitos acabem pagando o pato.
Quitéria diz que a única coisa que pode afirmar é que a situação é de muita dificuldade. Cita que os repasses de FPM, em julho, caíram 33% em relação ao mês anterior, o que agrava a situação.
Na Bahia, 290 dos 417 prefeitos estão aptos a disputar a reeleição. Segundo Quitéria, se 10% estiverem bem, é muito.
Diferenças — Uma sessão especial na Assembleia ontem, proposta pelo deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), para discutir o Pacto Federativo trouxe dados que mostram a disparidade em relação à renda per capita anual de receitas entre alguns municípios baianos com a mesma população. São Francisco do Conde, por exemplo, tem 780% na renda per capita a mais que Camamu. O primeiro arrecada R$ 11.736,32, e o segundo tem apenas R$ 1.563,46.
São Francisco tem 2.500 habitantes a mais.
João no PR
O ex-prefeito João Henrique já decidiu o destino partidário que vai tomar: se filiará ao PR, com pretensão de se candidatar a prefeito ou vereador.
O deputado João Carlos Bacelar, presidente estadual do partido, diz que terá candidato a prefeito em Salvador.
- Será eu ou outro.
O outro ele já tem. Se João se livrar dos embaraços das contas rejeitadas.
Pedindo socorro
Com 24 anos de existência e 82 mil partos no currículo, a Maternidade Ester Gomes, ou Mãe Pobre, da Fundação Fernando Gomes, de Itabuna, está pedindo socorro.
Ontem, dirigentes da entidade procuraram o deputado Augusto Castro (PSDB) para dizer que estão à beira da falência.
A instituição vive de repasses do SUS, via prefeitura. E o dinheiro é curto.
"Não há muita diferença. A responsabilidade de José Dirceu é evidente lá (no mensalão) mas também aqui (Lava Jato) como beneficiário. Ao mesmo tempo em que naquele governo (Lula) ele determinou a realização (do mensalão) também determinou esse. Agora, não mais como partidário, mas para enriquecimento pessoal"
Carlos Fernando Lima, procurador da República que trabalha na Lava Jato, justificando a prisão de José Dirceu.
Controvérsias
A repercussão da prisão de José Dirceu bateu forte nos meios políticos. Governistas calaram e oposicionistas vibraram. Mas o ministro Jaques Wagner (Defesa) minimizou. Disse que a Lava Jato segue e o governo também.
Deus e Rui
- Só Deus, em primeiro lugar, ou Rui Costa, em segundo, me fariam desistir.
A palavra aí é do deputado Sargento Isidório, reafirmando sua disposição de disputar a prefeitura de Salvador em 2016.
Rifado no PSC, partido pelo qual se elegeu, mas é aliado de ACM Neto, ele diz que tem para escolher o PTN, o PP, o PR e o PSD.
- Vai ter que ser um partido que tenha tempo de televisão. Isso é básico.
Pixuleco e bambá
Dada a colocar nomes exóticos em suas operações, a PF batizou a que prendeu José Dirceu de Operação Pixuleco.
Pixulé era o nome que Ricardo Pessoa, da UTC, dava às propinas que pagava.
Antigamente o nome mais usual de propina era bambá.
Óbvio difícil
O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), inaugurou o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente. O espaço reúne desde escola à vara da infância e da juventude.
Ele afirma que a iniciativa é absolutamente pioneira no Brasil e se gaba:
- É algo óbvio, mas parece que às vezes é mais difícil enxergar o óbvio.
O iPhone sumido
Na sessão itinerante que a Assembleia realizou em Santo Antônio de Jesus, em 7 de maio, sumiu o iPhone de uma das funcionárias que lá trabalhou.
Ocorre que o iPhone tem GPS. Acionada para verificar o paradeiro do aparelho, a Casa Militar constatou que estava num condomínio na Avenida Cardeal da Silva.
Checou três vezes. Foi verificar entre os servidores quem tinha endereço por lá.
A investigação parou aí.
POUCAS & BOAS
- A Assembleia realiza depois de amanhã (10h) sessão especial para a entrega da Comenda 2 de Julho ao líder espírita Divaldo Franco, conferencista, fundador da Mansão do Caminho, onde atende três mil crianças, e autor de 255 livros. Os autores da homenagem são os deputados Zé Neto e Rosemberg Pinto, do PT.
- A América Economia, única revista brasileira de cobertura especializada da economia da América Latina, traz para Salvador pela primeira vez a Conferência Saúde. Será dia 18 no Sheraton, só para convidados, com a presença do presidente e publisher da América Economia Brasil, Agostinho Turbian, e palestra do ministro da Saúde, Arthur Chioro.
- A presidente Dilma sancionou projeto do deputado José Carlos Aleluia que altera o Código Nacional de Trânsito, desobrigando tratores e máquinas agrícolas de licenciamento e emplacamento. Tais veículos são obrigados a ter registro no Ministério da Agricultura, sem ônus.
- A relação entre criminalização das drogas, racismo, pobreza e desrespeito aos direitos humanos estará em pauta no seminário Redução de Danos: Saúde, Justiça e Direitos Humanos, amanhã, das 8h às 17h, no Anfiteatro Alfredo Britto da Faculdade de Medicina da Ufba no Pelô.
- O seminário em apreço é promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (Caps-AD) Gregório de Mattos e terá entre seus palestrantes a juíza aposentada do TJ do Rio Maria Lúcia Karam, autora de vários livros sobre a ciência penal.
Colaborou: Priscila Machado
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
