Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > VISÃO DE JOGO
COLUNA

Visão de Jogo

Por Jornalista l [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 16 de outubro de 2015 às 8:00 h • Atualizada em 16/10/2015 às 18:08 | Autor: Jornalista l [email protected]

Prêmio aos vagabundos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Estádio do Montevideo Wanderers Fútbol Club
Estádio do Montevideo Wanderers Fútbol Club -

Que tal se o Barradão passasse a ter seu nome, leitora rubro-negra? Sim, seu nome: Estádio Fulana de Tal. E se o Fazendão fosse seu xará, tricolor? Centro de Treinamento Sicrano Não-Sei-O-Quê. Ou o estádio do Palmeiras, do Corinthians, do Grêmio, do Vasco, em relação a um simples torcedor. Parece irreal, mas isso acontecerá no Uruguai.


Em campanha para aumentar o número de sócios entre 2 de setembro e 20 de dezembro, o Montevideo Wanderers Fútbol Club, de 113 anos, oferece esse prêmio inusitado ao associado que angariar mais membros novos. Durante um mês, o recordista emprestará seu nome ao acanhado Estádio Parque Alfredo Víctor Viera, que completou 82 anos ontem e tem capacidade para supostos 10 mil espectadores.

Tudo sobre Visão de Jogo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.


Uma tabela de classificação no site do clube mostra o desempenho de cada um dos 93 sócios que começaram a participar. Há 87 adesões. O líder tem 10 confirmações entre os 11 que indicou. O segundo colocado, nove de 13.


Existem outros benefícios nesta promoção. Quem atrai dois novos sócios assegura uma camisa oficial. Com três, ela é autografada por todos os jogadores. Os dez primeiros da lista - com exigência mínima de cinco inscrições -, terão uma placa no estádio.

Alfredo Viera foi atleta alvinegro. As quatro tribunas também levam nomes de ex-jogadores, como o lendário Obdulio Varela, capitão na conquista da Copa de 1950 no Maracanã. Também jogaram pelo clube o atual treinador da seleção uruguaia, Óscar Tabarez, e o ídolo Enzo Francescoli.


O Wanderers, que significa "vagabundos" em inglês, copia o sobrenome do Wolverhampton, da Inglaterra. Seus torcedores são apelidados de boêmios e vagabundos.

O time só se sagrou campeão uruguaio durante o amadorismo: em 1906, 1909, 1923 e 1931. Ano passado, ganhou o Torneo Clausura - metade final do campeonato -, mas perdeu o título da temporada para o Danubio. Quarto colocado, conta com o zagueiro brasileiro Cauê Fernandes e visitará hoje o rival Defensor, pela 9ª rodada do Apertura. Na Copa Libertadores da América, caiu ante o argentino Racing nas oitavas, com 1 a 1 e revés de 2 a 1.

Na época, acrescentou 700 sócios ao permitir que cada jogador estampasse na frente do uniforme o nome de um deles. Antes, eram "1.100, 50% deles com mais de 30 anos como sócios e, portanto, não pagavam", contou, por e-mail, o secretário-geral Carlos Ham.

Agora, o clube quer "entre 300 e 400 mais". Associar-se custa R$ 25 por mês, com entrada grátis nos jogos do Uruguaio em casa, descontos em torneios internacionais e em alguns ingressos como visitante, além de 10% de abatimento na compra da camisa oficial.
O clube possui média de 2.000 pessoas por jogo. Não sabe quantos torcedores tem, porém admite que não sejam mais que 20.000. Ham valoriza: "Há 23 Wanderers amadores no interior, em homenagem à nossa equipe".

Na sua cidade, a concorrência por adeptos é dura. O Uruguai tem população um pouco maior do que a da Região Metropolitana de Salvador. Cerca de 40% de seus 3,2 milhões de habitantes vivem na capital, onde estão 14 dos 16 times da Primeira Divisão, nove dos 15 da Segunda e todos os 13 da amadora Terceira.

O Peñarol, vencedor de cinco Libertadores, e o Nacional, três vezes campeão dela, conquistaram 72 dos 83 (86,7%) Campeonatos Uruguaios da era profissional, iniciada em 1932. Reúnem 80% dos torcedores. Os demais, juntos, resumem-se a 6%.


O orçamento anual do Wanderers é de R$ 6,8 milhões, dos quais 40% bancados por cotas de TV, patrocínios, sócios e bilheteria. É preciso cobrir o prejuízo com venda de atletas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco