ADIAMENTO
Confira quais concursos foram adiados devido às chuvas do RS
Algumas entidades ainda não definiram novas datas para aplicação das provas devido às condições climáticas
Por Carla Melo
Com a tragédia que assola o Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril, algumas instituições resolveram adiar alguns concursos previstos para serem realizados neste ano. Segundo atualizações divulgadas pela Defesa Civil nesta sexta-feira, 10, o número de mortos por causa dos temporais subiu para 126. Há 756 feridos, 143 desaparecidos no estado e cerca de 2 milhões de pessoas foram afetadas.
Na semana passada, o governo federal transferiu a data de realização das provas do Concurso Nacional Público Unificado (CNPU), que seria no último domingo, 5, para o segundo semestre de 2024. O certame teve 2 milhões de candidatos inscritos para concorrer a uma das 6.640 vagas para o funcionalismo com salários iniciais que variavam entre R$ 4 mil a R$ 23 mil.
Logo após o anúncio do adiamento, o Banco Central também anunciou na quarta-feira, 8, que decidiu adiar o concurso público para 100 vagas, que seria realizado no próximo dia 19 de maio.
Ainda não há nova data definida para a realização do concurso. Segundo o BC, para que isso aconteça, “será necessário aguardar uma normalização das condições em Porto Alegre, onde as provas serão aplicadas”. No estado, são 1.100 inscritos no Rio Grande do Sul, cerca de 3% dos mais de 38 mil candidatos.
Também devido à calamidade pública enfrentada no RS, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) suspendeu a realização das provas objetivas para ingresso nos cargos de Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade e Analista Executivo em Metrologia e Qualidade, que ocorreriam neste domingo, dia 12 de maio.
O Rio Grande do Sul era um dos estados em que seriam realizadas as provas. O Inmet se solidarizou com as vítimas pelas chuvas e garantiu dar “melhor andamento do certame”. As novas datas serão divulgadas.
“Diante da calamidade recém instaurada, e dada a impossibilidade de aplicação dos exames neste momento na região afetada, fez-se imperiosa a decisão pelo adiamento das fases do certame”, disse o instituto em nota.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) também comunicaram o adiamento da aplicação das provas que seriam realizadas no dia 26 de maio em todo o território brasileiro. A prova do concurso para a CVM está remarcada para o dia 23 de junho.
Hoje, 10, a Caixa Econômica Federal anunciou o adiamento das provas do concurso do banco somente para os 47 mil inscritos afetados pela calamidade no Rio Grande do Sul candidatos. A nova data ainda está em definição. Para o restante do Brasil, as provas estão mantidas para o dia 26 de maio.
“O banco ressalta que o adiamento por região não prejudica a isonomia dos candidatos, já que concorrem entre si por polo, escolhido no momento da inscrição, e não nacionalmente”, diz a instituição em nota.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes