Busca interna do iBahia
HOME > CONCURSOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CERTAME

Mais de 230 mil vagas em concursos: saiba as seleções promissoras para 2026

2026 desponta como promissor para seleções nas esferas federal, estadual e municipal

Joana Lopes

Por Joana Lopes

18/01/2026 - 5:38 h
Imagem ilustrativa da imagem Mais de 230 mil vagas em concursos: saiba as seleções promissoras para 2026
-

Depois de anos de expectativa contida, 2026 desponta como um dos períodos mais promissores da última década para quem sonha com uma vaga no serviço público. Um levantamento nacional da Associação de Apoio aos Concursos e Exames (Aconexa) projeta mais de 230 mil vagas em concursos públicos nas esferas federal, estadual e municipal ao longo deste ano.

O volume expressivo é explicado por fatores estruturais, como o déficit histórico de servidores, o aumento das aposentadorias e a necessidade de recomposição de quadros em áreas estratégicas do Estado.

Tudo sobre Concursos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo Marco Antonio Araujo Jr., presidente da Aconexa, os maiores gargalos hoje estão justamente nas áreas essenciais da administração pública. “Destaco a previdência, com o INSS operando com déficit expressivo; fiscalização e arrecadação, como a Receita Federal; segurança pública, especialmente Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal; além das áreas de controle e auditoria, como TCU e CGU”, diz. Educação, saúde e administração pública também enfrentam falta de reposição adequada nos últimos anos.

No âmbito federal, a expectativa é de editais robustos para órgãos com impacto direto na prestação de serviços à população. INSS, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal aparecem entre os concursos com maior chance de publicação de edital já no curto prazo, segundo Araujo Jr., justamente por reunirem déficit elevado, relevância social e histórico recente de autorizações. Banco Central, Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU) também figuram no radar, sobretudo em carreiras técnicas.

Mesmo sem uma nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2026, o cenário segue favorável. A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, já afirmou que não haverá CNU este ano, priorizando a convocação de excedentes e a execução de concursos em andamento, em razão do calendário eleitoral. Para a Aconexa, isso exige uma mudança de estratégia por parte dos candidatos. “Sem o CNU, o candidato precisa adotar uma estratégia mais focada, escolhendo carreiras específicas e se preparando para bancas e conteúdos próprios de cada órgão”, explica o presidente da entidade.

A sanção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e a aprovação do Orçamento reforçam o otimismo. Só no âmbito federal, estão previstas 163.802 vagas, entre criação de cargos e provimento, distribuídas entre Executivo, Judiciário, Legislativo e órgãos autônomos. “A LDO dá segurança para avançar com novos certames e nomeações, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirma Araujo Jr.

Mais método

Diante desse cenário, professores de cursos preparatórios reforçam que o momento exige menos ansiedade e mais método. Alan Vinícius, diretor da Acerte Concursos, defende que o estudo deve começar no pré-edital. “A preparação extensiva precisa ser feita com base em uma carreira. Isso gera um núcleo de disciplinas comuns e permite ajustes quando o edital é publicado”, explica. Português, raciocínio lógico, matemática, informática, direito constitucional e administrativo aparecem como disciplinas essenciais, além dos conteúdos específicos de cada área.

Soraia intensificou a preparação para concurso
Soraia intensificou a preparação para concurso | Foto: José Simões / Ag. A TARDE

Para ele, a aprovação se sustenta em quatro pilares: planejamento, organização, técnicas de aprendizagem e inteligência emocional. “Gerir emoções é crucial para manter a resiliência e a constância. Sem isso, mesmo um bom plano pode fracassar”, diz.

Na prática, a rotina de quem já está na jornada confirma o peso da disciplina. A licenciada em Biologia Soraia Santos estuda para concursos há alguns anos, mas intensificou a preparação após ficar desempregada em 2024. “Hoje faço mentoria e sigo uma grade programática. Estudo cerca de três horas todos os dias, sempre resolvendo questões. Se tornou algo inegociável na minha rotina”, conta. Com foco em tribunais e no INSS, ela vê os concursos como etapas de um mesmo caminho. “Penso como uma escada: posso conquistar primeiro uma vaga que me dê estabilidade para continuar buscando a aprovação que mais desejo”.

Já a advogada Kauane Alcedino decidiu dar um passo mais radical. Em outubro, deixou o trabalho em um escritório para se dedicar exclusivamente aos estudos. “No início, eu não tinha noção de por onde começar. Perdida, gastava mais tempo tentando organizar o estudo do que aprendendo”, relata. A solução foi investir em uma mentoria individualizada. Hoje, ela mira o cargo de analista da Câmara dos Deputados, mas mantém outros editais no radar. “Tem dias que chego a estudar 16 horas. Sei que não é sustentável a longo prazo, o cansaço aparece, mas conto com apoio da família, especialmente da minha mãe”, conta a advogada.

Para especialistas, histórias como as de Soraia e Kauane ilustram bem o momento atual de oportunidades, mas também grande concorrência e exigência de preparo constante. “Um erro comum é achar que muitas vagas significam concorrência menor. Outro é tentar estudar para tudo ao mesmo tempo”, alerta Araujo Jr. Em um ciclo promissor como o de 2026, a diferença entre expectativa e aprovação continua sendo feita, sobretudo, pela estratégia, constância e equilíbrio emocional.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

concursos Educação Oportunidades de emprego serviço público

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Governo anuncia concurso com 2.870 vagas para PM e bombeiros

x