CONSCIÊNCIA NEGRA
Alvorada dos Ojás faz tributo pela liberdade religiosa
Por Da Redação

Começa nesta quinta-feira, 19, a 11ª edição da Alvorada dos Ojás, evento organizado pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN) em comemoração ao Novembro Negro.
A programação foi iniciada pelo seminário "Liberdade Religiosa e o Sistema de Justiça", realizado no Hotel Sheraton da Bahia, com a participação de membros do movimento negro e representantes da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça da Bahia.
Durante a noite, líderes religiosos e filhos de santo começam a já tradicional amarração dos ojás (tecidos sagrados do candomblé) em árvores do Dique do Tororó, Campo Grande, Corredor da Vitória e bambuzal do Aeroporto. O objetivo é pedir paz e defender o direito dos adeptos dos cultos afro-brasileiros a realizarem seus rituais e preceitos livremente.
Objetivo da amarração é pedir paz e defender direitos dos adeptos dos cultos afro-brasileiros (Foto: Fafá M. Araújo)
Música
No domingo, 22, artistas baianos realizam um grande show no Dique do Tororó, a partir das 10h, em defesa da liberdade religiosa. Entre eles, estão os cantores Lazzo Matumbi, Márcia Short, Tote Gira e MC Xarope, a badna Toque de Alabês, o grupo Só Samba de Roda e o poeta Pareta Calderasch. O evento é gratuito e aberto ao público.
No sábado, 28, a programação será encerrada com um ato de reverência ao Busto de Mãe Gilda, no Parque do Abaeté (Itapuã). A ialorixá Gildásia dos Santos, homenageada na escultura, se tornou símbolo do combate à intolerância há 16 anos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes