CONSCIÊNCIA NEGRA
Mercado afro cresce apesar da crise econômica
Por Maíra Azevedo

O 'mercado negro' tem se mostrado bastante lucrativo. Não, a afirmação não faz referência a nenhuma prática ilícita. É que a venda de produtos e serviços pensados para a comunidade afro está entre os segmentos que continuam crescendo apesar da crise.
"Existe um resgate do significado de ser negro. Não se espera mais a padronização e sim a valorização das diferenças. Os negros, historicamente excluídos, querem ser vistos. Consomem e são empreendedores", diz o sociólogo Felipe Rocha.
Dona de uma grife de moda praia há 4 anos, Cynthia Paixão, 30, conta que faz questão de colocar algo nas peças que reafirme a identidade da mulher negra, seja nos cortes, que valorizam as formas, ou nas estampas étnicas.
A marca vem fazendo bonito e a empresária dá o crédito ao fato de ser um produto que prioriza mulheres negras e 'plus size'. "Podemos oferecer um serviço pelo qual estamos realizando sonhos, e isso agrega. A crise deixa de existir para nós. Temos algo inovador, estamos fazendo a diferença".
Para o economista George Oliveira, por causa do racismo, os negros estão habituados a criar alternativas de sobrevivência. "Serviços e produtos de beleza voltados para os negros estão em alta", atesta.
Referência
Além de ser empresária, Cynthia Paixão carrega sobre a cabeça uma coroa. Ela foi Deusa do Ébano do Ilê Aiyê, em 2014, e diz que isso influenciou muito as suas escolhas.
"Quando fui rainha do Ilê, pude ampliar minha visão. Aprendi como me posicionar diante a uma sociedade cruel e preconceituosa. Fui a primeira candidata gordinha e isso quebrou muitas barreiras. Hoje, sou referência para muitas mulheres e me sinto feliz em poder representar todas", diz a empresária.

Em 2014, Cynthia foi eleita Deusa do Ébano do Ilê (Foto: Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE)
Autoestima
Pulseiras, turbantes, brincos, colares. Se tem algo que reafirme a beleza de ser negão, então será um dos objetos mais procurados da loja de Najara Souza, mais conhecida com Najara Black. A sua marca - N'Black - se tornou uma referência para quem busca comprar acessórios e roupas que atestem o orgulho da raça.
Além disso, ela faz intercâmbio com empresários negros de outros estados, que usam sua loja para vender seus produtos. A 'preta', como ela gosta de ser chamada, é a queridinha do momento e veste várias celebridades, como Magary Lord.
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