Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
26/06/2024 às 13:00 - há XX semanas | Autor: Conteúdo publicitário

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Crescimento do cooperativismo financeiro e o impacto no agronegócio

Públicos com grande protagonismo da solução cooperativista são os pequenos negócios e produtores rurais

Imagem ilustrativa da imagem Crescimento do cooperativismo financeiro e o impacto no agronegócio
-

O tradicional Relatório de Economia Bancária (REB) do Banco Central (BC) do ano passado destacou a redução da concentração do mercado de crédito nos bancos brasileiros desde 2016. Um dos principais fatores desse movimento é o avanço do cooperativismo financeiro. O Sicoob, por exemplo, expandiu a carteira de crédito em 170% nos últimos cinco anos.

Segundo o estudo, dois públicos com grande protagonismo da solução cooperativista são os pequenos negócios e produtores rurais, em relação aos quais o cooperativismo financeiro é, respectivamente, o primeiro e o segundo maior provedor de recursos em todo o país.

Crédito rural do Sicoob impulsiona negócios

Natural de Ibiassucê, no sertão baiano, o empresário e produtor rural Paulo Fernandes, trabalhou por cerca de 15 anos na cidade de Itamaraju até decidir empreender. “Foi nesse momento que começou a minha parceria com o Sicoob que viabilizou que eu comprasse meu primeiro pedaço de terra e entrasse no negócio de compra e venda de gado”, relembra. Segundo ele, o Sicoob é a extensão dos seus negócios. “No Sicoob, a gente é dono do que é da gente. Sou muito grato por tudo o que foi feito por mim e eu procuro contribuir cada vez mais porque eu devo ao Sicoob parte do meu sucesso”, comemora.

É através de histórias como essa que o Sicoob tem desempenhado um importante papel no desenvolvimento do setor agrícola brasileiro, fornecendo suporte financeiro e consultoria especializada aos produtores rurais. O crédito rural é uma ferramenta essencial para apoiar a agricultura, promover a modernização do campo e contribuir para o crescimento econômico do país. As contratações deste tipo de crédito cresceram 51% em relação, na Bahia, no último ano. Com mais de 1.300 operações em crédito rural, eles representam 59% do total dos créditos ativos no estado.

Imagem ilustrativa da imagem Crescimento do cooperativismo financeiro e o impacto no agronegócio
| Foto: Aleilton Silva Dos Santos

Atualmente, a carteira de crédito do Sicoob é cerca de 20% exclusiva para o produtor rural, o que demonstra a importância que o Sicoob dá a esses brasileiros. O agricultor familiar é um dos principais responsáveis pela produção das frutas, legumes e verduras que consumimos no dia a dia nos grandes centros urbanos. Por isso, o Sicoob tem o maior orgulho em atender a este público em todas as suas necessidades financeiras, inclusive no crédito.

Em termos de linhas de crédito, a instituição atende do agricultor familiar ao médio produtor em todas as necessidades que eles tenham relativas a crédito rural, desde aquisição de máquinas e equipamentos, painéis fotovoltaicos até linhas de custeiam as demandas do dia a dia, com a produção de hortaliças, café, milho, feijão, etc. As demandas do produtor rural são atendidas majoritariamente pelo PRONAF, no qual o Sicoob tem uma carteira bastante importante no estado – com destaque para as regiões do Sertão e Semiárido.

Esses produtores também são atendidos com linhas de crédito próprias das cooperativas nessas mesmas regiões, de forma desburocratizada e simplificada, conseguindo contemplar agricultores familiares que não acessam os créditos governamentais pela exigência de documentos.

O crédito rural é concedido obedecendo as normas do Banco Central. Dentre elas, consta a necessidade de um acompanhamento do plano e projeto técnico objeto do financiamento, ou seja: a cooperativa concede o crédito ao produtor de maneira orientada através de um projeto desenvolvido por um técnico agrícola que atenda as demandas de cada produtor. Em outras palavras, o crédito é concedido desde que haja viabilidade econômico-financeira entre o que o produtor deseja e necessita e o que possível de ser desenvolvido a partir do projeto desenhado em bases técnicas.

Imagem ilustrativa da imagem Crescimento do cooperativismo financeiro e o impacto no agronegócio
| Foto: Aleilton Silva Dos Santos

O apoio do Sicoob ao crédito rural tem proporcionado resultados positivos para o setor agrícola e a economia brasileira como um todo. Com o acesso facilitado ao crédito, os produtores rurais têm investido em tecnologia, melhorias na produtividade e otimização das operações, aumentando a competitividade no mercado internacional. Além disso, o desenvolvimento do agronegócio tem impulsionado a geração de empregos nas áreas rurais e estimulado a economia local.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

São João no Nordeste: expectativa que festejo movimente R$ 4 bilhões

Play

Guaraná Antarctica Zero com novo sabor ainda mais próximo do Original

Play

5 coisas para se fazer ao entrar no site de apostas NetBet

Play

Bahia Travel Operadora apresenta projeto inovador para retomada do Turismo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA