CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Estado da Bahia recebe investimento social privado da Unipar, em 2023
Unipar prevê impactar 900 mil pessoas, em 2023, com 43 projetos
Por Da Redação

A Unipar prevê impactar 900 mil pessoas, em 2023, com 43 projetos já selecionados em todo o país para receber investimento social, devendo movimentar cerca de R$ 15 milhões. Destes, quatro são oriundos da Bahia, onde a companhia – que é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul – contará com uma nova unidade fabril, a ser instalada no Polo petroquímico de Camaçari.
O CEO da Unipar, Mauricio Russomanno, fala sobre o investimento social da empresa. “Por meio desses projetos, reafirmamos o nosso compromisso com as comunidades do entorno das nossas fábricas, levando oportunidades de desenvolvimento e promovendo maior acesso à cultura. Nossa meta de impactar positivamente dois milhões de pessoas até 2025 sempre foi pautada por um olhar especial para essas comunidades e está em linha com nosso propósito de sermos confiáveis em todas as nossas relações”.
Dentre os projetos selecionados para execução neste ano está o “Ceder para vencer”, que tem como objetivo levar para crianças e adolescentes em situação de risco social um complemento educacional através da prática esportiva de judô, no contraturno escolar. A iniciativa deverá contribuir diretamente para a inclusão e transformação social e a construção de valores de cidadania e respeito. O projeto foca na importância da disciplina no dia a dia e o desenvolvimento integral dos alunos beneficiados, bem como nas suas capacidades cognitivas e motoras.
A Unipar patrocina, também, o projeto “Capacitação Esport3”, que tem a proposta de disseminar, expandir e replicar a metodologia Esport3, reconhecida internacionalmente como uma importante ferramenta de uso do esporte para a transformação social e a educação integral. A ideia é promover diálogos e estabelecer conexões nas áreas pedagógica e de gestão e a articulação comunitária, potencializando o impacto das diferentes iniciativas esportivas em cada território. A iniciativa prevê dez oficinas de capacitação de 20 horas no Estado da Bahia e dez no Estado de São Paulo, cada uma atendendo 30 professores da rede pública, totalizando 600 profissionais.
Outro projeto apoiado pela Unipar é o “Quarto fantástico”, em Salvador, que visa a promoção de atividades lúdicas e educativas para crianças e adolescentes em processo de hospitalização, buscando a garantia do seu direito ao desenvolvimento global. A parceria contempla a adequação de espaços físicos para a execução de atividades, através da reestruturação de três quartos no 4ª andar do Hospital Martagão Gesteira, incluindo 12 leitos e ambientação lúdica para um fluxo mensal de 24 crianças e adolescentes, durante nove meses, com idades entre 3 e 14 anos, totalizando 216 beneficiários ao fim do projeto.
O “Sementinhas do esporte”, desenvolvido pelo Instituto Mais Ação, é mais um projeto apoiado pela Unipar e funciona de forma itinerante, com a implementação de dez núcleos esportivo-educacionais. O trabalho soma esforços com escolas da rede pública do Brasil, oportunizando melhorias na formação integral dos alunos, e fortalece os vínculos com o ambiente escolar, mantendo-os longe das ruas e da violência, por meio de hábitos saudáveis, reforço em conteúdos escolares e melhoria da relação com a escola. Os núcleos ocorrem no contraturno escolar para alunos da rede pública de 6 a 11 anos (Ensino Fundamental I).
Envolvimento sociocultural – Alinhada à sua diretriz de sustentabilidade, a Unipar direciona os investimentos para iniciativas com foco no saneamento e no desenvolvimento humano, atuando nas frentes de educação, arte e cultura, esportes e ação social. O montante investido inclui recursos próprios e incentivados no âmbito da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, Programa de Ação Cultural (Proac) e Plano Integrado de Emergência (PIE), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do Bom Empreendedor, além de produtos doados.
Em 2022, a Unipar impactou positivamente cerca de 800 mil pessoas, por meio dos projetos selecionados para receber investimento social. Neste ano, a maior parte das iniciativas foram selecionadas a partir do edital público lançado em outubro de 2022, em parceria com o Instituto Unipar, além de projetos que se alinham ao direcionamento de sustentabilidade da companhia.
A Unipar atua em prol da valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e memorial do Brasil desde a sua criação, legado deixado pela visão de seus fundadores. Um exemplo disso é a doação da coleção Casa Geyer, formada por Maria Cecilia Geyer e Paulo Geyer, representantes da família fundadora da Unipar, ao Museu Imperial de Petrópolis (RJ). A coleção reúne uma casa que será aberta ao público com mais de quatro mil obras de arte e documentos históricos. Na trajetória da empresa se destaca, também, a preservação da pintura da artista plástica Djanira da Motta e Silva “Refinaria”, que retrata o funcionamento das fábricas na década de 70 e foi encomendada em comemoração aos dez anos da Refinaria de Petróleo União, considerada o embrião da Unipar.
Sobre a Unipar – A Unipar se destaca como uma das principais fornecedoras de cloro e soda para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias (entre elas a têxtil, de papel e celulose), além de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outros produtos. A companhia está presente, hoje, no Brasil e na Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Argentina). A empresa tem, ainda, duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e no Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes