Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Estado da Bahia recebe investimento social privado da Unipar, em 2023

Unipar prevê impactar 900 mil pessoas, em 2023, com 43 projetos

Por Da Redação

23/03/2023 - 0:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Estado da Bahia recebe investimento social privado da Unipar, em 2023
-

A Unipar prevê impactar 900 mil pessoas, em 2023, com 43 projetos já selecionados em todo o país para receber investimento social, devendo movimentar cerca de R$ 15 milhões. Destes, quatro são oriundos da Bahia, onde a companhia – que é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul – contará com uma nova unidade fabril, a ser instalada no Polo petroquímico de Camaçari.

O CEO da Unipar, Mauricio Russomanno, fala sobre o investimento social da empresa. “Por meio desses projetos, reafirmamos o nosso compromisso com as comunidades do entorno das nossas fábricas, levando oportunidades de desenvolvimento e promovendo maior acesso à cultura. Nossa meta de impactar positivamente dois milhões de pessoas até 2025 sempre foi pautada por um olhar especial para essas comunidades e está em linha com nosso propósito de sermos confiáveis em todas as nossas relações”.

Dentre os projetos selecionados para execução neste ano está o “Ceder para vencer”, que tem como objetivo levar para crianças e adolescentes em situação de risco social um complemento educacional através da prática esportiva de judô, no contraturno escolar. A iniciativa deverá contribuir diretamente para a inclusão e transformação social e a construção de valores de cidadania e respeito. O projeto foca na importância da disciplina no dia a dia e o desenvolvimento integral dos alunos beneficiados, bem como nas suas capacidades cognitivas e motoras.

A Unipar patrocina, também, o projeto “Capacitação Esport3”, que tem a proposta de disseminar, expandir e replicar a metodologia Esport3, reconhecida internacionalmente como uma importante ferramenta de uso do esporte para a transformação social e a educação integral. A ideia é promover diálogos e estabelecer conexões nas áreas pedagógica e de gestão e a articulação comunitária, potencializando o impacto das diferentes iniciativas esportivas em cada território. A iniciativa prevê dez oficinas de capacitação de 20 horas no Estado da Bahia e dez no Estado de São Paulo, cada uma atendendo 30 professores da rede pública, totalizando 600 profissionais.

Outro projeto apoiado pela Unipar é o “Quarto fantástico”, em Salvador, que visa a promoção de atividades lúdicas e educativas para crianças e adolescentes em processo de hospitalização, buscando a garantia do seu direito ao desenvolvimento global. A parceria contempla a adequação de espaços físicos para a execução de atividades, através da reestruturação de três quartos no 4ª andar do Hospital Martagão Gesteira, incluindo 12 leitos e ambientação lúdica para um fluxo mensal de 24 crianças e adolescentes, durante nove meses, com idades entre 3 e 14 anos, totalizando 216 beneficiários ao fim do projeto.

O “Sementinhas do esporte”, desenvolvido pelo Instituto Mais Ação, é mais um projeto apoiado pela Unipar e funciona de forma itinerante, com a implementação de dez núcleos esportivo-educacionais. O trabalho soma esforços com escolas da rede pública do Brasil, oportunizando melhorias na formação integral dos alunos, e fortalece os vínculos com o ambiente escolar, mantendo-os longe das ruas e da violência, por meio de hábitos saudáveis, reforço em conteúdos escolares e melhoria da relação com a escola. Os núcleos ocorrem no contraturno escolar para alunos da rede pública de 6 a 11 anos (Ensino Fundamental I).

Envolvimento sociocultural – Alinhada à sua diretriz de sustentabilidade, a Unipar direciona os investimentos para iniciativas com foco no saneamento e no desenvolvimento humano, atuando nas frentes de educação, arte e cultura, esportes e ação social. O montante investido inclui recursos próprios e incentivados no âmbito da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, Programa de Ação Cultural (Proac) e Plano Integrado de Emergência (PIE), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do Bom Empreendedor, além de produtos doados.

Em 2022, a Unipar impactou positivamente cerca de 800 mil pessoas, por meio dos projetos selecionados para receber investimento social. Neste ano, a maior parte das iniciativas foram selecionadas a partir do edital público lançado em outubro de 2022, em parceria com o Instituto Unipar, além de projetos que se alinham ao direcionamento de sustentabilidade da companhia.

A Unipar atua em prol da valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e memorial do Brasil desde a sua criação, legado deixado pela visão de seus fundadores. Um exemplo disso é a doação da coleção Casa Geyer, formada por Maria Cecilia Geyer e Paulo Geyer, representantes da família fundadora da Unipar, ao Museu Imperial de Petrópolis (RJ). A coleção reúne uma casa que será aberta ao público com mais de quatro mil obras de arte e documentos históricos. Na trajetória da empresa se destaca, também, a preservação da pintura da artista plástica Djanira da Motta e Silva “Refinaria”, que retrata o funcionamento das fábricas na década de 70 e foi encomendada em comemoração aos dez anos da Refinaria de Petróleo União, considerada o embrião da Unipar.

Sobre a Unipar – A Unipar se destaca como uma das principais fornecedoras de cloro e soda para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias (entre elas a têxtil, de papel e celulose), além de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outros produtos. A companhia está presente, hoje, no Brasil e na Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Argentina). A empresa tem, ainda, duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e no Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

São João no Nordeste: expectativa que festejo movimente R$ 4 bilhões

Play

Guaraná Antarctica Zero com novo sabor ainda mais próximo do Original

Play

5 coisas para se fazer ao entrar no site de apostas NetBet

Play

Bahia Travel Operadora apresenta projeto inovador para retomada do Turismo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA