CORONAVÍRUS
Butantan detecta 19 variantes do novo coronavírus em São Paulo
Por Da Redação

Circulam no estado de São Paulo 19 variantes do novo coronavírus, segundo levantamento feito pelo Instituto Butantan. A instituição lança nesta quarta-feira, 16, o boletim epidemiológico da Rede de Alertas das Variantes, que será atualizado semanalmente com o objetivo de detectar as cepas em circulação.
O primeiro mapeamento foi realizado com dados de janeiro até o dia 29 de maio (21ª semana epidemiológica) e aponta que a variante Gama (P.1), identificada pela primeira vez em Manaus, é predominante no estado, correspondendo a 89,9% dos casos. "Foram sequenciados 4.812 (0,58%) genomas completos de 834.114 (39,2%) casos positivos", informa o Butantan.
O Departamento Regional de Saúde (DRS) da Grande São Paulo teve a maior quantidade de variantes identificadas (13). Na sequência, vieram a DRS Sorocaba e a DRS Campinas, com oito e sete variantes, respectivamente.
De acordo com o instituto, o trabalho possibilitará o acompanhamento da distribuição e evolução temporal da incidência das variantes, testes realizados por região, amostras positivas e o índice de resultados positivos encaminhados para sequenciamento genômico. Também será possível verificar as frequências absolutas e relativas das linhagens do vírus por Departamento Regional de Saúde.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes