Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > coronavírus > PANDEMIA BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PANDEMIA BRASIL

113 mil servidores públicos foram afastados de seus postos desde o início da pandemia

Da Redação

Por Da Redação

12/11/2021 - 8:39 h
Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil | 21.05.2021
Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil | 21.05.2021 -

Mais de 113 mil servidores públicos foram afastados desde o início da pandemia devido a adoecimento ou contato com casos suspeitos de Covid-19. Isso representa cerca de 20% das solicitações de interrupção do trabalho, assim como atinge cerca de um quinto do total de funcionários da União. As informações foram levantadas pelo jornal carioca Metrópoles, a partir de dados do Ministério da Economia.

No pódio das pastas com mais afastamentos estão a própria Economia (12.738), o Comando da Marinha (9.121) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (7.418). De outubro de 2020 até setembro deste ano, o contingente de 552,8 mil afastamentos de funcionários se deus, mesmo a adoção do teletrabalho. Outros motivos além da Covid-19 são por motivo de pós-graduação, maternidade/paternidade, capacitação/treinamento e acompanhamento de terceiros.

Tudo sobre Pandemia Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os três primeiros lugares do ranking de setores com mais afastamentos são seguidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) (6.878), o Ministério da Saúde (6.247) e o Comando do Exército (4.823). Com a vacinação, entretanto, a taxa de afastamentos nos últimos cinco meses tem sido menor no período analisado.

Em setembro deste ano, o número de pedidos é o menos nos 11 meses, com 2.103 pessoas longe das repartições públicas. No ano passado, o valor foi quase seis vezes maior em outubro, com a saída temporária de 12.948 trabalhadores. Em todos os casos, a legislação brasileira resguarda aos servidores o direito de pagamento do salário.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas