PANDEMIA
Pfizer disponibilizará vacina contra a variante Ômicron em março
Pesquisas foram iniciadas em novembro do ano passado
Por Da Redação
O diretor-geral da Pfizer, Albert Bourla, declarou, nessa segunda-feira, 10, que uma vacina contra a Covid-19 adaptada para a variante Ômicron será, provavelmente, necessária e que a farmacêutica disponibilizará o novo imunizante até março deste ano.
Segundo Bourla, a Pfizer construiu tanta capacidade de fabricação para a vacina que não seria um problema trocá-la imediatamente. O laboratório está pronto para solicitar a aprovação regulatória dos EUA e lançá-la em março.
O executivo afirmou, ainda, que a Pfizer e a parceira BioNTech SE estão trabalhando em uma versão da vacina direcionada à variante de origem sul-africana, assim como uma outra que incluiria tanto a composição anterior quanto uma voltada à variante de rápida disseminação. No final de novembro do ano passado, ele já havia sinalizado sobre o início dos estudos de uma versão para combater a nova cepa.
A Moderna, outro laboratório que produz uma vacina contra a Covid-19 (não autorizada no Brasil), também trabalha em um imunizante contra a Ômicron, que poderia estar pronto no próximo semestre.
De acordo com um estudo da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, as vacinas da Pfizer e da Moderna apresentam cerca de 10% de eficácia na prevenção da infecção sintomática por Ômicron vinte semanas após a segunda dose. Já a dose de reforço pode ser até 75% eficaz na prevenção das mesmas infecções.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes