CORONAVÍRUS
Presidente do Consórcio Nordeste anuncia a suspensão da compra da Sputnik V
Presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou nesta quinta-feira, 5, a suspensão da importação da vacina russa Sputnik V, após reunião do grupo com o Fundo Soberano Russo.
Foi suspenso o acordo para o fornecimento de 37 milhões de doses do imunizante após novas exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo o presidente do consórcio. Além disso, a vacina não foi incluída no Plano Nacional de Imunização.
O primeiro lote, com cerca de 1 milhão de doses para seis estados do Nordeste, tinha entrega prevista para julho.
"É lamentável, o Brasil vive uma situação com alta mortalidade, mais de mil óbitos por dia. Temos vacinas disponíveis, mas impedidas de entrar no Brasil devido uma decisão da Anvisa que faz uma alteração no padrão de teste, junto com a não inclusão pelo Ministério da Saúde no plano nacional de vacinação e a falta da licença de importação. Tivemos a suspensão da entrega da vacina até que se tenha uma autorização do uso do imunizante no Brasil", declarou Dias.
As doses da Sputnik V que seriam destinadas ao Brasil serão enviadas para o México, Argentina e Bolívia, informou o Fundo Soberano Russo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro