Busca interna do iBahia
HOME > CORONAVÍRUS

CORONAVÍRUS

SEI: Carnaval representa risco de nova onda da Covid na Bahia

Da Redação
Por Da Redação
Grandes festas podem "ameaçar todo esforço feito até aqui", segundo estudo | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE
Grandes festas podem "ameaçar todo esforço feito até aqui", segundo estudo | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE - Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE

A realização de grandes festas, como o Carnaval, pode desencadear uma nova onda de Covid-19 na Bahia, segundo estudo publicado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.

O documento destaca que, mesmo com uma taxa de vacinação levemente superior à Bahia e com dados de mais baixa contaminação e mortes três meses atrás, a Alemanha tem atualmente os indicadores de maior pico, com uma nova onda da doença.

Tudo sobre Coronavírus em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

No país europeu, a média móvel de novos casos está em 53 mil e a taxa de incidência em níveis muitos superiores aos observados desde o começo da pandemia: 400 novos casos por 100 mil habitantes.

"Não parece razoável submeter a população a festejos com adesão do grande público, como são o Carnaval e Réveillon na Bahia, pois pode ameaçar todo esforço feito até aqui", afirma Armando Castro, diretor de indicadores e estatística da SEI.

Conforme o estudo, a formação de uma nova onda pode ter um espaço temporal de três meses, como aconteceu na Alemanha. O risco na Bahia é ampliado pelo verão, com a atração de turistas residentes no país e vindos do exterior para as festas de fim de ano.

O estudo destaca também os riscos por causa do aparecimento da variante ômicron, devido ao grau de incerteza referente à transmissão ou imunidade vacinal.

Atualmente, a Bahia representa 4,4% das mortes por covid no país e uma das menores taxas de letalidade da doença (2,16%). O estado tem ainda a segunda menor taxa de mortalidade por 100 mil habitantes (183), atrás somente do Maranhão, com 143 óbitos por 100 mil habitantes.

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste também recomendou a não realização do Carnaval nos estados da região.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas