Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Ação estimula doação e leitura em Salvador; saiba detalhes

Projeto chega para a cidade nesta quinta-feira, 4

Por Grazy Kaimbé*

03/04/2025 - 9:20 h
Projeto “Circule Um Livro”
Projeto “Circule Um Livro” -

Em um país onde o incentivo à leitura ainda enfrenta desafios, uma iniciativa busca ampliar o acesso aos livros e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental. Nesta quinta-feira, dia 04, o projeto “Circule Um Livro” chega a Salvador para mais uma edição, na Biblioteca Central do Estado da Bahia. A iniciativa levará a ideia de economia circular e estímulo à leitura em diversas datas.

Criado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), aqui na Bahia o projeto ganhou a parceria da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). Desde o ano passado, as associações decidiram manter o “Circule Um Livro” anualmente e, além de Salvador, será realizado este ano em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Vitória (ES).

O mês escolhido para a campanha não é por acaso: abril reúne datas importantes para a literatura e a conscientização ambiental, como o Dia Nacional da Biblioteca (9/4), o Dia Nacional do Livro Infantil (18/4) e o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23/4).

Amanhã, a Biblioteca recebe uma roda de conversa sobre o ciclo do papel, economia circular e reciclagem, com a participação de Tamires Neves, diretora de Bibliotecas Públicas do Estado, Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF, a artista plástica Maria Luedy e Ana Paula Carneiro, gestora da Biblioteca Comunitária Sete de Abril.

Já no dia 9, acontece uma sessão de contação de histórias e o lançamento do livro Casa de Vó, da professora Cláudia Santana, seguida pelo lançamento dos livretos Afrobeto, da professora Bia Barreto, voltados para a educação antirracista.

No dia 14, o autor Lucas de Matos participa de um encontro para falar sobre suas obras Preto Ozado e Antes que o Mar Silencie.

“Qualquer iniciativa que faça os livros circularem e busque expandir a literatura é um sucesso, principalmente porque aproxima as pessoas da palavra. Percebo, em muitos eventos literários, que muita gente tem medo de se aproximar da palavra, de pegar um livro, como se ele não fosse para elas. Abrir um livro é embarcar em uma viagem – e essa viagem quase sempre nos leva a novos lugares”, ponderou o escritor Lucas Matos.

O escritor acredita que a circulação de livros potencializa a formação de novos leitores e permite que as pessoas conheçam as produções da sua própria terra.

“Muitas vezes, as pessoas só ouvem falar dos grandes clássicos, sem ter contato com escritores da cena literária contemporânea. E, claro, os clássicos são fundamentais – são a base que permite que a escrita evolua e se renove. No entanto, é essencial conhecer quem está produzindo agora e o que está sendo escrito no presente”, destaca.

“Circular um livro não só amplia esse conhecimento sobre os autores, mas também fortalece o senso de identidade dos novos leitores. Eles passam a se enxergar dentro desse universo literário, criando uma verdadeira 'cidade do leitor'", continuou.

Já no final do mês, no dia 23, a Biblioteca recebe mais uma sessão de contação de histórias com Terezinha Passos, Carla Chastinet, Lucianna Ávila e Rita Araújo, todas trazendo lançamentos de livros infantis. A ação conta com o apoio de diversas instituições locais, como a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), a Unijorge e a Associação Comercial da Bahia (ACB). O projeto convida os soteropolitanos a participarem, doando ou retirando exemplares e garantindo que cada livro ganhe um novo leitor.

Segundo a coordenadora de Comunicação e Projetos da ABAF, Yara Vasku, um dos principais objetivos é ampliar a divulgação sobre a sustentabilidade do papel. “Ele é produzido a partir de árvores cultivadas especificamente para esse fim, entre outros usos. A madeira, aliás, é matéria-prima de mais de cinco mil produtos que consumimos no dia a dia, e um dos mais conhecidos é o papel, presente em diversas aplicações: cadernos, livros, papéis sanitários, máscaras, aventais, fraldas, embalagens, papelão e muitos outros. Nosso objetivo é mostrar que o papel é um produto sustentável, produzido de forma responsável e essencial no nosso cotidiano”, ressaltou.

O evento desta edição também será realizado no Shopping Center Lapa, mas a programação ainda não está totalmente definida. A campanha de arrecadação de livros ampliou seus pontos em Salvador e no interior da Bahia, incluindo Eunápolis e Porto Seguro. As doações serão destinadas a bibliotecas comunitárias e iniciativas de incentivo à leitura. Na capital, os pontos de coleta estão localizados na ABAF (Pituba), ABI (Praça da Sé, Centro), ACB (Comércio), FAEB (Comércio), FIEB (Stiep), Rodoviária (Pernambués) e Unijorge (Paralela).

Como surgiu o projeto?

O projeto “Circule Um Livro" surgiu com a missão de democratizar o acesso à leitura e incentivar a reutilização de livros, promovendo um ciclo sustentável dentro da indústria do papel, idealizada como uma campanha de estímulo à circulação de exemplares já lidos. Segundo Yara, em Salvador, o objetivo é expandir os pontos de coleta e circulação para outras regiões. “Queremos mostrar que qualquer pessoa pode mobilizar sua comunidade e criar alternativas para disponibilizar livros e compartilhar conhecimento”.

Além de ampliar o acesso à leitura, o projeto destaca o papel do setor florestal na educação, mostrando como a sustentabilidade e a economia circular podem caminhar juntas no universo literário. "Eu acredito que iniciativas positivas podem servir de inspiração para que mais pessoas não só participem de projetos já existentes, mas também criem os seus, como no caso das bibliotecas comunitárias. Nem todo mundo tem acesso fácil a uma biblioteca, seja porque não há uma por perto, porque a escola não dispõe desse espaço ou porque faltam livrarias na região. Também pode não existir uma rede de empréstimo de livros ou um clube do livro acessível. Por isso, toda iniciativa que facilita esse acesso contribui para um propósito maior”, finaliza Yara.

Roda de conversa com Tamires Neves (Diretora de Bibliotecas Públicas do Estado), Wilson Andrade (diretor executivo da ABAF) e a artista plástica Maria Luedy com Ana Paula Carneiro / Amanhã, 15h / Biblioteca Central / Veja programação completa de atividades do projeto #CIRCULEUMLIVRO no site www.abaf.org.br

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Projeto “Circule Um Livro”
Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

Projeto “Circule Um Livro”
Play

Web resgata Claudia Leitte trocando hit de Saulo: "Canto pra Javé"

Projeto “Circule Um Livro”
Play

Tony Salles confirma primeiro ensaio de verão; saiba detalhes

Projeto “Circule Um Livro”
Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA