Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Após recesso de fim de ano, produtores anunciam montagens em Salvador

Eduarda Uzêda

Por Eduarda Uzêda

05/01/2012 - 7:48 h

Com a chegada de 2012, diretores, atores e produtores baianos adiantam alguns projetos para este ano. Estreias de produções locais e peça nacionais vão movimentar a cena local.

Nesta sexta-feira, 06, como pontapé inicial, estreia "Entre Nós – Uma Comédia sobre Diversidade", no Teatro Gamboa, às 20 horas. O texto e direção são de João Sanches. A peça gira em torno de dois atores em processo de criação de um enredo de amor entre um casal gay. No elenco, Igor Epifânio e Anderson Dy Souza.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Já próximo dia 11, o ator Marcelo Praddo estreia o terceiro solo da sua carreira: o espetáculo Thomas Tomas Blues, que será apresentado no Theatro XVIII, às 20 horas, com preço de R$ 1 (integra o Verão Cênico). O texto é de Aninha Franco e a direção de Rita Assemany. Marcelo explica que “esta peça é uma versão masculina do espetáculo Ema Thomas Blues, protagonizado por Valéria”.

Já o diretor Deolindo Checcucci inicia, no próximo dia 10, os ensaios do espetáculo "A Mulher de Roxo", sobre uma das figuras urbanas míticas mais populares de Salvador nos anos 70. A produtora e atriz Selma Santos será a protagonista e atuará, entre outros, com Mario Gadelha.

A intérprete informa que a previsão de estreia é para abril. Este mês, também tem estreia do grupo Los Catedrásticos, que revolucionou a cena teatral dos anos 90 satirizando as letras de música no Recital da Novissima Poesia Baiana. A direção é de Paulo Dourado.

Jorge Amado - As comemorações do centenário de nascimento Jorge Amado não vão passar em branco. Selma Santos anuncia para o segundo semestre, em Ilhéus, a produção da peça "Capitães da Areia", com elenco do filme de Cecília Amado. A direção será de Elisa Mendes.

E Fernando Guerreiro anuncia, também para o segundo semestre, a estreia do espetáculo "O Sumiço da Santa", texto adaptado de Gil Vicente Tavares (Sargento Getúlio). A trama trata do desaparecimento de uma preciosa imagem de Santa Bárbara, às vésperas da abertura de uma grande exposição de arte sacra, deixando polícia, autoridades e imprensa em polvorosa.

O eixo narrativo traz o embate entre duas mulheres notáveis: uma católica e puritana, filha de negra com espanhol, e sua fogosa sobrinha, adepta do candomblé, o que renderá bons papéis femininos.

Drácula - As novidades não param por aí. Já está aprovada, no projeto Demanda Espontânea, a montagem "Drácula", da Companhia Super Nova Teatro, grupo residente no Teatro Vila Velha.

As especulações apontam o ator Bertrand Duarte como protagonista, mas a atriz da companhia, Luísa Prosérpio, diz que “certo mesmo é que a montagem acontecerá no segundo semestre”. O custo é de R$ 150 mil. Já atriz Andréa Elia vai encarar o primeiro solo da carreira, com texto que trata do universo feminino. A dramaturgia será de Claudio Simões e a direção de Fernando Guerreiro.

A cena infantil também acena com novidades. Além de "Paparutas", direção de Débora Landim com a Cia. Novos Novos, Fernanda Paquelet anuncia novo espetáculo. Trata-se de "Isso não é Comigo". “A montagem trata da violência nas escolas e terá no elenco, entre outros intérpretes, Jarbas Oliver, Ricardo Fagundes e Ana Cartaxo”, destaca.

Peças nacionais - O produtor Fred Soares também enumera algumas peças nacionais que integram a programação do Catálogo Brasileiro de Teatro, que virão a Salvador.
Entre elas, "Pterodatilos", com Marco Nanini, em março; "Os Altruístas", com Mariana Ximenes, e "Conversando com Mamãe", com Herson Capri e Beatriz Seagall, em abril; e "Tudo que eu Queria te Dizer" com a atriz Ana Beatriz Nogueira, em maio.

Para o segundo semestre, o produtor anuncia, entre outras, "Abalou Bangu", com Paulo Goulart e Cristina Pereira, e "Toc Toc", com Marcia Cabrita e Cíntia Falabela no elenco. E a Associação Lírica da Bahia (Alba) escolheu montar, este ano, a ópera "Carmen", de George Bizet, para marcar os 30 anos de atividades da instituição.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

Play

Cultura afro ganha destaque com Zebrinha na Bienal Sesc de Dança

Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

x