Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
27/06/2023 às 5:45 - há XX semanas | Autor: Elis Freire*

CULTURA

Após três anos, Teatro Sesc reabre com show de Carlinhos Brown

Apresentação acontece nesta terça-feira, com o show 'do multi-instrumentista baiano Umbalista'

Brown promete apresentar sucessos dos Tribalistas e do axé
Brown promete apresentar sucessos dos Tribalistas e do axé -

Após três anos fechado para reformas, o Teatro Sesc Casa do Comércio volta a funcionar com shows e peças teatrais de grande porte para a população de Salvador. O show Umbalista, com direção, percussão e vocal de Carlinhos Brown marcará a reinauguração do importante espaço cultural, hoje, às 19h.

Com releituras de canções clássicas do artista, a apresentação reúne convidados e representantes das entidades responsáveis pelo teatro - o Sesc Bahia e a Federação do Comércio do Estado da Bahia, Fecomércio.

“A recolocação do Teatro Sesc é de suma importância para a população baiana. Com a infeliz suspensão do Teatro Castro Alves, nós temos hoje o melhor teatro da capital, com o que há de melhor em termos de acústica, iluminação e som. É muito importante que o Sesc possa oferecer um teatro, com essa capacidade e tecnologia, para eventos culturais e artísticos”, afirma Kelsor Fernandes, presidente da Fecomércio.

O prédio de arquitetura inovadora de Jáder Tavares, Otto Gomes e Fernando Frank, localizado na Avenida Tancredo Neves, que tem mais de 30 anos de história, se recoloca como um espaço cultural de peso para a cidade, em especial para os trabalhadores do comércio, bens, serviços e turismo.

O teatro que possui 521 lugares recebe convidados hoje para o show de Carlinhos Brown, mas a reabertura para o público em geral acontece a partir do dia 1 de julho com shows de Nando Reis, Elba Ramalho, Vanessa da Mata e outros artistas.

“A reabertura é um presente para o mundo artístico que encontra grande desproteção com espaços cada vez mais escassos para essas manifestações. Poder me mostrar neste teatro icônico, depois de um momento de vácuo, de ter ficado tanto tempo fechado, é muito importante. A Casa do Comércio já me proporcionou grandes encontros e presentes”, ressalta Brown.

O evento desta noite para o show que homenageia a trajetória de Brown como melodista e instrumentista contará com uma solenidade de reabertura. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia e dos Conselhos Regionais do Sesc e Senac, Kelsor Fernandes, o diretor regional do Sesc Bahia, Marconi Sousa, representantes da CNC e do Estado e do Município, estarão presentes para apresentar o novo teatro aos produtores culturais, imprensa e artistas da cidade.

Fernandes promete uma gestão com foco na arte e cultura. “Vamos fazer uma programação extensa nos nove teatros espalhados pela Bahia para oferecer cultura e lazer aos comerciários, seja da capital ou do interior. Para nós, é muito importante fazer esses teatros estarem funcionando com artistas de renome nacional, e local também, para que a gente possa mostrar o melhor da cultura do nosso país e, principalmente, do nosso Estado”, afirma.

Canções de Brown

Umbalista, projeto que surgiu na pandemia com álbum digital e lives, é uma celebração da face mais poética e melódica do autor e multi-instrumentista. Com clássicos de autoria do próprio Brown, como Velha Infância, Vilarejo e Amor I Love You, conhecidos na voz da companheira de Tribalistas, Marisa Monte, o show homenageia e renova a trajetória artística do músico baiano.

“Umbalista é a permissão que peço a Marisa e Arnaldo para que, agora em ‘um’, eu possa traduzir as nossas canções, com novos modelos e arranjos para músicas que gravamos juntos. Mas, também, é uma oportunidade de fazer combinações, trazer outras canções que ficaram conhecidas na música carnavalesca da Bahia, para explorar a poesia e a melodia que elas têm”, explica Brown.

O cantor, compositor e instrumentista se apresenta ao lado do maestro Thiago Pulgas nos teclados e samplers, e Jaguar Andrade na guitarra e violões. Carlinhos assume o vocal e a percussão, além de assinar a direção artística com Ivanna Soutto.

Muito Obrigado, Axé, canção conhecida na voz de Ivete Sangalo, Selva Branca - sucesso na voz de Bel Marques - Carnalismo, Cantinho, Tantinho, Teia da Felicidade, A Namorada são mais algumas das músicas presentes em um show que une músicas de MPB de autoria de Brown, junto a releituras de canções carnavalescas da axé music.

“Ele é um apanhado de um resultado meu como cancioneiro baiano. Umbalista não tem só Tribalistas, tem também a memória da axé music. É sobre meu desejo de fazer canções mais melódicas. Eu fui atrás do meu repertório de quase mil canções gravadas para dar giros diferentes do que apresento no carnaval”, afirma o artista.

O show é mais intimista, mas promete embalar o público com alguns hits marcantes. “As pessoas reconhecem automaticamente as músicas. Porque o axé é um movimento coletivo, revolucionário musicalmente. Isso fortalece o quanto é pop a música que fazemos na Bahia”, conta.

Umbalista, espetáculo que está só no início de suas apresentações presenciais, conta sempre com uma surpresa em cada show. Brown adianta que a surpresa da vez é uma participação especial que dividirá com ele o palco esta noite. Mas o cantor preferiu manter o suspense e não revelou quem é o(a) artista que vai estar com ele.

O show será fechado para convidados, mas a partir do dia 1º de julho, o teatro estará de portas abertas para o público com uma agenda diversa de shows e peças teatrais. No dia 1º, o espaço recebe a paraibana Flávia Wenceslau e, no dia 2, o cantor e compositor Nando Reis. Os Irmãos Macêdo e Vanessa da Mata tocam no final de semana dos dias 14 e 15 de julho, e Elba Ramalho se apresenta no dia 21.

Os shows possuem valor diferenciado para quem possui a credencial Sesc. Os ingressos para os espetáculos do primeiro final de semana (01 e 02 de julho) já estão à venda pela plataforma do Sympla.

*Sob supervisão do editor Eugênio Afonso

Assuntos relacionados

Carlinhos Brown show teatro sesc

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Carlinhos Brown show teatro sesc

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Carlinhos Brown show teatro sesc

Publicações Relacionadas

A tarde play
Brown promete apresentar sucessos dos Tribalistas e do axé
Play

Vídeo: Velório de Mestre Bala vira "carnaval" e viraliza nas redes

Brown promete apresentar sucessos dos Tribalistas e do axé
Play

Marcelo Sangalo revela talento de cantor e divide opiniões; assista

Brown promete apresentar sucessos dos Tribalistas e do axé
Play

10 anos de 'Bilu Bilu': conheça história não contada do hit de Pablo

Brown promete apresentar sucessos dos Tribalistas e do axé
Play

Jorge Vercillo recebe título de cidadão soteropolitano de Ivete

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA