CULTURA
Belíssima tem um final simples e genial
Por Agencia Estado
No vácuo da eliminação da seleção brasileira na Copa, a novela Belíssima teve seu suspense minado por uma especulação da imprensa que beirou a histeria. De repente, parece que ficamos sem assunto e jogamos um peso tremendo nos ombros do autor Silvio de Abreu. Sobrou para ele.
Muitas das cenas da novela das nove, algumas delas decisivas, já haviam sido descritas em mínimos detalhes durante a semana em sites, jornais e revistas especializadas em televisão - até mesmo aquela em que Bia Falcão (Fernanda Montenegro) termina ao lado de Mateus (Cauã Reymond), em frente à Torre Eiffel. Na sexta-feira, dia do último capítulo, o próprio site da novela se rendeu aos boatos, e publicou um resumo dos cinco finais escritos por Silvio para a trama. Bem, então seria um daqueles desfechos, pronto.
Dito isso, elegemos uma outra charada: Belíssima bateria o recorde da antecessora América e se consagraria como a novela com o último capítulo mais visto da história da TV brasileira? Essa foi uma bola levantada também na sexta-feira, e lembrou aqueles recordes todos que os craques da nossa seleção pareciam preocupados em alcançar. Belíssima não bateu América. Deu 60 pontos de média, com 80% de share (o que significa que de cada 10 televisores ligados no País, 8 estiveram sintonizados na TV Globo durante as duas horas que durou o capítulo). A trama de Glória Perez, graças ao anunciado e não veiculado "primeiro beijo gay da história da TV brasileira", marcou 66 pontos de média, e 82% de share.
Mas se é para pôr a discussão em torno de Ibope, podemos dizer que, sem dúvida alguma, o melodrama misturado à tragédia grega e aos filmes policiais é um fenômeno não de um dia, mas de sete meses. Confortável numa média de 57 pontos - com picos de até 64 - durante o período em que ficou no ar, não era mesmo necessário que o autor tirasse nenhum beijo gay da cartola para agarrar a audiência pelo pescoço justamente no último capítulo.
Ah, não teve beijo gay, mas teve incesto. Nunca se viu a TV dar tratar um tema tabu com tanta naturalidade, mesmo sendo um incesto leve, digamos assim, entre tia e sobrinho. Vitória (Cláudia Abreu), descobriu-se, é filha de Bia e, portanto, tia de seu primeiro marido, Pedro (Henri Castelli). Ninguém pareceu dar muita bola para isso lá nos Campos Elísios.
Quanto ao outro mistério, sobre quem seria o grande vilão da história, Silvio havia prometido coerência e não surpresa. Mas de que vilão estivemos falando durante todos estes dias?
O autor nos enganou ou, melhor, nós nos deixamos enganar pelas pistas que ele plantou. Mestre, esse Silvio de Abreu. Não havia vilão mor, além do "escroque Medeiros (Ítalo Rossi) , auxiliado pela secretária Yvete (Angelita Feijó, que passou quase que a novela toda dizendo "bom dia" e "boa tarde", mas numa grande reviravolta, encerrou sua participação no horário nobre com um posto de vilã a capa de revista masculina no currículo). Não foi óbvio, foi simples e, por isso, genial.
Ficou a impressão de que Júlia (Glória Pires) só terminou com Nikos (Toni Ramos) porque André (Marcello Antony), de quem ela parecia gostar, foi dar uma herói e morreu - será que o grego teria chance com aqueles olhos verdes no jogo?
E Bia e Mateus de amorzinho em frente à Torre Eiffel lembrou aquela "banana" de Reginaldo Farias em Vale Tudo (1988), de Gilberto Braga, primor de novela - Silvio, aliás, pôs lindamente a terceira idade para beijar na boca em Belíssima. A vilã não foi para a prisão e, não bastasse, se apoderou do namorado da melhor amiga. Já teve gente reclamando, porque não gostou de ver a impunidade na tela. Mas Silvio avisou que o final seria coerente.
Nesse caso, podemos ler que a coerência tem a ver com o sentimento do País de que rico não vai para a cadeia, e os espertos vencem sempre. Não é à toa, veja só, que Bento (Nelson Xavier) e Diva (Via Negromonte), dois pés-de-chinelo terminaram atrás das grades.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes