LINGUAGEM UNIVERSAL
Canções de Gerônimo ganham livro de partituras pela Escola de Música da Ufba
O lançamento será amanhã, na Reitoria do Canela
Por Grazy Kaimbé*
Com mais de 50 anos de carreira, o cantor e compositor baiano Gerônimo Santana mistura em suas canções o sagrado e o profano, o tradicional e o contemporâneo, com a maestria de quem reinventa ritmos e eterniza histórias em cada acorde. Em tributo a esse ícone da música popular, a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS-Ufba) lança amanhã, às 17h, na Reitoria da instituição, um musicbook que reúne algumas de suas maiores composições.
O e-book, com quase 600 páginas, reúne 11 composições e está disponível para download gratuito no repositório da universidade. A obra traz a transcrição detalhada para partitura de todos os instrumentos presentes nas músicas do artista. O professor Rowney Scott, docente da Ufba e produtor do musicbook, dedica-se ao estudo das canções de Gerônimo há mais de dez anos. Ele destaca a sua influência na cultura popular brasileira e a importância de projetos acadêmicos como este.
“Esse trabalho contribui para a revitalização dessas músicas, tornando-as mais perenes. É um registro completo, que inclui cada nota da percussão, bateria e sopros, tudo detalhado. Isso possibilita que músicos de países distantes, como Japão ou Índia, possam tocar essas canções. Assim, qualquer pessoa com leitura musical, em qualquer parte do mundo, pode acessar e interpretar essas obras, ajudando a preservar e disseminar esse rico repertório”, enfatiza o professor.
Amanhã, o evento contará com a presença de artistas como Waltinho Queiroz, cantor e compositor, além de membros da comunidade acadêmica e destacados nomes da cena cultural soteropolitana. Após a cerimônia de lançamento, a noite será abrilhantada por uma apresentação especial de uma banda formada por estudantes da Escola de Música, que dará vida aos sucessos do artista conhecido como o "Mensageiro da Alegria".
Memória harmônica
Gerônimo Santana iniciou sua trajetória musical ainda criança, apresentando-se na Orquestra Filarmônica da Ilha. A partir dos anos 1980, a voz por trás de hinos do Carnaval como Eu Sou Negão e Lambada da Delícia (ambas de 1987) ganhou destaque nos palcos de Salvador. Sua composição mais icônica, É d’Oxum (1985), criada em parceria com Vevé Calasans, que faleceu em 2012, alcançou reconhecimento internacional no final da década de 1990, em uma regravação memorável de Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira. E todas essas canções estão reunidas no musicbook.
Para o artista, o lançamento do projeto é um marco para a memória cultural e da valorização da música popular brasileira.
“Ter minhas músicas registradas no musicbook, lançado pela UFBA, é, para mim, um grande fortalecimento da memória cultural, registrando o momento e a época em que esse tipo de música foi criado. Na verdade, é como a nossa formação genética: uma mistura de muitas influências que, ao mesmo tempo, carrega raízes profundamente populares. É um registro vivo e essencial, com a Universidade Federal da Bahia, por meio de sua Escola de Música, assumindo um papel de protagonismo nesse processo”, afirma Gerônimo.
A ideia do Musicbook nasceu em um contexto acadêmico, como parte das atividades da disciplina Oficina de Estilos, oferecida no curso de Bacharelado em Música Popular da UFBA. Criado em 2009, o curso representa também um marco para a integração da cultura popular no ambiente universitário, trazendo para o centro do debate acadêmico ritmos afro-brasileiros e latinos, muitas vezes marginalizados.
“Gerônimo é uma matriz da música baiana, alguém que soube misturar de forma única ritmos afro-brasileiros com elementos caribenhos, como salsa e merengue, criando uma sonoridade que é a própria essência da baianidade. Ele merece ser estudado e reconhecido como um pilar cultural de da Bahia”, destacou Rowney.
Foi durante essa disciplina que o projeto começou a tomar forma. Inicialmente, o objetivo era apenas estudar as músicas do cantor, mas logo surgiu a necessidade de transcrever os arranjos, o que resultou em um longo e minucioso processo de pesquisa. Segundo Rowney, um dos maiores desafios do e-book foi transcrever e organizar a complexidade dos arranjos, considerando que a música popular é marcada por variações e evoluções ao longo do tempo. Para isso, foram utilizadas diferentes fontes, como discos originais, gravações de shows, DVDs e vídeos.
“Foi um trabalho intenso, mas gratificante. Cada detalhe foi pensado para que as partituras fossem claras, organizadas e fiéis à essência das músicas. Tivemos que lidar com questões como a escolha das versões a serem transcritas, já que os arranjos mudaram muito ao longo dos 50 anos de carreira de Gerônimo. Ainda assim, mantivemos a base nos arranjos originais, sempre respeitando a riqueza da obra dele”, explicou.
Legado popular
Disponibilizado gratuitamente, o musicbook permite que músicos de qualquer lugar do mundo possam estudar e interpretar as músicas de Gerônimo, contribuindo para a preservação e difusão da cultura baiana. “No Japão, por exemplo, eles adoram tocar música brasileira e são extremamente dedicados no aprendizado. Com este material, músicos de lá ou de qualquer outro país podem acessar a obra de Gerônimo de forma detalhada e enriquecedora”, ponderou Rowney, realizado com a finalização do trabalho.
Ele também ressaltou que, embora o e-book funcione como um guia, a música popular é viva e permite liberdade de interpretação, algo que torna o processo de aprendizado ainda mais dinâmico.
Para o professor, o lançamento do musicbook não é apenas um marco em sua trajetória pessoal, mas também uma contribuição significativa para a Universidade. “Esse trabalho é, sem dúvida, um dos mais importantes que já realizei. Com ele, sinto que estou deixando um legado para a universidade, para a cultura popular e para as futuras gerações. É muito gratificante saber que este material pode ser utilizado como ferramenta de ensino, pesquisa e extensão, conectando os pilares fundamentais da universidade”, refletiu.
O musicbook é visto por professores e artistas como um símbolo de resistência, memória e valorização ao trazer a cultura baiana para o centro do ambiente acadêmico. “Esse trabalho é uma contribuição para o cancioneiro popular da Bahia, um registro que, no futuro, permitirá entender a mistura, a variação musical e a história contemporânea da música popular nesse período. A música afro-brasileira, em particular, não é algo recente; suas raízes e matrizes vêm sendo pesquisadas há muito tempo. Lembro que vivi um período difícil durante a ditadura militar, quando fui aluno da Ufba”, lembra Gerônimo.
“Na época, dentro da Escola de Música, havia uma espécie de lei marcial que limitava o acesso à música popular brasileira. Salvo algumas exceções do Cancioneiro Popular, esse universo era marginalizado. Hoje, ver a música popular ocupando esse espaço de destaque na universidade é um marco histórico e significativo, que valoriza não apenas a memória, mas também a riqueza das raízes culturais brasileiras”, conclui Gerônimo.
Lançamento do Musicbook de Gerônimo / Amanhã, 17h / Reitoria da UFBA (R. Dr. Augusto Viana - Canela) / Gratuito
*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.
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