HONRARIA
Carlinhos Brown é consagrado embaixador do turismo brasileiro
Posse foi acompanhada pela ministra Margareth Menezes e pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo
Por Bianca Carneiro e Matheus Calmon
Um dos maiores artistas do Brasil e da Bahia, o multi-instrumentista Carlinhos Brown tomou posse do posto de embaixador do Turismo no Brasil na tarde desta sexta-feira, 24, durante a Expo Carnaval Brazil, que ocorre no Centro de Convenções de Salvador.
O anúncio foi feito pela Embratur em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A posse foi acompanhada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pelo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.
“Milhões de brasileiros têm algo em si, tem algo na cabeça. Nós somos naturalmente um guia turístico, porque a gente apresenta nossa cidade, nossos costumes, nós abrimos as nossas casas para receber. Isso significa que além desse guia natural e essa educação que o brasileiro tem, o baiano em especial também, porque nasci aqui, tenho essa experiência mais afetiva, significa que todos nós somos um embaixador de turismo, somos um embaixador de cultura”, celebrou o cantor.
Conforme a Embratur, as personalidades escolhidas para representar o Brasil devem destacar “a diversidade cultural e natural do país, a sustentabilidade ambiental, o respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia, o enfrentamento às discriminações”, e devem “colaborar para a construção da imagem positiva do Brasil”. Durante o recebimento do título, Brown agradeceu a honraria e também homenageou as raízes africanas da Bahia.
“A cultura africana aqui tem muito do que a África não tem, mas tem uma mistura muito bonita que foi feita. Através dos ameríndios e de tudo que nós verdadeiramente somos em coletivo, o que me resta dizer e agradecer é que hoje é um dia especial que meu trio, minha banda, o Guetta Square, o Museu do Ritmo, a Lavagem de Iemanjá, os meus passos quando saio do Brasil, ficam muito mais responsáveis, porque eu fui escolhido para representar algo de que faço parte e que não tenho domínio. Então, que o coletivo se apodere desse título junto comigo e me ensine e corrija se alguma falha me vier. Muito obrigado por essa oportunidade”.
A chegada do baiano ao cargo ocorre após o governo Lula revogar as nomeações de embaixadores do turismo escolhidos na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Criado em 1987, o programa teve como primeiro embaixador o Rei Pelé.
Marcelo Freixo afirmou que a escolha do músico para o cargo está relacionada à representação do artista para o país. Segundo ele, dar o título de primeiro embaixador da Embratur na sua gestão à Carlinhos Brown é reafirmar "uma história bonita da Bahia e do Brasil".
"A história de vida do Carlinhos Brown é uma história do exercício desse cargo de embaixador. Hoje a gente apenas reconhece o que ele faz há muito tempo. O Carlinhos arrasta gente do mundo inteiro em nome da sua arte, da sua ancestralidade. Eu gosto muito quando a gente diz que o nosso futuro é ancestral, ou seja, a gente precisa saber de onde nós viemos".
A ministra Margareth Menezes lembrou que é da mesma geração de Brown e que, juntos, eles tiveram muitos encontros durante a caminhada na arte. "Eu sou testemunha também de vários momentos que já vivemos no Brasil e fora. Ele sempre levando nossa cultura para fora do Brasil. Brown tem uma visão coletiva. Quantos músicos, quanta gente, quantos cantores Carlinhos Brown já lançou para a Bahia e para o mundo... Com certeza quem ganha é o Brasil", refletiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes