Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Carlinhos Brown lança trabalho com releituras de seis canções

Neste domingo, 27, Brown participa do Paredão Tropical, show ao vivo pelo Multishow e também YouTube

Por Victor Hernandes*

25/02/2022 - 6:02 h
Brown: “Não há uma novidade em transpor a batida de um timbal para um violão. João Gilberto já fez isso
Brown: “Não há uma novidade em transpor a batida de um timbal para um violão. João Gilberto já fez isso -

Recheado de releituras e diferentes parcerias, o cacique Carlinhos Brown lançou o álbum carnavalesco SIM.ZÁS, no último dia 18. O disco chega às plataformas digitais com muitas novidades do artista para seu público. Neste trabalho, Brown revisitou seis canções autorais, trazendo releituras de parcerias com grandes figuras da música brasileira, como Marisa Monte, Pierre Onassis e Arnaldo Antunes.

O repertório, que relembra o festejo do Carnaval, é uma forma dos fãs do artista aproveitarem a festividade em casa, já que não poderão celebrar pelas ruas da cidade.

De acordo com o cantor, a principal motivação para a realização deste álbum foi o desejo de se expressar através da musicalidade e da constante procura por novas melodias e cadências.

“Estamos vivenciando mais um ano de reafirmação do Carnaval como algo muito maior do que uma festa de realização nas ruas. O que me motivou e motiva sempre é a vontade de me comunicar através da música. E essa busca por novas cadências, por novas melodias, novas performances, ela é muito maior, para que se entenda a percussividade. E essa busca é também o que sempre renova o Carnaval, porque a música respira entre nós”, relata.

O disco apresenta canções de grande beleza melódica, dispostas em sonoridade ímpar, repletas de contrastes rítmicos, desde os tons das composições até a linguagem e parte instrumental. Além da mensagem carnavalesca, Brown alerta também neste trabalho acerca dos cuidados necessários que os indivíduos devem manter com a saúde.

“Quero afirmar também que essas releituras em SIM.ZÁS trazem estilos que dão origem a outros, como a marchinha. Então essa compilação é também um abre-alas para as novas percepções que precisamos ter para os comportamentos desse agora, que nos exige máxima cautela e atenção com os cuidados com a nossa saúde pessoal e a saúde geral do mundo”, observa.

O repertório do disco contém as canções Tema de Amor (parceria com Marisa Monte), Ponto de Atravessar (Michael Sullivan), Rua É (parceria com Pierre Onassis), Paixão de Rua (com Junior Meirelles), Deus é Percussão e Amantes Cinzas (com Arnaldo Antunes).

Novas performances

Sempre buscando novas formas melódicas, estilos, batidas e performances, em SIM.ZÁS, Carlinhos Brown conecta o instrumental das composições de um modo mais diferente ainda do que sempre procura nas melodias.

“Não há uma novidade em transpor hoje a batida de um timbal para um violão, para um cavaquinho, porque João Gilberto já fez isso, transpondo a batida de escola de samba para a seu violão, e isso resultou na bossa nova. Estamos sempre em busca de novas cadências, novas performances, e não conseguimos, ainda, com que esses sons percussivos, que são sísmicos, soem com precisão dentro das engenharias sonoras disponíveis”, ressalva.

Brown diz também sobre o desafio constante de acrescentar outros tipos melódicos para as baterias.

“Essa busca de inserir um outro tipo de melódica para as baterias é contínua. Esse desafio foi também de Neguinho do Samba, dos grupos afro e das escolas de samba. Essa busca é o nosso sopro de renovação, porque seguimos estudando para entender melhor como a música respira entre nós”, conta.

Em relação a percussividade como base para as melodias, o multi-instrumentista afirma ainda: “Sou nascido na Bahia, na terra de Dorival Caymmi, Assis Valente, e as músicas mais bonitas que Ari Barroso fez foram em homenagem à Bahia, entre tantos outros encantos, além do fato de termos grandes melodistas. Todos nós contamos com a percussividade como uma base para nossas linhas melódicas. Hoje respiro melhor porque tenho oportunidade para fazê-lo, e estou aprendendo a cada dia mais, pois a ansiedade não respira a inspiração”, filosofa.

Lançado pela Candyall Music, Selo e Editora do músico, SIM.ZÁS conta com coprodução do de Thiago Pugas e reúne Jaguar Andrade e Felipe Guedes nos violões; Dudu Reis no cavaquinho e Miguel Freitas no baixo.

Neste ano em que comemora 60 anos de idade, Carlinhos Brown lançará também seis clipes e um documentário, em que pretende mostrar que seguir a música e as melodias ajudam a superar os momentos difíceis da vida.

“Os clipes e o documentário trazem registros que foram feitos para mostrar esse processo de construção da revisitação dessas seis canções, dentro do estúdio Ilha dos Sapos, onde tenho ao meu lado meu incansável compadre e parceiro Thiago Pugas na coprodução, e outros grandes músicos como Dudu Reis no cavaquinho, Jaguar Andrade e Felipe Guedes nos violões, dois gênios da música e da instrumentalização, e Miguel Freitas arrasando no baixo”, comenta.

“Também tive a honra de ter a presença da minha fonoaudióloga, Dra. Regina Grangeiro, que é também professora de canto, e me ajudou muito no aquecimento vocal, coisa que venho sempre aprimorando. O que queremos comunicar é que devemos continuar seguindo o canto toda vez que a vida oferecer melodias tortas, sabendo sempre que a disciplina é a grande vencedora para as horas difíceis”, enfatiza o artista.

Neste domingo, 27, Brown e outros artistas (Gaby Amarantos, Xanddy, Lia de Itamaracá, Larissa Luz) farão parte também de um evento para homenagear a essência e a ancestralidade negra do Carnaval.

O espetáculo será realizado por alguns locais históricos de Salvador, com transmissão no domingo, 27 de fevereiro, às 20h45, pelo canal Multishow e nas redes sociais da cervejaria Devassa, empresa promotora do evento.


Serviço

O quê: SIM.ZÁS / Carlinhos Brown / Candyall Music

Onde: Já disponível nas principais plataformas digitais de música

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

musica, Carlinhos Brown

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Brown: “Não há uma novidade em transpor a batida de um timbal para um violão. João Gilberto já fez isso
Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

Brown: “Não há uma novidade em transpor a batida de um timbal para um violão. João Gilberto já fez isso
Play

Vai voltar? Solange Almeida revela decisão com a banda Aviões do Forró

Brown: “Não há uma novidade em transpor a batida de um timbal para um violão. João Gilberto já fez isso
Play

Halloween X Folclore: Qual a influência dos EUA na cultura brasileira

Brown: “Não há uma novidade em transpor a batida de um timbal para um violão. João Gilberto já fez isso
Play

Marrone irrita público do SBT com atitude com Patrícia Abravanel; veja

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA