Solista brasileiro do Bolshoi se demite por crise na Ucrânia | A TARDE
Atarde > Cultura > Dança

Solista brasileiro do Bolshoi se demite por crise na Ucrânia

Em protesto à Rússia, David Motta Soares disse que o coração dele está com os amigos ucranianos

Publicado segunda-feira, 07 de março de 2022 às 22:48 h | Autor: AFP
Soares, de 24 anos, foi uma das principais estrelas do Bolshoi
Soares, de 24 anos, foi uma das principais estrelas do Bolshoi -

O bailarino brasileiro David Motta Soares, um dos principais solistas do renomado balé Bolshoi da Rússia, anunciou sua demissão nesta segunda-feira, 7, em uma mensagem de solidariedade aos "combatentes" na Ucrânia. 

Soares, de 24 anos, foi uma das principais estrelas do Bolshoi, que está entre as muitas instituições culturais envolvidas na reação internacional contra a invasão da Ucrânia pelo presidente russo, Vladimir Putin. 

"Estou profundamente triste em dizer que deixei o Teatro Bolshoi, meus professores, meus amigos, minha família, o lugar que chamei de lar por muitos anos", escreveu Soares no Instagram. 

"Não posso agir como se nada estivesse acontecendo, simplesmente não consigo acreditar que tudo isso está acontecendo de novo, já passamos por isso, deveríamos ter aprendido com o passado", escreveu ele, ao lado de uma foto sua em uma majestosa pose de dança. 

Soares, que cresceu em Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, disse que tem "muitos amigos" na Ucrânia e não consegue imaginar o que eles estão passando ou como estão "enfrentando essa... situação". 

"Meu coração (está) com eles", escreveu.

Sua demissão segue a do diretor musical e maestro principal do Teatro Bolshoi, Tugan Sokhiev, que renunciou no domingo, e disse que se sentiu pressionado a se posicionar sobre o conflito na Ucrânia.

O prestigiado balé Bolshoi sofreu vários contratempos nos últimos dias.

A Royal Opera de Londres anunciou em 25 de fevereiro o cancelamento de uma temporada de apresentações do balé Bolshoi devido à invasão. 

Na sexta passada, o Teatro Real de Madri decidiu cancelar as apresentações do balé agendadas para maio, "diante do conflito desencadeado pela Rússia na Ucrânia", informou em comunicado.

Soares chegou aos 12 anos ao Bolshoi, a lendária academia de dança do teatro de Moscou.  Ele se formou em 2015 quando ganhou o primeiro prêmio no All-Russian Young Dancers Competition e subiu na hierarquia do Bolshoi para o posto de solista líder - um abaixo do primeiro bailarino.

Publicações relacionadas