Estação Campo da Pólvora exibe exposição de fotos a partir desta terça | A TARDE
Atarde > Cultura > Exposição

Estação Campo da Pólvora exibe exposição de fotos a partir desta terça

Obra de André François mostra importância da saúde e da qualidade de vida por meio da troca cultural

Publicado segunda-feira, 03 de outubro de 2022 às 19:35 h | Atualizado em 03/10/2022, 20:14 | Autor: Da Redação
Exposição ficará na estação até o dia 3 de novembro
Exposição ficará na estação até o dia 3 de novembro -

A CCR Metrô exibe a exposição Ubuntu, do fotógrafo André François, na estação do Campo da Pólvora, a partir desta terça-feira, 4. As obras mostram a importância da saúde e da qualidade de vida por meio do cuidado e da conexão entre diferentes culturas ao redor do mundo. A exposição ficará na estação até o dia 3 de novembro.

Idealizada pelo fotógrafo, em parceria com a jornalista Paula Poleto, a exposição conta com retratos que trazem a reflexão sobre as relações humanas em diferentes culturas ao redor do mundo. O que une todo o projeto é a filosofia africana Ubuntu, que traz esse conceito de humanidade, pertencimento e comunidade.

Ubuntu significa: "uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas". Você é quem você é por causa da relação que tem com os outros ao seu redor. Ou simplesmente: eu sou porque nós somos.

As obras contam uma história ao longo de 13 anos, em que o fotógrafo registrou inúmeras iniciativas positivas na educação e na saúde em comunidades de 15 países. Temas como acesso à água, o cuidado ao meio ambiente e os direitos humanos também fazem parte do projeto.

Obras contam uma história ao longo de 13 anos de viagens feitas pelo fotógrafo
Obras contam uma história ao longo de 13 anos de viagens feitas pelo fotógrafo |  Foto: André François
 

André e Paula visitaram diversos lugares ao redor do mundo, como as comunidades Yanomami, em Roraima, no Brasil, e os Inuits, em Nunavut, no Canadá, passando por Japão, China, Bolívia, Camboja, Estados Unidos e Haiti, até África do Sul, Lesoto, Moçambique, Quênia, Uganda, Ruanda e Burundi.

A ação integra o Bora de Metrô, programa da CCR Metrô Bahia que apoia a arte e realiza eventos culturais e de entretenimento no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Publicações relacionadas