EXPOSIÇÃO
Exposição no Rio Vermelho critica a cultura do patriarcado
Mostra é inaugurada neste sábado, 13, no Ativa Atelier Livre
Por Da Redação
A exposição "Era estranho. Era?", que marca a estreia individual do artista visual Claudio Xavier, critica a cultura do patriarcado e ao machismo, evidenciando suas trágicas consequências.
A mostra é aberta neste sábado, 13, às 16h, no Ativa Atelier Livre, que fica no Rio Vermelho, e segue até 4 de maio.
Através de pinturas, bordados e colagens, Xavier impacta ao repetir o órgão sexual masculino em meio a notícias de jornal, pílulas de remédios e outras imagens selecionadas.
Professor e pesquisador na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Xavier é um designer de formação com doutorado e pós-doutorado em comunicação.
"Era estranho. Era?" reflete sua visão crítica do universo patriarcal, abordando o 'poder falocêntrico' e questionando a noção de masculinidade em nossa sociedade.
"Quando eu escolho o falo e repito várias vezes essa imagem é uma forma de mostrar a existência dessa cultura/poder de domínio e de autodestruição nos mais diferentes contextos (das notícias, por exemplo). Ao mesmo tempo, através de um falo bordado, eu quero também mostrar que é possível se apropriar e desconstruir essa imagem, revelar a existência de um ‘sensível’”, ressalta.
A artista visual e coordenadora do Ativa, Lanussi Pasquali, que acompanha o trabalho de Claudio Xavier desde 2019, analisa que ele repete a forma fálica em exaustão até ficar diferente.
"A imagem e a relação com ela. Repete até extraí-la do lugar extraordinário, contraditório e, por vezes ameaçador, de seu imaginário, para colocá-la no mundo ordinário, comum. Na exposição Era estranho. Era? Xavier tensiona esse lugar da representação e do poder fálico".
SERVIÇO
Exposição: Era estranho. Era?
Artista: Claudio Xavier
Local: A Galeria, no Ativa Atelier Livre, rua Tupinambás, 423, Rio Vermelho
Abertura: 13 de abril, 16 horas
Período: 13 de abril até 4 de maio
Visitação: De quarta a sexta, das 15h às 19h; sábado, das 9h às 12h
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes