Editora Diálogos Insubmissos realiza evento de formação | A TARDE
Atarde > Cultura > Literatura

Editora Diálogos Insubmissos realiza evento de formação

Com inscrições abertas até sexta, 22, o curso disponibilizará 60 vagas para docentes negros da região Nordeste

Publicado segunda-feira, 18 de abril de 2022 às 12:04 h | Atualizado em 18/04/2022, 12:20 | Autor: Da Redação
Edeise Gomes, dançarina e pesquisadora
Edeise Gomes, dançarina e pesquisadora -

A Editora Diálogos Insubmissos realizará um evento de formação para professores negros, atuantes em sala de aula, da educação básica da rede pública. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, 22, através do formulário disponibilizado em link na BIO no Instagram @editoradialogosinsubmissos.

 A I Formação e Aperfeiçoamento Docente, tem como objetivo promover a circulação e leitura da produção intelectual de mulheres negras. O evento tem parceria do Grupo de Pesquisa Diáspora: Grupo de Estudos em Práticas Musicais, Afrodiaspóricas e seus Atravessamentos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Fundação Rosa Luxemburgo (FRL).

O curso tem carga horária de 120 horas no total, e abordará temas que abrangem reflexões nos campos das artes e suas poéticas, literatura, geopolítica, educação, gênero, raça e sexualidades. Foram convidadas/os profissionais com experiência docente e pesquisas acadêmicas que trabalham as temáticas com as obras a serem estudadas na formação.

O curso terá como foco os docentes da região do Nordeste. De acordo com Dayse Sacramento,  idealizadora da Editora Diálogos Insubmissos, o recorte geopolítico é importante, pois acredita que somos uma região que tem uma potente e robusta produção intelectual. “Destacar o nordeste é um movimento de valorizar nosso povo e fortalecer a ideia de que nós produzimos intelectualidade e conhecimento”, afirma. 

O evento contará também com a participação do professor Eduardo Miranda, que vai ministrar o curso “Educação Decolonial e Corpo-território”, no intuito de provocar um pensamento decolonial e problematizar os impactos das colonialidades na construção do corpo-território docente, apresentando ações contra hegemônicas positivas para as rupturas com as colonialidades. 

Serviço

O quê - I Formação e Aperfeiçoamento de Docentes Pretes da Editora Diálogos Insubmissos

Inscrição - de 18 a 22 de abril

Onde - Formulário na BIO do perfil no Instagram da Editora @editoradialogosinsubmissos

Publicações relacionadas