Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > LITERATURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CONFIRA

Festa Literária de Praia do Forte lança programação

Luedji Luna, Aleixo Belov, Nini Kemba são algumas das atrações baianas, nacionais e internacionais confirmadas

Por Franciano Gomes*

03/05/2024 - 9:54 h | Atualizada em 03/05/2024 - 17:40
Programação da FLIPF foi lançada na quinta-feira, 2, em uma livraria de Salvador
Programação da FLIPF foi lançada na quinta-feira, 2, em uma livraria de Salvador -

O litoral baiano encanta com grandes destinos turísticos e lindas paisagens. Dessa região, um dos destinos mais desejados é a Praia do Forte. Além da praia tranquila, uma vila com diversos tipos de lojas, desde artesanais a mais populares e de grife, compõem o roteiro, que ainda conta com projetos de proteção ambiental como o Tamar e o Baleia Jubarte.

Mas além do apelo já conhecido, vindo da natureza, o local vai receber, neste mês, a Festa Literária Internacional de Praia do Forte (FLIPF). O evento, com música, lançamentos de livros e uma diversidade artística, neste ano, tem como tema “Dentro do mar tem rio”.

A programação da FLIPF foi lançada na quinta-feira, 2, em uma livraria de Salvador. Além da diretora da festa, Vanessa Vieira, estavam presentes os quatro curadores do evento: Edma de Góis, Anderson Shon, Emília Nuñez e Bárbara Falcon.

Em sua quinta edição, o festival traz na grade autores baianos, nacionais e internacionais, além de shows, e a grande novidade deste ano: a “FLIPF nas escolas”. O projeto proporciona o acesso de escolas públicas ao evento, além de ações da feira na escola, logo quando acabam os dias de festa.

Apelo turístico

Neste ano, o evento acontece de 16 a 19 de maio. Diretora da FLIPF, Vanessa Vieira destacou a relevância para a comunidade, que além de ter acesso aos espaços da feira de forma gratuita, tem a oportunidade de receber turistas e visitantes em um período de baixa estação.

“A gente escolheu esse período de maio, que é o único mês na Praia do Forte de baixa visitação. Então, o pessoal consegue curtir os lugares, os pontos turísticos, também de uma forma mais tranquila, além de encontrar pessoas que tenham os mesmos gostos, os mesmos interesses pelo livro”, explicou ela ao Portal A TARDE.

“A gente queria aproveitar esse momento de encontro entre as artes literárias e a cultura local. A Praia do Forte já tem todo o charme do lugar, da vila, que é um lugar gostoso, então, sim, a gente traz um diferencial nesse período que é, além de você poder visitar os espaços, aprender e adquirir novos conhecimentos, encontrando autores de livros de várias áreas”, completa.

Além dos espaços gratuitos do evento, os visitantes poderão ter acesso a lugares pagos que oferecerão descontos, durante a realização da Feira. Os valores e percentuais de descontos, não foram informados.

Pelo segundo ano como curador da feira, o escritor Anderson Shon comanda o espaço Multiverso, um lugar dedicado ao público jovem, onde diversas linguagens artísticas se misturam, desde o lançamento de livros, a oficina de pintura de orixás, poesias, bate-papo sobre vídeo games e até mesmo uma mesa envolvendo narrativas de terror.

“É o multiverso, junto com a rede de livros. No passado, eram espaços separados, que agora se juntam e há muito ganho porque a gente está perto das editoras e como eu abraço muito os autores independentes, então, eles terão um espaço deles para comercializar os seus livros. As oficinas também, elas são menos literárias, já que a gente vai ter mesas que vão debater literatura. Nas oficinas, a gente vai para um caminho diferente: tem oficina de artes plásticas, tem oficina de origami e tudo mais”, contou.

Anderson diz que o espaço busca promover a diversidade. “Vamos ter todos os tipos de pessoas, de gêneros textuais, literários, para que a gente entenda a literatura como a arte da liberdade. Da poesia ao horror, a gente tem debate sobre muita coisa a partir desse conceito de universo múltiplo, que é o que compõe o multiverso”.

Já Bárbara Falcon, responsável pela Rede de Livros, um local dedicado para todos os públicos e todas as idades, incluindo também uma programação infantil e uma mesa sobre maternidade, ressalta as vantagens do compartilhamento das áreas.

“É o compartilhamento do espaço do Clube dos Pescadores com o Multiverso, que é o espaço jovem. Eu como curadora, por conta do trabalho, não posso estar passeando nos demais espaços. Então, vai ser uma oportunidade de também estar acompanhando a programação do Multiverso, por estar compartilhando o mesmo espaço físico. Tem essa novidade em relação ao ano passado porque cada um ficava num canto”.

Criançada

Emília Nuñez é a responsável pelo espaço dedicado para as crianças, que é chamado carinhosamente de “Ninho”. A programação do local inclui oficina de bonecas e show da banda PUMM - Por um Mundo Melhor. Ela destaca também a presença de uma autora infantil e da primeira atração internacional da FLIPF.

“Neste ano vamos receber a autora chilena Sara Bertran, que traz livros belíssimos, além da contação de história. Nós teremos muitos lançamentos, entre eles, de Luisa Meirelles, que é uma autora de 13 anos, que começou a escrever há 7. Ela também vai conversar sobre essa possibilidade de a criança escrever, da criança publicar. Ela tem uma editora chamada ‘Cria Criança’”, conta.

“O espaço ainda terá um lançamento do livro ‘Manhã’, de Carla Bittencourt e Carolina Feitosa, que é um livro belíssimo também, que fala de uma heroína da Bahia, a Maria Quitéria, além da escritora Nini Kemba da Bahia. Teremos o Juvan Mendes, que é um escritor, psicólogo e escritor. Ele é cadeirante, vai trazer as histórias dele e conversar com as crianças. É uma festa para as crianças, que se conecta com todas as infâncias, de quem já viveu e de quem vive na infância hoje”, completou.

Édma de Góis, responsável pelo Canto da Palavra, que acontece no Espaço Baleia Jubarte, recebe mesas literárias com nomes como Luedja Luna, Aleixo Belov e Julia de Carvalho Hansen. Ela destaca a diversidade da programação desta edição, desde autores e temas.

“Eu tento combinar esses nomes que são mais conhecidos, mais estabelecidos, que é o caso da Carla Madeira e Socorro Acioli, com nomes que eu quero apresentar, que estão vindo pela primeira vez”.

Além da programação poética e literária, a Feira trará também shows, como a apresentação da Sapiranga Sound System + Adauto Poeta e convidados.

Confira a programação completa da FLIPF

*Sob supervisão de Bianca Carneiro

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Feira Literária Internacional de Praia do Forte FLIPF Praia do Forte

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Programação da FLIPF foi lançada na quinta-feira, 2, em uma livraria de Salvador
Play

“Flica é a mãe de todas as feiras literárias da Bahia”, diz curador

Programação da FLIPF foi lançada na quinta-feira, 2, em uma livraria de Salvador
Play

Programação da Flipelô

Programação da FLIPF foi lançada na quinta-feira, 2, em uma livraria de Salvador
Play

Felica: festa literária começa neste domingo de forma online e gratuita

Programação da FLIPF foi lançada na quinta-feira, 2, em uma livraria de Salvador
Play

Festa Literária da Caramurê aborda o livro como instrumento de transformação

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA