Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > LITERATURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
12/09/2023 às 9:00 • Atualizada em 12/09/2023 às 9:11 - há XX semanas | Autor: Bianca Carneiro

Livro "Cartas Marcadas" prende leitor com trama policial

Obra, do escritor e advogado Sandro Schulze, conta a história de assassinato misterioso

Trama, que mistura investigação policial, suspense e drama, pode ganhar série ou filme em breve
Trama, que mistura investigação policial, suspense e drama, pode ganhar série ou filme em breve -

Um crime misterioso, contado em duas linhas do tempo. Um assassino desconhecido. Esse é o enredo de “Cartas Marcadas”, primeiro livro do advogado e especialista em Direito Civil, Sandro Schulze, de 45 anos. A trama, que mistura investigação policial, suspense, e até uma pitada de drama, pode sair das páginas, em breve, para virar filme ou série.

Ambientado em Niterói, Cartas Marcadas gira em torno do assassinato do empresário Percy Gardon. De um homem falido, ele se torna uma figura poderosa e rica após escutar uma conversa secreta na festa de vitória do novo Governador do Rio de Janeiro. No entanto, essa ascensão traz inimigos e o seu assassinato. O Promotor de Justiça Nicolas, amigo próximo da família, assume a investigação, que se complica com a descoberta de um diário anônimo revelando segredos do passado. À medida que Nicolas enfrenta um dilema moral, ele precisa decidir se aplicará a lei estritamente, mesmo que isso ameace as pessoas que ama profundamente.

Ao Portal A TARDE, o escritor carioca Sandro Schulze conta que “bebeu da fonte” de grandes nomes do romance policial como Agatha Christie e John Grisham. “Comecei lendo os livros da Agatha Christie, e tinha essa pegada mesmo, de colocar ali vários suspeitos em uma determinada cena de crime, e ela sempre apresentava ali diversas pessoas que poderiam ser os culpados. No decorrer do livro, isso ia mudando na cabeça do leitor, de você achar que era uma pessoa e no final, era outra. Isso acabou me inspirando um pouco para tentar trazer no meu livro, esse elemento surpresa”, explica.

“Do John Grisham eu gosto da forma como ele apresenta os personagens e depois como as histórias se cruzam. Acabei indo um pouco nessa linha também, tanto que no livro, eu começo contando as histórias de forma paralela, em cada capítulo, e depois elas vão se encontrando”, completa.

No entanto, por também abordar questões sociais como vício às drogas, traições e homofobia, Sandro diz rejeitar o rótulo de “romance policial”. “Essa caracterização de romance policial é muito abstrata. A história não se resume simplesmente a uma investigação criminal, existe o drama de cada personagem. Para mim, é um thriller policial que tem ali as histórias próprias de cada um, com uma pegada de romance, uma pegada de drama”, pontua.

Inspirado pela profissão

Sandro é advogado especializado em Direito Civil e segue trabalhando na profissão, com foco na parte empresarial. Embora sua atuação passe longe da área penal, que trata da esfera criminal trazida em Cartas Marcadas, ele conta que o breve contato que teve durante os estágios na faculdade, inspirou a sua criatividade.

“Na faculdade eu amava Direito Penal e estagiei na área, era uma matéria que me encantava muito, academicamente falando. E eu sempre gostei muito de ver filmes relacionados a essa pegada de julgamento de investigação criminal. Então assim, eu sempre curti muito a área penal, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto também do ponto de vista cinematográfico. Apesar de profissionalmente eu ter ido para uma área diferente, sempre continuei gostando, e tenho um conhecimento bom de Direito Penal”.

Sandro no lançamento do livro
Sandro no lançamento do livro | Foto: Divulgação

A dupla inspiração, vinda do ambiente acadêmico e do literário, rendeu a Sandro elogios sobre o final do seu livro. Em uma das plataformas online onde a obra é comercializada, alguns leitores classificaram o desfecho como “surpreendente” e “fora do óbvio”. Mas o advogado conta que não foi fácil chegar ao encerramento da história.

“No curso da escrita as ideias acabam aparecendo. A ideia em si não estava desenhada desde o início do livro. Ela foi surgindo de acordo com a trama”, pontua ele.

Das páginas para as telas

E o final do livro pode surpreender mais uma vez, até para quem já leu o livro, isso porque Sandro pretende fazer uma nova alteração com objetivo de adaptar a obra para o audiovisual. Já antecipando que trabalha em uma outra história, o autor revelou também que quer deixar as novas edições menos regionais e focadas no Rio de Janeiro, palco da trama original.

Há projetos para Cartas Marcadas virar tanto filme, quanto série. A iniciativa surgiu dois meses após o lançamento do livro, em 2019, mas a pandemia interrompeu o desenvolvimento.

“Na adaptação para série eu fiz um formato diferente do que seria o final do livro. Já tenho a primeira temporada toda dividida por episódio. A segunda só com a ideia do segundo livro que eu estou escrevendo, e a terceira o que viria para a frente. Uma produtora gostou do enredo e a ideia inicial era fazer um filme. Na reunião, teve a ideia de transformar numa série que achavam que, comercialmente, seria melhor. Hoje em dia, a gente está fazendo também com formato de filme, para ter as duas opções”, conta Sandro.

Série ou filme, Sandro diz que se sentiria realizado assistindo Cartas Marcadas nos dois formatos. Até que o projeto saia do papel e tome as telonas - ou telinhas -, o escritor segue trabalhando nas suas próximas apostas, enquanto concilia o trabalho como advogado.

“Eu estou escrevendo um livro, essa segunda história não é uma continuação de Cartas Marcadas. Ele tem personagens novos, tem uma história nova. Talvez o estilo seja parecido, com dramas pessoais, um crime, tudo para deixar o leitor fissurado até o final”.

Embora ainda não pretenda escrever um livro ambientado na Bahia, Sandro afirma que os baianos vão se identificar com a sua segunda obra, que não possui uma trama regionalizada. A conexão com o público, inclusive, é um dos seus maiores cuidados, como escritor iniciante.

“Eu acho que o leitor quer uma história que, primeiro, tenha personagens que, de alguma forma, ele consiga se identificar. Um leitor tem que ter alguém que ele torça a favor e que ele torça contra. Isso é importante para o leitor de hoje, se envolver com a história, se emocionar, ficar curioso para saber o final”, conclui.

Serviços

...

Assuntos relacionados

audiovisual Bahia Crime misterioso Drama literatura policial suspense

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

audiovisual Bahia Crime misterioso Drama literatura policial suspense

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

audiovisual Bahia Crime misterioso Drama literatura policial suspense

Publicações Relacionadas

A tarde play
Trama, que mistura investigação policial, suspense e drama, pode ganhar série ou filme em breve
Play

“Flica é a mãe de todas as feiras literárias da Bahia”, diz curador

Trama, que mistura investigação policial, suspense e drama, pode ganhar série ou filme em breve
Play

Programação da Flipelô

Trama, que mistura investigação policial, suspense e drama, pode ganhar série ou filme em breve
Play

Felica: festa literária começa neste domingo de forma online e gratuita

Trama, que mistura investigação policial, suspense e drama, pode ganhar série ou filme em breve
Play

Festa Literária da Caramurê aborda o livro como instrumento de transformação

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA