LITERATURA
Livros de entrevistas trazem grandes nomes da cultura pop

Por Chico Castro Jr.

Um dos gêneros mais cativantes do jornalismo é, sem dúvida, a entrevista. Um entrevistador preparado e um entrevistado interessante, que tem o que dizer e histórias a contar, podem render horas e horas de prosa das boas.
Dois livros lançados recentemente preenchem bem estes requisitos e são leitura recomendada aos interessados em cultura pop. Alguém Come Centopeias Gigantes? reúne algumas das melhores entrevistas publicadas pelo antológico fanzine norte-americano Search & Destroy e da editora RE/Search Publications.
Já Universo HQ Entrevista traz as principais entrevistas com grandes nomes dos quadrinhos, publicadas nos últimos 15 anos pelo site brasileiro Universo HQ - o melhor do Brasil especializado na nona arte.
Além do óbvio ponto em comum (entrevistas), os livros compartilham viés "alternativo" nos seus entrevistados. Enquanto Centopeias traz alguns dos mais cultuados nomes da chamada contracultura e do movimento punk, o UHQ Entrevista elenca verdadeiros mestres de uma arte que até pouco tempo era muito mal vista: os quadrinhos.
Antiestablishment
Lançamento que vem com a garantia de qualidade da etiqueta Mondo Massari (selo da Edições Ideal coordenado pelo jornalista Fabio Massari), Alguém Come Centopeias Gigantes? é leitura obrigatória para os interessados em arte de vanguarda, música incrivelmente estranha e experimentos sociais.
O elenco de entrevistados é a nata do antiestablishment. Há o lorde punk de São Francisco Jello Biafra (Dead Kennedys), o papa do cinema trash John Waters (Hairspray), as bandas experimentais Devo e Throbbing Gristle, a roqueira e poeta Patti Smith, os escritores William S. Burroughs , Lawrence Ferlinghetti e J.G. Ballard, a banda psychobilly The Cramps, o cantor e ativista punk Henry Rollins, o entusiasta do LSD Timothy Leary, etc.
Selecionadas pelo próprio Reverendo Massari, algumas entrevistas foram feitas nos anos 1970, como a do Devo (engraçadíssima) e a de Paul Simonon, baixista do Clash. A do Cramps, com o casal freak Poison Ivy e Lux Interior, é toda sobre sua coleção de discos exóticos.
Já Jello Biafra dá uma aula de sociologia punk, analisando todo o desenvolvimento do movimento nos EUA. Tim Leary fala de suas experiências com ácido lisérgico e assim vai. A cada entrevista, lições de vida.
Lendas das HQs
Volume que marca os 15 anos de sucesso do Universo HQ, o livro de entrevistas do site é outra leitura obrigatória para os fãs dos quadrinhos.
Os 23 entrevistados podem ser divididos em três categorias: mestres brasileiros (Maurício de Sousa - em entrevista inédita, Mike Deodato, Flavio Colin e Lourenço Mutarelli), lendas dos comics anglo-americanos (Will Eisner, Neil Gaiman, John Byrne, Joe Kubert, Jim Starlin, Mort Walker) e gigantes europeus (Milo Manara, Ivo Milazzo, Giancarlo Berardi e Miguelanxo Prado, entre outros).
Como algumas das entrevistas já têm mais de dez anos e muita coisa mudou desde então, a bem cuidada edição traz mais de 300 notas de rodapé atualizando as informações.
De resto é só alegria ler relatos extraordinários como o de John Byrne, o mais influente artista dos X-Men, sobre sua relação tumultuada com o escritor Chris Claremont: "O brilhantismo veio mais de nossas duas cabeças grandes se batendo do que de uma real síntese de visão".
Organizado pelo editor Sidney Gusman, o livro traz ilustrações do cartunista Baptistão.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes