DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
Magia da leitura: confira livros infantis para inspirar a fantasia
No Dia Nacional do Livro Infantil, Portal A TARDE lista obras com temáticas para todos os gostos
Por Matheus Calmon e Rafaela Souza
Imprescindível para o desenvolvimento infantil, a leitura é uma atividade que estimula o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos mais críticos, criativos e conscientes.
Mais que uma ferramenta para instigar a imaginação e criatividade, os livros são fundamentais para desenvolver diversos aspectos para o aprendizado das crianças.
Esta terça-feira, 18, é o Dia Nacional do Livro Infantil, data instituída para incentivar pais, educadores e sociedade em geral a estimular a prática da leitura desde cedo, despertando o interesse das crianças pelo mundo da literatura e pelos seus inúmeros benefícios.
Pedagoga e arte educadora, Gabriele Ramos pontua que crianças se baseiam muito pelo que vêem os outros em sua volta fazendo, logo, os adultos precisam praticar a leitura para que desperte nos pequenos o interesse pela prática.
"Nós somos um espelho para a criança, então ela já vê as pessoas que a cercam como norte, quer seja a babá, o familiar, o professor, um auxiliar... Então o adulto precisa estar lendo dentro de casa pra que o filho veja e deseje, isso é um fato", disse.
Ela pontua que na educação infantil é bastante abordado a questão da leitura de mundo, que aborda a amplitude de leitura, além de decodificar a palavra por si só. Gabriele ainda afirma que a criança que já brinca com jogos simbólicos na educação infantil está a um passo de desenvolver a leitura.
"Posso trazer como exemplo, se a gente pensar na história da humanidade, a pré-história já nos conta um pouco disso. A primeira a primeira linguagem do homem, do ser humano, vem através da pré-história com a questão do jogo simbólico de imagens, de gravuras, de rabiscos. Eles colocavam aquilo numa rocha com muita propriedade do que estavam fazendo, acreditando no que estavam fazendo e pensando que o outro já iria entender por ser o seu próprio semelhante".
A pedagoga alerta que a leitura infantil tem grande influência na formação do indivíduo. "Você abre um leque de criticidade para esse indivíduo, abre também a possibilidade da questão da rejeição para o mundo do outro, porque são leituras de vários mundos, hoje a gente tem uma diversidade familiar muito grande, uma diversidade da questão profissional. A gente tem um olhar, dentro da escola, mas que perpassa para o universo adulto, muito desse profissionalismo também através do eu, do que eu sou".
Dicas
Falando em leitura, Gabriele sugere a obra 'Menina Bonita do Laço de Fita', de Ana Maria Machado. "Traz muito essa coisa da infância e do pertencimento com as questões raciais, com a questão de identidade, com a indumentária, com a vestimenta, com que a família agrega para com a criança. É muito legal e muito visual também, porque a leitura da infância é muito visual também, uma linguagem simples e direta".
Além deste, listamos alguns outros livros com temas diversos para todos os gostos. Confira.
'Nossa querida Bia', da Ação Cidadã Infância sem Racismo / Defensoria Pública do Estado da Bahia – Eleito a melhor Publicação Especial do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2021, a obra traz quatro minicontos que abordam a vida da personagem principal, uma menina negra que reconhece positivamente a sua identidade racial. As histórias abordam cabelos crespos, racismo religioso, diversidade e representatividade para dialogar com o público infantil e também trazer orientações para os adultos.
'Tibúrcio', de Marina Gonzalez - Com ilustrações de Veridiana Scarpelli, o livro utiliza rimas e ilustrações inspiradas na arte do cordel brasileiro para narrar a história de amizade entre um burro e seu dono em um ambiente rural baseado em relatos reais. Com a mensagem de que o dinheiro não compra tudo e estimulando a construção de valores duradouros, como amizade e respeito, o livro promove uma reflexão sobre a importância desses valores na vida das pessoas.
'Turma da Mônica - Pequeno manual do meio ambiente para crianças', de Nina Nazário - Com ilustrações de Mauricio de Sousa, a obra, além de enfatizar a importância da natureza, aborda questões sobre as características dos ecossistemas brasileiros, os problemas ambientais e sugere ações para reduzir seus impactos, além de estimular a observação dos seres vivos e seus habitats. O manual também oferece dicas para se tornar um guardião ambiental, seguindo o exemplo de Chico Bento, o simpático caipira brasileiro.
'O Plano Perfeito', de Ziraldo e Nath Finanças - O livro é o primeiro volume da coleção Conta Tudo, que trata sobre educação financeira de forma leve e divertida histórias da Turma do Menino Maluquinho. O Plano Perfeito fala sobre educação financeira com as crianças, visando incentivar o uso responsável do dinheiro desde cedo.
'Crianças como você', de Barnabas e Anabel Kindersley - A obra é uma viagem por diferentes culturas, mostrando o cotidiano das crianças nos mais variados países, incluindo os seis continentes: América, Europa, África, Ásia e Oceania. Em cada um deles, os autores contam a história de crianças em diferentes condições culturais em diversos países, abordando as roupas que vestem, como se alimentam, quais jogos mais gostam e suas preocupações.
'Alfabeto de histórias', de Gilles Eduar - Na obra, para cada letra do alfabeto, o autor criou uma narrativa engraçada e repleta de brincadeiras. Em textos curtos, Eduar traz várias palavras com a letra do capítulo, sempre mostrando bichos em situações fora do comum. Também são propostas atividades para que o leitor interaja com a obra e relacione o texto à imagem. O livro conquistou o terceiro lugar do Prêmio Jabuti Literatura de 2009, na categoria “Ilustração de livro infantil ou juvenil”.
'O cidadão de papel', de Gilberto Dimenstein - Vencedor do Prêmio Jabuti 1994, na categoria “Melhor livro de não ficção”, o livro trata da cidadania no Brasil, apresentando aos jovens o país de agora para formar os cidadãos do amanhã. A obra trabalha os direitos humanos com os estudantes, abordando a infância e a adolescência, e a sua relação com esses direitos.
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