LITERATURA
Morre dono da Livraria Cultura, aos 83 anos, em São Paulo
Pedro Herz era proprietário de livraria, fundada pela mãe, Eva
Por Da Redação
Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, faleceu nesta terça-feira, 19, em São Paulo, aos 83 anos. A notícia foi oficialmente comunicada pela assessoria de imprensa do grupo.
"A família Herz compartilha com profunda tristeza o falecimento de Pedro Herz, o estimado livreiro, aos 83 anos, na madrugada de hoje."
Conforme a declaração, o velório de Herz ocorrerá a partir das 10h desta quarta-feira, 20, no Cemitério Israelita do Butantã, seguido pelo enterro às 12h.
"Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou. Neste momento de luto, a família agradece o carinho e condolências", diz a nota da Livraria Cultura.
Pedro Herz, que era o proprietário da Livraria Cultura, teve sua mãe, Eva, como fundadora da empresa em 1947. A Cultura, em seu auge, contava com 1,3 mil funcionários e alcançava um faturamento de R$ 230 milhões.
Entretanto, a partir de 2015, a empresa enfrentou desafios significativos devido ao declínio do mercado editorial. Em 2018, foi obrigada a solicitar recuperação judicial e posteriormente, teve sua falência decretada pela Justiça, resultando no fechamento de lojas emblemáticas, incluindo a do Conjunto Nacional.
Em junho de 2023, após obter uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que suspendeu sua falência, a Livraria Cultura retomou suas operações em São Paulo e Porto Alegre.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes