EM CUIDADO
Após diagnóstico de doença rara, Céline Dion não responde a remédios
Cantora apresentou primeiros sintomas da doença em 2021
Por Da Redação
Céline Dion, de 55 anos, não está respondendo ao tratamento contra a síndrome da pessoa-rígida (SPR), diagnóstico revelado em dezembro.
A cantora apresentou os primeiros sintomas da doença em 2021, quando precisou cancelar a residência em Las Vegas. Na época, a artista já apresentava espasmos musculares severos e persistentes. Foi informado, um mês depois, que Céline não conseguia mais andar e nem sair da cama. Desde então, a canadense cancelou todas as apresentações.
Depois disso, Céline se isolou em sua mão em Henderson, Nevada, para cuidar da saúde. Ela escolheu o imóvel para ficar perto das escolas e atividades dos filhos, René Charles, Eddy e Nelson.
O que é a síndrome da pessoa-rígida?
A síndrome de stiff-person ou síndrome da pessoa-rígida (SPR) é uma rara afecção neurológica caracterizada por uma intensa rigidez axial e proximal de membros, com espasmos inesperados, devido a uma atividade contínua das unidades motoras que são progressivos e podem ser fatais, de acordo com informações de um artigo para a Revista Eletrônica Acervo Saúde, produzida pela Universidade de Uberaba (UniUbe).
Existem diversas variantes da SPR, incluindo Síndrome de tronco rígido, síndrome de membro rígido, encefalomielite progressiva com rigidez, SPR-plus e SPR paraneoplásica.
Pacientes com essa doença perdem a capacidade de andar e falar. Há, porém, tratamentos que podem frear a velocidade de evolução da SPR.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes