MÚSICA
Artistas e personalidades lamentam a morte de Letieres Leite
Por Da Redação
A morte do maestro e compositor baiano Letieres Leite pegou artistas, personalidades e fãs de surpresa. O músico morreu nesta quarta-feira, 27, aos 61 anos. Arranjador, compositor e idealizador da Orquestra Rumpilezz, e do instituto homônimo, Letieres Leite começou sua carreira na música aos 19 anos como autodidata.
>>Morre aos 61 anos o maestro Letieres Leite, após quadro de asma em decorrência da Covid-19
Leite lecionou no curso de extensão em saxofone na Universidade Federal da Bahia e gravou com grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Elza Soares, Timbalada, Gerônimo, Hermeto Pascoal e outros.
Em nota de pesar, o Instituto Rumpilezz afirmou que todos foram pegos de surpresa e ainda buscam "o melhor tom" para se despedir do pai da orquestra.
"Letieres nasceu num dia 8 de dezembro, dia da Conceição da Praia, e talvez por isso tenha mergulhado como poucos nas nossas raízes. Compreendeu a fundo o Universo Percussivo Baiano, fez dele uma escola e o levou para o mundo, sem nunca tirar os pés de casa. Sem nunca tirar os pés do terreiro. Acompanhado por Xangô, fez ecoar a música preta da Bahia e nos deixa um legado, felizmente, transmitido em vida. E que continuará vivo, como a arte de Letieres Leite. Essa é uma nota de pesar, mas carregada de boas lembranças. Quem é de Axé bem sabe que a morte não é o fim. Que o Orum te receba bem, ao som dos atabaques! Kaô, maestro! Até breve!"
Nas redes sociais, famosos lamentaram a perda e ressaltaram a vida e obra de Letieres. Daniela Mercury pontuou que falar do maestro é difícil e que este é um dia para chorar e agradecer pelo legado deixado.
"É muito difícil falar de alguém que a gente quer bem e admira. Que trouxe tanta beleza e novidade. Criador do Rumpilezz, músico, arranjador e produtor musical talentosíssimo. Hoje é dia de chorar a partida de Letieres Leite e agradecer pelo seu legado".
A cantora Ivete Sangalo, com quem Letieres trabalhou e realizou diversas contribuições musicais, compartilhou imagens de momentos com o músico e afirmou que só aprendeu coisas maravilhosas com a convivência.
"A Deusa música nos uniu e me presenteou com essa alma linda que é a sua. Estou triste por sua partida. Não esquecerei jamais as inúmeras contribuições à música e à minha carreira, pois o seu talento é poderoso demais. Nossas viagens e nossos segredos. Te amo maestro, por tudo e por nossa amizade eterna. Siga em paz".
Russo Passapusso, cantor e compositor, membro da banda BaianaSystem, homenageou o maestro postando um vídeo com os bastidores da gravação do single “Libertação”. A música, lançada em 2019, contou com o arranjo do mastro além da participação da Orquestra Rumpilezz. "Eternamente. Meu sentimentos. Mestre @letieresleite. Amor & Libertação. Obrigado por tudo", escreveu na legenda da publicação no Instagram.
"Ele não era de sorrir pra fotos, mas nos fazia sorrir por estar ao seu lado. Sexta falei dele com orgulho e reverência pra um documentário lindo. Sábado falei com ele sobre o prazer de ter falado sobre ele pra o documentário. Chamei-o de soberano maestro professor, que é o que ele foi, inclusive pra mim recentemente. Combinamos que já estava mais do que na hora de um reencontro. Não deu tempo, seu coração hoje decidiu que os encontros serão todos de memória. Obrigado maestro, músico, dançarino, pintor, coreógrafo e baiano porreta. Já tá fazendo falta".
O musicista Eric Assmar considerou a partida de Letieres uma perda irreparável para a música brasileira.
"Triste com a notícia da partida súbita do querido maestro Letieres Leite. Um legado enorme que fica aqui no nosso plano. Nos breves momentos em que gravei sob a direção dele, aprendi bastante. Descanse em paz, mestre!".
Ex-vereadora e atual presidente do PCdoB em Salvador, Aladilce Souza se solidarizou aos familiares, amigos e admiradores.
"Chocante e triste a notícia da morte do fantástico músico Letieres Leite, que deu uma contribuição gigantesca pra música brasileira, sobretudo a baiana. Além da Orquestra Rumpillezz, tinha gigantes artistas em seu portfólio. Perda imensa!".
Cantor e produtor musical, André Sampaio lembrou de um encontro com Letieres e disse que estes momentos "são o que de melhor fica, o resto é certeza da impermanência da vida".
"Hoje mais um mestre parte para o Orum. Que Olorum receba o grande Letieres Leite em Paz e com todas as honras e glórias!! Olorum Kosi Purê".
O governador Rui Costa (PT), afirmou que Leitieres revelou talentos com o projeto Rumpilezz e levou a percussão da Bahia para o mundo.
"Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento de um dos mais importantes músicos baianos em atividade no país, Leitieres Leite. Sua morte é uma enorme perda para a cultura da Bahia e para todos nós que admirávamos a sua genialidade. Que Deus conforte o coração dos seus familiares".
O cantor e compositor Manno Goes lembrou de uma apresentação de Letieres que assistiu no verão de 1994. "Ele balançava seus cabelos lisos enquanto tocava e encantava a plateia e a banda que o acompanhava maravilhada".
Goes pontuou que havia acabado de lançar o primeiro disco com o Jheremmias, 'Não Bate Corner', e procurava por dupla de sax e trompete para integrar à banda.
"Enfeitiçado pela performance do músico, me aproximei timidamente até ele após sua apresentação, me apresentei, o parabenizei e perguntei seu nome. 'Letieres Leite', ele me disse".
"Foi desse encontro que nasceu uma amizade valiosa, de muita admiração e respeito. Letieres era um maestro raro: empolgado, empolgante, fascinante e muito talentoso. Meu coração está em pedaços escrevendo esse texto que lembra um encontro, para tratar de uma despedida. Leti amadureceu muito nossa banda", lamentou.
"É como agora lhe digo, Léti: “Vá em paz, irmão! Você já fez muito por TODOS nós! Pela Bahia. Pelo Brasil. Pelo mundo. Pela música”. Viva a orquestra Rumpillez! Viva, Letieres".
A atriz e vereadora Maria Marighella (PT) considerou o maestro 'um gênio da cultura brasileira'. Ela ressaltou que a perda é imensurável, mas 'o capítulo que ele inventou na música da Bahia permanece como riqueza para o mundo'.
"O Universo Percussivo Baiano como metodologia de ensino, de criação, de mobilização de juventudes e valorização de mestres, para evidenciar na música brasileira as suas fundamentais tradições de matrizes africanas. A Orkestra Rumpilezz, fundada por ele em 2006, é uma das mais inventivas criações da nossa música. No diálogo entre ancestralidade e ritmos contemporâneos, a Rumpilezz, sob a batuta de Letieres, nos mostra a possibilidade de uma Salvador efervescente, poderosa, generosa, justa, que afirma os encontros e a força da diversidade da nossa gente. Leite querido, obrigada por tudo e tanto. Te amo".
O cantor Ed Motta afirmou que Letieres é recebido com os louvores que plantou. "Você é um capítulo único na música do MUNDO. Uma benção ser seu amigo, e me sinto ainda mais protegido por você. Descansa na sua sabedoria eterna".
As pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, que formam o Duo Gisbranco, consideraram o maestro como um dos maiores artistas brasileiros, verdadeiramente revolucionário e visionário.
"Letieres merece todas as homenagens por tudo o que construiu para nossa música, abrindo caminhos. Que sorte tivemos de encontrá-lo, ver de perto sua orquestra, conversar e escutar as estórias todas de uma vida dedicada à libertação dos ouvidos. Admiração infinita."
Carlinhos Brown afirmou que a Letieres fica o agradecimento e a certeza de que sua presença fará imensa falta. "Suas atenções com as origens sempre nos foi exemplar. Sua generosidade em seguir levando adiante o que aprendeu, sobretudo para os mais jovens, sempre foi motivo de inspiração para todos nós.
Letieres é do sopro, e o vento de Oyá saberá como conduzir esse filho de Xangô, tão talentoso, bom amigo, e que estava em um momento brilhante de sua carreira. Muito triste com a perda dessa grande alma colaboadora. Siga em paz, companheiro, obrigado por tudo que dividiu conosco".
Gestor cultural, artista e presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro disse que o Brasil perdeu um gênio da música. "Letieres respirava melodias, sonhava com letras e arranjos, se realizava através dos acordes. Nunca parou, nem se acomodou, era uma usina de criação em ebulição. Chocado e absolutamente consternado. Gratidão eterna por tudo que realizou”.
O Portal A TARDE entrou em contato com a ex-esposa do artista, Jacqueline Leite, e desejou forças e conforto à família. Emocionada, ela afirmou que o momento está difícil e que todos foram pegos de surpresa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes