Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

A ÚLTIMA GIRA

Emicida anuncia turnê final de “AmarElo" e show em Salvador

Rapper vai passar por 12 capitais brasileiras, incluindo Salvador, de março a junho de 2024

Por Edvaldo Sales

31/01/2024 - 7:00 h
Anúncio foi transmitido em live no canal oficial de Emicida no YouTube
Anúncio foi transmitido em live no canal oficial de Emicida no YouTube -

O rapper Emicida anunciou nesta terça-feira, 30, em um evento organizado pelo cantor na Casa Francisca, em São Paulo, a sua próxima turnê: “AmarElo - a Última Gira”. Em parceria com a Live Nation, o artista vai passar por 12 capitais brasileiras, incluindo Salvador, de março a junho de 2024.

>>> Fióti revela planos de gravar disco em Salvador

O anúncio foi transmitido em live no canal oficial do cantor no YouTube. Na abertura, Emicida cantou ‘Tudo que Nóiz Tem é Nóiz’, faixa que integra o ‘AmarElo’, álbum lançado em 2019 e que chegará ao seu capítulo final com a turnê.

Segundo Emicida, a ideia inicial de fazer uma tour de encerramento para a era AmarElo foi do comercial em sintonia com o Fióti. “Ele foi quem pensou, por exemplo, na parceria com a Live Nation. [...] Mas, da minha parte, eu entrei com a encheção de saco que eu tinha com os caras, que era essa coisa de eu achar que a gente precisa contar uma outra história. Uma espécie de ansiedade artística mesmo. Foi uma turnê tão especial, e aí eu não falo especial somente pelo público, pelos ingressos esgotados, foi especial pra mim, foi a turnê mais especial que eu já fiz. De verdade”, afirmou o rapper.

Mas por que ‘A Gira Final’? De acordo com o rapper, a turnê recebe esse nome para fazer alusão a dois aspectos: o fato de outros países da América Latina usarem o termo “gira” para se referir a turnês e às cerimônias sagradas das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé.

“Gira porque é uma coisa espiritual mesmo do candomblé e porque, na América Latina, os artistas não chamam de turnê. Eles chamam de gira. Esse duplo sentido é especial. Muitas pessoas falam da espiritualidade do espetáculo, de associar com o culto, com a catarse, com a redenção e o próximo semestre é a última oportunidade de participar dessa catarse”, explicou o rapper durante o anúncio da turnê.

Trajetória do ‘AmarElo’

Chamada de experimento social por Emicida, a era “AmarElo” contou, além da turnê e do álbum, com um documentário lançado na Netflix em 2020. “Emicida: Amarelo – É Tudo Pra Ontem” mescla o show do rapper no Theatro Municipal de São Paulo, bastidores das apresentações, trechos que contam a história da cultura negra no Brasil e entrevistas com Fernanda Montenegro, Zeca Pagodinho e Pabllo Vittar.

O documentário foi indicado ao Emmy Internacional na categoria Melhor Produto Artístico, em 2021.

Essa trajetória, no entanto, também passou por percalços devido à pandemia de Covid-19, que obrigou o artista a suspender a primeira turnê. “Essa suspensão gerou um sentimento muito estranho em todos nós. Não só pela pandemia em si, mas porque quando a vacina veio, e a iminência de retornar, a gente não sabia exatamente de que maneira voltaríamos”.

“Se a gente, por exemplo, fazia como vários artistas fizeram, que é gravar um disco no meio da pandemia. Eu não queria de maneira nenhuma gravar um disco da pandemia, porque quando eu gravo uma música, eu fico com o emocional daquilo ali o resto da vida. Eu não queria guardar aquela emoção em mim, eu queria, de alguma maneira, esquecer aquilo”, pontuou na manhã de hoje.

De acordo com Emicida, foi conversado com o seu irmão e produtor cultural Evandro Fióti que eles decidiram continuar com a turnê. “Eu acho que a nossa decisão foi bastante acertada, porque as pessoas queriam muito esse disco”, continuou Emicida, que ainda afirmou: “Essa pausa fez a gente olhar de outra maneira para tudo. Quando a gente voltou, a gente viu que o show era muito especial. O show da forma como ele foi montado, ele era muito espiritual, ele era um momento de acalanto mesmo e que seria bonito dividir isso com mais pessoas”.

Elo com Salvador

Emicida contou ainda que tem algumas coisas novas que vão ser incluídas no repertório dessa nova turnê. Além disso, a estrutura vai ser diferente. “A gente vai conseguir ir a lugares que pedem muito o espetáculo do AmarElo, um espetáculo do Emicida, mas não conseguimos levar porque é muito caro fazer isso”, esclareceu.

“Por exemplo, na região Norte, a gente se sente muito distante de lá. Sentimos muita falta de ir tocar lá mais vezes. A gente não fez, por exemplo, Manaus, na região Oeste, no Centro-Oeste a gente não fez Goiânia. São cidades que são muito especiais para mim, porque quando a gente era pequenininho elas acolheram a gente. Eu gostaria muito de poder levar esse espetáculo na proporção que ele tem”, disse o artista.

É uma conquista nossa enquanto empresa, uma conquista enquanto artista, mas também uma conquista do gênero mesmo, da música rap.

Emicida - rapper

Durante o anúncio da nova turnê, Emicida revelou, ao ser questionado pelo Portal A TARDE, que Salvador não poderia dicar de fora da lista de cidades escolhidas para receber o espetáculo. Ele relembrou a sua última vinda, em novembro do ano passado, e enalteceu a capital baiana.

“Claro! Você acha que a gente vai fazer alguma coisa que não passe pro Salvador? Com certeza a gente vai passar por Salvador. A última vez que a gente foi lá foi incrível. A gente foi no Afropunk. Foi bonito demais, foi a primeira vez que eu consegui acertar o Pixinguinha na flauta. Depois nunca mais acertei”, brincou.

Datas e ingressos

O pré-venda exclusiva para clientes com cartão Elo começará na quarta-feira, 31, às 10h, e seguirá até quinta-feira, 1º, no site da Ticketmaster. As vendas físicas começam às 12h. Na pré-venda, será possível parcelar a compra dos ingressos em até cinco vezes.

O público geral poderá comprar ingressos para a nova turnê na sexta-feira, 2. Confira as datas:

09 de março: Belo Horizonte

06 de abril: Porto Alegre

12 de abril: Brasília

13 de abril: Goiânia

16 de abril: Recife

11 de maio: Salvador

18 de maio: Rio de Janeiro

25 de maio: São Paulo

21 de junho: Florianópolis

22 de junho: Curitiba

28 de junho: Manaus

30 de junho: Belém

Imagem ilustrativa da imagem Emicida anuncia turnê final de “AmarElo" e show em Salvador
| Foto: Reprodução | YouTube

Assista ao anúncio:

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

AmarElo AmarElo - a Última Gira Emicida turnê

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Anúncio foi transmitido em live no canal oficial de Emicida no YouTube
Play

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

Anúncio foi transmitido em live no canal oficial de Emicida no YouTube
Play

Forfun traz viagem no tempo e homenagens em show na Concha Acústica

Anúncio foi transmitido em live no canal oficial de Emicida no YouTube
Play

Dudu Nobre lamenta morte do compositor baiano Dito Machado

Anúncio foi transmitido em live no canal oficial de Emicida no YouTube
Play

Jack Black cancela turnê após alfinetar Trump

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA