Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
28/12/2021 às 7:15 - há XX semanas | Autor: Eugênio Afonso

ILUMINA BAHIA

Festival une músicos internacionais a jovens do Neojiba

Evento começa nesta terça-feira, 28, e segue até a 7 de janeiro de 2022, em vários locais de Salvador

Com o objetivo de promover o intercâmbio de jovens músicos da América do Sul com artistas internacionais consagrados, a partir desta terça-feira, 28, e até o próximo dia 7 de janeiro, Salvador sedia o Festival Ilumina Bahia. Esta já é a sétima edição do encontro e a primeira vez que o projeto desembarca no Nordeste brasileiro.

O festival une obras de grandes compositores europeus, como Bach, Brahms e Mozart à música brasileira, como o afro-samba, e chega a convite do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), programa musical criado em 2007 pelo maestro conquistense Ricardo Castro.

De acordo com a violista norte-americana e fundadora do Ilumina, Jennifer Stumm, o festival é o único evento do gênero que reúne solistas internacionais do mais alto nível, e que também busca jovens que possam crescer e se tornar a próxima geração de líderes.

“Nosso objetivo é garantir que os jovens possam chegar onde seu talento merece. Também existimos para criar performances criativamente empolgantes e novas, e mostrar que fazer música com valores sociais pode trazer o melhor para o nosso público”, conta Stumm.

A abertura acontece nesta terça, às 19h, no Parque do Queimado, com uma apresentação do diretor-geral do Neojiba, Ricardo Castro (piano), e David Grimal (violino e regência), criador da orquestra de música clássica europeia Les Dissonances. E o encerramento se dará no dia 7 de janeiro, às 19h, em um concerto no Teatro Castro Alves com todos os integrantes do festival.

Oficinas e concertos

Durante todos os outros dias, estarão acontecendo apresentações pela cidade. Ao todo, 30 jovens músicos brasileiros, sendo 19 do Neojiba e 16 artistas internacionais irão interagir em oficinas e realizar uma série de concertos gratuitos em diversos locais de Salvador, como o Teatro Castro Alves, Pelourinho, Parque do Queimado (Liberdade) e Casa Rosa (Rio Vermelho). A programação completa pode ser conhecida no neojiba.org.

Dentre os artistas que participam do festival, estão a própria Jennifer Stumm, o maestro e pianista Ricardo Castro, a violinista holandesa Liza Ferschtman, o violoncelista alemão Julian Steckel, o violoncelista bielorusso Ivan Karizna e o clarinetista e compositor britânico Mark Simpson.

“Trazer para a Bahia o Ilumina, uma das iniciativas de formação musical mais impactantes da atualidade, é uma oportunidade extraordinária para nossos jovens. Ou seja, o presente vai para a plateia, mas também para quem sobe no palco, como sempre fazemos no Neojiba”, relata Castro.

Talita Felício, 22, que toca contrabaixo acústico no grupo de Ricardo, acredita que o evento será ainda mais especial por estar abrigado em Salvador.

“Nunca participei de um festival como o Ilumina, então estou com a expectativa de ser uma experiência muito enriquecedora no sentido musical e artístico para mim e meus colegas. E também ansiosa para ter o contato próximo com tantos músicos excepcionais”, comenta Felício.

Impacto social

Desde a sua criação, em 2015, na cidade de São Paulo, o Ilumina tem se apresentado nos principais palcos do planeta. Além disso, mais de 60% dos jovens artistas que passam pelo festival têm conseguido ingressar em universidades e conservatórios ao redor do mundo.

Já o Neojiba é um programa mantido pelo governo baiano que tem como meta promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio do ensino e da prática musical.

“Somos 20 integrantes, contando comigo, e estaremos imersos durante 12 dias numa atmosfera digna dos melhores festivais de música do mundo. Estamos acostumados a lidar com os maiores músicos da atualidade, como nossas sete turnês e as academias internacionais podem comprovar. A beleza é termos conseguido trazer tantos solistas desse quilate ao mesmo tempo para Salvador”, enaltece Castro.

Para Stumm, o Neojiba é um dos projetos sociais e musicais mais importantes do mundo. “Ilumina é iluminar o talento e, sem dúvida, há talentos espetaculares no Neojiba. Quero ver jovens músicos baianos nos principais palcos ao redor do mundo. Juntos, estamos trabalhando para que isso aconteça”, finaliza a violista.

Depois da passagem por Salvador, o Ilumina segue para as comunidades rurais do interior de São Paulo. O encerramento do evento acontecerá no dia 16 de janeiro, na capital paulista, com um concerto na Sala São Paulo.


Serviço

O quê: Festival Ilumina Bahia

Quando: 28 de dezembro a 7 de janeiro

Onde: Vários locais de Salvador

Gratuito: neojiba.org

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

Play

Forfun traz viagem no tempo e homenagens em show na Concha Acústica

Play

Dudu Nobre lamenta morte do compositor baiano Dito Machado

Play

Jack Black cancela turnê após alfinetar Trump

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA