Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ANIVERSÁRIO

João Jorge: contribuição do Olodum para música é extraordinária

Grupo completa 43 anos de existência na segunda-feira, 25

Rodrigo Tardio

Por Rodrigo Tardio

22/04/2022 - 10:38 h | Atualizada em 22/04/2022 - 12:04
Presidente João Jorge Rodrigues destaca legado do grupo para o mundo
Presidente João Jorge Rodrigues destaca legado do grupo para o mundo -

Fundado em 25 de abril de 1979, o Olodum completa 43 anos na próxima segunda-feira, 25. O nome do grupo é originado de uma palavra em iorubá e, no ritual religioso do candomblé, significa "Deus dos Deuses" ou "Deus maior", Olodumaré, que não representa um orixá, e sim o Deus criador do universo e dele senhor.

O Olodum teve início no Maciel/Pelourinho durante o carnaval, e conquistou o mundo com os inúmeros programas sociais, que serviram como referência para outras organizações ao redor do mundo.

Tudo sobre Música em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com o presidente do grupo, João Jorge Rodrigues, o Olodum foi reinventado como grupo social e cultural, sem jamais esperar a grande repercussão que foi gerada na música internacional.

"Não tínhamos a ideia do que iria se tornar o Olodum. A contribuição que o grupo deu e dá para a música é de uma riqueza extraordinária. Não só a riqueza musical, como também a riqueza dos pensamentos e ações sociais promovidas por nós, fez com que nós conquistássemos 43 países no mundo. O Olodum está sempre contribuindo com Salvador, com o Pelourinho e com a cultura da nossa cidade, disse ele na manhã desta sexta-feira, 22, durante entrevista ao programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM.

Ainda de acordo com João Jorge, o Olodum "fez a diferença" a partir de 1983, quando começou a promover atividades culturais de caráter sócio-comunitário, dando origem ao Grupo Cultural Olodum, Organização Não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro, com estatuto registrado e reconhecido pelo governo da Bahia como sede de utilidade pública municipal e estadual.

João Jorge adiantou ainda que o tema para o Carnaval 2023 já está definido: 'Tambores, a batida do coração, caminhos da eternidade'.

"É um tema que vai tratar do papel dos percussionistas e do suinge do grupo. Nossa expectativa é que o Carnaval de 2023 seja bonito, elegante e de reinvenção. Temos que pensar o Carnaval como um todo após esse período, não só o Olodum, como todos os grupos".

A ONG Olodum criou também, em 1983, o projeto Rufar dos Tambores, cujo o objetivo era desenvolver iniciativas que promovessem cultura e educação para as crianças e adolescentes da comunidade do Pelourinho. O resultado dessa iniciativa foi a primeira Banda Mirim do Olodum, fundada em 1987.

A Banda Olodum transformou as músicas africanas, o que fez originar novos ritmos como o Ijexá, Samba, Alujá, forró e a diversificação que veio com o Samba-reggae, criado pelo saudoso músico e percussionista Neguinho do Samba.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

43 anos aniversário festa João Jorge Olodum repercussão shows

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente João Jorge Rodrigues destaca legado do grupo para o mundo
Play

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

Presidente João Jorge Rodrigues destaca legado do grupo para o mundo
Play

Forfun traz viagem no tempo e homenagens em show na Concha Acústica

Presidente João Jorge Rodrigues destaca legado do grupo para o mundo
Play

Dudu Nobre lamenta morte do compositor baiano Dito Machado

Presidente João Jorge Rodrigues destaca legado do grupo para o mundo
Play

Jack Black cancela turnê após alfinetar Trump

x