Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MÚSICA

Jota Quest traz o show de hits 'Jota25' para a Concha Acústica

Com a mesma formação desde a criação, mineiros possuem uma “química” única

Por Tamires Silva*

15/04/2023 - 6:45 h
PJ (baixo): “A parte mais marcante é o sentimento de que deu certo”
PJ (baixo): “A parte mais marcante é o sentimento de que deu certo” -

Seis meses de shows com ingressos esgotados. tem sido assim a turnê Jota25 - De volta ao Novo, comemorativa dos 25 anos da Jota Quest. A banda volta para a estrada percorrendo 18 cidades, entre elas Salvador, amanhã, na Concha Acústica, para retomar essa viagem pela trajetória musical do grupo, ativando memórias e emoções dos fãs.

Com a mesma formação desde sua criação em meados dos anos 90, os mineiros PJ, Paulinho, Marco Túlio, Buzelin e Rogério Flausino possuem uma “química” única e representada em cada música.

Para o repertório de Jota25, o quinteto escolheu 25 grandes sucessos que segue embalando a vida de boa parte dos brasileiros nessas últimas duas décadas e meia, como Fácil, Dias Melhores, Na Moral, Amor Maior, Encontrar Alguém e Só Hoje, além de singles recentes como A Voz do Coração, Imprevisível e Te Ver Superar.

Paralelamente à turnê, a banda se prepara para o lançamento de mais um álbum de inéditas, o 10º da carreira, ainda neste primeiro semestre de 2023. “Eu me sinto muito lisonjeado, muito grato, porque quando eu comecei com 14, 15 anos no Jota, eu jamais poderia imaginar – no começo quando se tem uma banda – que vá fazer sucesso e que depois do sucesso, que vai durar tanto tempo. Temos muito a agradecer a Deus e aos fãs. É uma trajetória de quase trinta anos, de muita amizade entre nós cinco, e muito trabalho também” conta o baixista PJ.

“O Jota começou comigo e Paulinho, a gente começou com uma banda chamada Primavera de Praga, mas ela acabou, a gente ficou três anos sem tocar juntos. Mas um dia liguei pra ele um dia e falei 'Vamos voltar a tocar juntos?' A princípio ele não queria, ele estava fazendo estágio de engenharia mecânica e queria focar na engenharia, mas eu insisti e ele topou. 'Então eu chamo a galera e a gente volta a tocar aqui na garagem de casa' disse Paulinho. Aí não sei porque, eu acabei conhecendo o Haroldo do Skank, e perguntei se ele conhecia um guitarrista, ele me indicou Marco Túlio. Aí ficamos quase um ano com Marco Túlio cantando, mas ele disse pra gente arranjar um vocalista e um tecladista, e o resto é história”, conta.

Rogério Flausino compara esses anos todos juntos como um sonho bom que não acaba: “Há 25 anos a gente vive esse lindo sonho acordado. O lance de ter uma banda e sair por aí tocando e cantando, em si, já seria muito incrível, mas a energia que a gente recebe da galera não tem explicação”, comemora Flausino.

“Por isso resolvemos estender a turnê e registrar um destes grandes shows. Será o maior presente de aniversário de nossas vidas, e desde já, agradecemos geral”, diz.

Paixão é fundamental

O grupo fez seu primeiro show como J. Quest, inspirado no clássico desenho animado de Hanna-Barbera, Jonny Quest. Circularam pelos bares e faculdades de Belo Horizonte e chegaram a reunir mais de duas mil pessoas por show. O contrato com a Sony Music veio em seguida do lançamento do primeiro álbum, em 1996. Mas foi somente em 1997 que se apresentaram pela primeira vez na televisão, convidados para o programa Xuxa Hits.

O nome Jota Quest era originalmente o apelido que Tim Maia deu à banda, no entanto como a troca de nome foi necessária pelas ameaças de processo vindas da detentora de direitos do Jonny Quest – e o apelido se tornou o nome oficial. Em 1998, já assinada como Jota Quest, lançou seu segundo álbum, De Volta ao Planeta, que consolidou sua carreira nacionalmente. Com o hit Fácil, a banda garantiu o primeiro disco de platina, por vender mais de 250 mil CDs.

“Acho que a parte mais marcante de fazer parte de uma banda há tanto tempo é esse sentimento de que deu certo, que a gente faz parte da cultura de Minas, do Brasil, com nossas músicas, com um estilo que não é do Brasil, né, a gente toca pop-rock. Mas mesmo assim, com tanta coisa acontecendo e a gente ainda tá aí, o sentimento é que a gente conseguiu fazer tudo certo”, afirma JP.

“A gente tá fazendo essa segunda rodada de shows porque tudo correu bem na primeira parte, então a expectativa é a melhor possível. Salvador é uma cidade muito especial, minha esposa é daí, então tem 23 anos que eu passo as férias em Salvador, em janeiro, fevereiro e no Natal, meu filho nasceu aí, o Gabriel. Então pra mim é super gratificante voltar”, acrescenta.

Para JP, a inspiração para compor pode vir de múltiplas situações: “Pode ser uma situação da vida, o prazer de estar com as pessoas tocando, então sempre digo na hora que você olhar para o horizonte, sempre tem uma música boa aí em algum lugar. Tem que estar bem preparado, bem a fim de fazer, tem que amar, tem que ter paixão, não adianta só talento, tem que ter paixão pra tudo na vida”, ensina.

Lançada em maio de 2022, a canção Te ver Superar, contou com a participação de Dilsinho. Originalmente a ideia era lançar um álbum em 2020, mas devido a pandemia esse planos ficaram para depois. Durante o período, a banda lançou um total de quatro singles, com as músicas Imprevisível e Te Ver Superar ficaram na lista de Top 10 Pop Nacional nas rádios do país. Esses quatro singles fariam parte de um álbum que teria sido lançado em 2022, mas para o novo álbum a banda decidiu recomeçar do zero.

O décimo álbum de estúdio da carreira da banda já conta com 12 faixas e está programado para sair até o fim do primeiro semestre. “A gente agora tá fazendo um novo álbum, depois de seis, sete anos sem um álbum de estúdio, com Rick Bonadio, o produtor do Charlie Brown, NX Zero, e deu super certo, ele deu uma revigorada na banda, e já já sai coisa nova. O single vai sair daqui um mês”, conclui JP.

*Sob a supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
PJ (baixo): “A parte mais marcante é o sentimento de que deu certo”
Play

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

PJ (baixo): “A parte mais marcante é o sentimento de que deu certo”
Play

Forfun traz viagem no tempo e homenagens em show na Concha Acústica

PJ (baixo): “A parte mais marcante é o sentimento de que deu certo”
Play

Dudu Nobre lamenta morte do compositor baiano Dito Machado

PJ (baixo): “A parte mais marcante é o sentimento de que deu certo”
Play

Jack Black cancela turnê após alfinetar Trump

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA